[Fechar]

Contribua com a nossa caixinha de natal !!


Menu

quarta-feira, 29 de maio de 2019

VSCodium open source e sem telemetry/tracking da Microsoft

Se você é um usuário do VS Code e se sente incomodado com a telemetria da Microsot, o VSCodium é uma ótima saída para Debian, Ubuntu e derivados.







VS Code


O Visual Studio Code é um editor de código-fonte desenvolvido pela Microsoft para Windows, Linux e macOS. Ele inclui suporte para depuração, controle Git incorporado, realce de sintaxe, complementação inteligente de código, snippets e refatoração de código. Wikipédia







VSCodium


O VSCode não é um fork do VS Code, ele na verdade é o VS Code da Microsoft compilado sem a telemetria da M$.

Você pode remover a telemetria no Código do VS Code, mas sera que a Microsoft é tão boazinha assim ? Vai saber né :) Por via das dúvidas e para garantir 100% de que a Microsoft não vai te monitorar, você pode compilar o fonte manualmente, ou se tudo pronto, com o código aberto para vc conferir, uma ótima opção é usar o VSCodium.






"Este repositório contém arquivos de compilação para gerar binários de liberação gratuita do VSCode da Microsoft. Quando falamos de "software livre", estamos falando de liberdade, não de preço.

Os downloads da Microsoft do Visual Studio Code são licenciados sob esta licença não-FLOSS e contêm telemetria / rastreamento. De acordo com este comentário de um mantenedor do Visual Studio Code:

Quando nós [Microsoft] construímos o Visual Studio Code, fazemos exatamente isso. Clonamos o repositório vscode, criamos um produto custom.json que possui funcionalidade específica da Microsoft (telemetria, galeria, logotipo, etc.) e, em seguida, produzimos uma compilação que lançamos sob nossa licença.

Quando você clona e constrói a partir do repositório vscode, nenhum desses nós de extremidade é configurado no product.json padrão. Portanto, você gera uma compilação "limpa", sem as personalizações da Microsoft, que são, por padrão, licenciadas sob a licença MIT

Este repo existe para que você não precise fazer o download + build do código-fonte. Os scripts de compilação neste repo clone repo vscode da Microsoft, executar os comandos de compilação e fazer o upload dos binários resultantes para as versões do GitHub. Esses binários são licenciados sob a licença do MIT. A telemetria está desativada.

Se você quiser construir a partir da fonte, vá até o repositório vscode da Microsoft e siga as instruções. Este repo existe para facilitar a obtenção da versão mais recente do VSCode licenciado pelo MIT.

O processo de compilação da Microsoft faz o download de arquivos adicionais. Isso foi criado no Microsoft / vscode # 49159 e no Microsoft / vscode # 45978. Estes são os pacotes baixados durante a compilação:

Extensões do Microsoft Marketplace:
ms-vscode.node-debug2
ms-vscode.node-debug
De liberações de elétrons (usando gulp-atom-electron)
elétron
ffmpeg"








Instalação


Faça o download e instalação da chave do repositório.

wget -qO - https://gitlab.com/paulcarroty/vscodium-deb-rpm-repo/raw/master/pub.gpg | sudo apt-key add -

Adicione o repositório do VSCodium a sua sources.list.

echo 'deb https://gitlab.com/paulcarroty/vscodium-deb-rpm-repo/raw/repos/debs/ vscodium main' | sudo tee --append /etc/apt/sources.list.d/vscodium.list
Atualize a lista de pacotes.

sudo apt update

Instale o VSCodium.

sudo apt install vscodium






Versão atual


Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!














2 comentários:

  1. Respostas
    1. vim, nano tem variashttps://linuxdicasesuporte.blogspot.com/search?q=editor+de+c%C3%B3digo-fonte

      Excluir

Contribua com a nossa caixinha de natal !!