Menu

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Debian Buster e Wayland

Recentemente a imprensa marrom do GNU/Linux levantou mais um ponto sensacionalista "A adoção do Debian pelo wayland por padrão no Gnome", irei tentar nessa matéria deixar as coisas claras.








Opinião de usuário Debian


No mundo Debian assim como no GNU/Linux não existe essa de você ser obrigado a usar algo pre definido, isso é coisa de software proprietário e de mentes proprietárias disfarçadas de usuários GNU/Linux.

Existe uma vertente de sites, blogs e youtubers que sobrevivem de monetização, para esses não tem importância alguma o compartilhamento de conhecimento, tudo se resume em "poste poste poste, foda se o que, mas poste poste poste, gere visualizações de pagina e clicks.

A adoção do Wayland como servidor gráfico padrão ainda não é certa, mesmo que fosse ou que venha a ser isso é irrelevante, no software livre.

No Debian temos varias alternativas de instalação do sistema operacional, não é só o next next next, você pode optar facilmente por uma instalação sem metapacotes, configurar o gerenciador de sessão logo apos a instalação do sistema.

Na hipótese de não querer fazer como foi dito acima ou não saber fazer e tendo optado pela instalação padrão, você ainda ira ter que logar no sistema, onde justamente você pode optar pelo servidor x que deseja usar, portanto fazer tempestade em copo d'água com isso é sensacionalismo barato, além de uma clara declaração de que os leitores desses antros são imbecis completos que não são capazes de com dois clicks escolher o servidos gráfico que mais o agrada.

Chega ser ridículo esse sensacionalismo todo, um click na engrenagem e outro em "Gnome sobre Xorg"







Mas vamos supor que você não saiba também escolher o servidor gráfico que deseja usar, algo que é impossível, mas vamos supor que você seja apenas um usuário final que instala um sistema operacional e apenas deseja usar o sistema no seu dia a dia, confira no vídeo se o uso do Xorg ou wayland tem algum efeito catastrófico na sua vida.







O que é incompatível com Wayland



Atualmente a aplicações que alguns usuários usam e que são incompatíveis ao Wayland são.

Synaptic - Gerenciador de pacotes, mas você tem a central de programas totalmente compatível ao Wayland.

Nautilus como root - Se um usuário quer ou precisa navegar no sistema como root, isso não é uma tarefa para o usuário final iniciante e sem conhecimento, mesmo o fazendo no Xorg estará colocando o sistema em risco com essa pratica, o usuário avançado não precisa de app gráfico para essa tarefa.

Gravar o desktop - Essa é uma deficiência que pode impedir que usuários avançados façam tutoriais, mais uma vez algo não relacionado diretamente ao usuário final iniciante.

Drivers proprietários de vídeo - A compatibilidade dos drivers ao Wayland ainda tem algumas deficiências, mas nesse caso você pode facilmente usar o servidor Xorg o escolhendo na tela de login.


Debian Buster and Wayland


Para entender de forma correta o que de fato está ocorrendo e que nada foi definido de forma definitiva ainda, visite o link da comunidade Debian abaixo.



Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!

























Nenhum comentário:

Postar um comentário