Menu

terça-feira, 7 de maio de 2019

Informação geográfica com Qgis para Debian e derivados

O Qgis é um software indispensável para quem precise visualizar, editar e analisar dados georreferenciados, se é o que procurava confira essa matéria.






Qgis


QGIS é um software livre com código-fonte aberto, multiplataforma de sistema de informação geográfica que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados. Wikipédia






Funcionalidades


Similar a outros softwares GIS, o QGIS permite ao usuário criar mapas com várias camadas usando diferentes projeções de mapa. Mapas podem ser montados em diferentes formatos e para diferentes usos. QGIS permite compor mapas a partir de camadas raster e/ou vetoriais. Típico deste tipo de software, os dados podem ser armazenados como pontos, linhas, ou polígonos. Diferentes tipos de imagens raster são suportadas e o software tem capacidade de georreferenciar imagens.






Funções Avançadas


QGIS provê integração com outros pacotes GIS free/open-source, incluindo PostGIS, GRASS e MapServer para dar ao usuário a capacidade de estender suas funcionalidades. Plugins, escritos em Python ou C++, estendem as capacidades do QGIS. Existem plugins para geocodificar usando a API do Google Geocoding, para realizar geoprocessamento (fTools) similar às ferramentas padrão encontradas no ArcGIS, e para realizar a interface com bases de dados PostgreSQL/PostGIS, SpatiaLite e MySQL.








Instalação


Disponível para Debian 10 e seus derivados.

Para instalar de o comando abaixo no terminal.

sudo apt install qgis grass-gui

Ou instale por sua central de programas, busque por qgis.







Documentação


O Qgis possui uma ótima documentação, confira abaixo.


Documentação Principal

Guia de usuário do QGIS
Tutoriais passo a passo 

Manual de Formação QGIS
Tutoriais da comunidade

Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário