Menu

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Resetar o Ubuntu 18.04 e posteriores ao ponto de fabrica.

Com a adoção do Ubuntu pelo Shell 3 no lugar do plugin Unity, vários usuários tem tido problemas nas atualizações de versão do Ubuntu referentes ao ambiente gráfico, outro problema comum é o Shell 3 não carregar apos fazer customizações, se é o seu caso confira essa matéria.






O iniciante no GNU/Linux


Em 98% dos iniciantes em GNU/Linux a primeira coisa que se metem a fazer é customização do ambiente gráfico, parece que ao se interessar pelo sistema operacional pegam o vírus fuçador.

Mas não se preocupe esse vírus quando tratado tem cura, temos poucas mas excelentes clinicas de tratamento para o fuçador, uma ótima noticia para você que foi infectado  é que já se encontra em uma dessa clinicas a "Linux Dicas e Suporte".





Tratamento


Para aplicar a vacina adequada ao seu tratamento, use a indicada para o sintoma que o fuçador provoca.


Sintomas do estágio 1 - Wallpaper sumiu, janelas dos aplicativos faltando itens, não consegue aplicar temas, fontes dos textos estranhas, ambiente gráfico não carrega as barras.

O fuçador comprometeu o coração do Gnome 3, nesse caso aplique a vacina abaixo com o terminal.

dconf reset -f /org/gnome/

Paciente tratado.





Sintomas do estágio 2- O paciente entra em loop ao iniciar a sessão e não acorda o ambiente gráfico.

O fuçador comprometeu o raciocínio do Gnome 3, nesse caso aplique pequeno coquetel abaixo com o terminal.

dconf reset -f /org/gnome/ ; rm -fr  ~/.local/share/gnome-shell/extensions/*

Reinicie o paciente para o coquetel fazer efeito.

systemctl reboot

Paciente pronto para outra.







Sintomas do estágio 3 - Wallpaper sumiu, janelas dos aplicativos faltando itens, não consegue aplicar temas, fontes dos textos estranhas, ambiente gráfico não carrega as barras, o paciente entra em loop ao iniciar a sessão e não acorda o ambiente gráfico.

O fuçador comprometeu o cérebro do Gnome 3, nesse caso aplique o coquetel abaixo.

Encerre a sessão.

loginctl kill-user $USER

Na tela de login tecle Ctrl + Alt + f2

Log com seu nome de usuário e senha.

Agora muito cuidado esse coquetel ira remover por completo todo o comprometimento cerebral causado pelo fuçador, mas se você ministrar ( errar o comando ) de forma errada o paciente pode vir a óbito.

sudo rm -fr ~/.*

Reinicie o paciente para o coquetel fazer efeito.

systemctl reboot

Paciente totalmente tratado.






Sintomas do estágio terminal - Wallpaper sumiu, janelas dos aplicativos faltando itens, não consegue aplicar temas, fontes dos textos estranhas, ambiente gráfico não carrega as barras, o paciente entra em loop ao iniciar a sessão e não acorda o ambiente gráfico, upgrade incompleto causado por PPA e outros pacotes de fora do repositório oficial, o sistema não passa da tela das bolinhas.

Infelizmente nesse estagio todas as tentativas de cura foram em vão e o paciente está em coma sem chances de recuperação, o fuçador venceu essa batalha :(

Salve os dados do paciente e faça uma nova instalação do zero.



Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!














2 comentários:

  1. Dificuldade: Ubuntu 19.04 (instalação recente - menos de uma semana), não consigo ter acesso aos arquivos da área de trabalho (Nautilus inoperante), não consigo ouvir músicas pelo fone de ouvido, os botões de controle de som não funcionam, estou usando outro programa (Nemo) para ter acesso aos arquivos e acabei de descobrir que os vídeos não abrem. Alguém pode dar uma ideia de como resolver isto, de preferẽncia sem precisar formatar o computador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo entenda, aqui não é para se tirar dúvidas, para isso temos as nossas redes sociais. Entre nelas e la faça as suas perguntas ai poderemos te ajudar de forma mais eficiente.

      Excluir

Contribua com a nossa caixinha de natal !!