Menu

terça-feira, 28 de maio de 2019

Buscar e instalar pacotes Flatpak com o Discover do KDE Plasma

A central de programas Discover tem uma integração fantástica com o pacotes Flatpak, confira nessa matéria.









Discover


O Discover destina-se a usuários e distribuições em que o terminal não é a solução ideal para a instalação de aplicativos e complementos ou atualizações. Onde queremos algo intuitivo e simples de usar e acima de tudo seguro de usar.

Todos nós já estivemos lá, alguém copiou comandos colados de algum site e de repente eles destruíram toda a sua instalação. Do ponto de vista dos usuários, especialmente um novo usuário ou um usuário casual, isso é desastroso e eles não serão capazes de discernir facilmente onde está a falha: esse site obscuro ou sua distro.

Com o Discover, o foco é capacitá-lo para navegar, testar, instalar aplicativos e atualizar a instalação sem medo de erros ortográficos desastrosos e onde a confiança é dada, não tomada.
Fonte






Flatpak



Flatpak, anteriormente conhecido como xdg-app, é um utilitário para implantação de software, gestão de pacote e virtualização para Linux. Uma aplicação empacotada no formato Flatpak provê um ambiente sandbox onde o usuário pode executar programas em isolamento do resto do sistema, ou seja, onde cada aplicação empacotada possui apenas as bibliotecas necessárias para a execução do programa. Aplicações usando Flatpak necessitam de autorização prévia do usuário para usar o hardware ou acessar arquivos do sistema, semelhante aos aplicativos para o sistema operacional Android.

A ideia de usar contêineres de aplicativos no GNOME foi proposta em 2013 por Lennart Poettering, que publicou um artigo sobre isso em 2014. Desenvolvido como parte do projeto freedesktop.org (anteriormente conhecido como X Desktop Group ou XDG), foi chamado originalmente como xdg-app.

Diferente do Snappy, o Flatpak foi desenvolvido para ser descentralizado, permitindo adicionar diferentes fontes de programas. Uma fonte popular de aplicativos no formato Flatpak é o Flathub. Atualmente, alguns programas populares disponíveis inclui Blender, GIMP, LibreOffice, Pitivi, KDE Applications, Linphone e alguns não oficiais como versões de desenvolvimento do Mozilla Firefox (suporte oficial não planejado), Skype, Spotify.

Tem se tornado popular também na pirataria, pela facilidade de distribuição com todas as dependências, incluindo Wine (necessário para execução de programas para Microsoft Windows no Linux).







Flatpak no Discover



O Discover é a unica central de programas com o recurso de listar os pacotes flatpak.

Para conferir a lista abra o Discover click em Configurações > Flatpak repository ...

Ai está a direita a lista dos pacotes empacotados em Flatpak.






Tá eu sei que é uma dica simples, mas muitos desconhecem e ela é para esses usuários ;)

Mas para que isso funcione você deve adicionar suporte a pacotes flatpak ao seu sistema KDE Plasma.


Para Arch Linux e Manjaro
Não tem suporte.

Para Debian e Ubuntu
sudo apt install plasma-discover-backend-flatpak

Para Fedora
sudo dnf install plasma-discover-flatpak

Para openSUSE
Não tem suporte.

Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!














Nenhum comentário:

Postar um comentário