Menu

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Debian Buster GNU/Linux-Libre

Se você usa o Debian seguindo a sua filosofia e quer mais uma pitada de liberdade confira essa matéria.









Debian Buster GNU/Linux Libre


OBS: Essa matéria não é nenhuma apologia xiita de não uso de pacotes proprietários, é apenas uma opção para os que curtem a liberdade ao extremo.


A filosofia Debian é de não usar pacotes contrib non-free mesmo disponibilizando os pacotes em repositórios para terceiros, por esse motivo o Debian vem apenas com os repositórios main disponíveis.

Ai você pode dizer que é impossível usar o sistema 100% free e bla bla bla, opinião sua.

No ano passado fiz uma serie de matérias mostrando que usar o Debian free não é nada impossível, essa papinho de xiitismo, dinossauro do Linux é só mimimi de modinhas, o próprio Linux-Libre libera o uso de firmware de rede caso precise.

No mais os drivers free atendem plenamente uma gama gigantesca de hardware, os programas 99% são free ou open source.

Confira abaixo a serie de matérias do Debian Free e algumas alternativas free ao proprietário.

Debian free





Nessa matéria irei aproveitar que estamos chegando próximos ao lançamento do Debian 10 Buster e mostrar como o deixar um pouco mais free com o kernel Linux-Libre.





Linux Libre


Linux, o kernel desenvolvido e distribuído por Linus Torvalds, contém Software não-Livre, ou seja, software que não respeita suas liberdades essenciais, e induz você a instalar software não-Livre adicional que ele não contém.

Mesmo depois de supostamente mover todo o firmware para um projeto separado a partir do release 4.14, as chamadas "fontes" publicadas pelo Sr. Torvalds ainda contêm firmware não-Livre disfarçado de código-fonte.








GNU Linux-libre é um projeto para manter e publicar distribuições 100% livres do Linux, adequadas para uso em distribuições livres de sistemas, removendo software incluído sem código fonte, com código-fonte ofuscado ou obscuro, sob licenças de Software Livre, que não permite que você altere o software para que ele faça o que você deseja, e isso induz ou exige que você instale peças adicionais de Software não-Livre.

Nossos lançamentos podem ser facilmente adotados por distribuições 100% livres do GNU / Linux, assim como por seus usuários, por distribuições que querem permitir que seus usuários escolham liberdade, e por usuários daqueles que não o fazem.

Fonte


Instalação


recomendação:


Não tenha firmware proprietária de vídeo instalada, se tiver remova para evitar de o sistema não entrar na interface gráfica.


Repositório


Para adicionar o repositório do linux libre de os comandos abaixo no terminal.

Log como root.

su


Instale o apt-transport-https

apt install apt-transport-https

Adicione o espelho do repositório.


echo "deb http://linux-libre.fsfla.org/pub/linux-libre/freesh freesh main" > /etc/apt/sources.list.d/linux-libre.list


Adicione a chave.

wget --no-check-certificate wget https://linux-libre.fsfla.org/pub/linux-libre/freesh/archive-key.asc
; apt-key add archive-key.asc
Atualize o apt.

apt update

Para instalar a ultima versão disponível de o comando abaixo.


apt install linux-libre linux-libre-headers

OBS: Muito provavelmente a sua placa de rede or cabo sera reconhecida, você pode ter problema com a wifi, nada impede de você instalar o driver proprietário dela, mas ira precisar de uma conexão a cabo para fazer, ou ter a firmware em seu computador para uma instalação offline.




Reinicie o computador e desfrute do seu Debian 10 Buster GNU/Linux-Libre




Pra não falarem que prego o que não faço, sou quase free, uso o sistema sem contrib non-free para tudo, mas esses 3 eu preciso.

VirtualBox aqui para o blog pelos recursos e facilidades.

Placa wifi

Scanner







Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário