Menu

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Debian 10 Buster chegando próximo ao lançamento

Nesse momento o próximo lançamento Debian está dependendo da correção de apenas 143 bugs críticos, confira mais detalhes nessa matéria.







Lançamentos Debian


O Debian não tem datas para lançamento de novas versões, teoricamente ele é lançado quando está pronto, ou melhor dizendo quando os bugs críticos são eliminados por completo.

Mas na pratica isso não ocorreu algumas vezes, no ultimo lançamento o Debian 9 Stretch ele saiu com +- 200 bugs críticos.

A atua versão em finalização de correção de bugs é o Debian 10 Buster, atualmente ele tem 143 bugs críticos aguardando correção.







Tempos de lançamento


O que mais se vê em tempos de lançamento do Debian são os sites sensacionalistas, o câncer do mundo GNU/Linux.

Tem pessoas que não sabem apenas noticiar algo, ela tem que de alguma forma chamar a atenção e alguns o fazem com títulos maliciosos, meias verdades e traduções automáticas e o famoso Ctrl + c > v.

Em especial o Debian o que define o lançamento de uma nova versão Stable é justamente a correção dos bugs, atualmente os pacotes já estão congelados e nenhuma nova versão entra no Debian testing.

O lançamento depende obviamente de correção de bugs, portando fazer sensacionalismo com "BUGS no Debian" é no minimo sem noção pois a próxima versão stable e atualmente congelada precisa corrigir os bugs críticos.

Acompanhamento das correções


O único local que você pode acompanhar os bugs existentes e o andamento das correções é no link abaixo.


Release-critical bugs status

O lançamento do Debian Buster está previsto para meados de 2019 ( note que falei previsto e não marcado ). O local mais indicado para que você possa acompanhar as novidades quanto ao lançamento e o próprio lançamento é no link abaixo.


Debian micronews


Eu já posso instalar o Debian Buster ?


Essa pergunta tem sido feita constantemente nos últimos dias, a resposta analisando a atual lista de pacotes com bugs e os bugs reportados é SIM.

Mas cada caso é um caso e alguns bugs críticos podem causar problemas dependendo do seu hardware, aconselho uma conferida nos atuais pacotes afetados por bugs críticos.

Também recomendo conferir a serie de matérias que fiz sobre os ambientes gráficos para o próximo lançamento Debian.

Testes do Debian Buster Live



Opinião pessoal



Quem me conhece sabe que não uso o Debian Stable em produção já tem mais de 10 anos, o que eu gosto é de acompanhar o desenvolvimento do sistema.

Se for para comparar o Buster ao atual Stable o Stretch, eu diria que o Buster está melhor, os pacotes independente das datas do congelamento vem se estabilizando mais rapidamente que os do Stretch e atualmente o que temos é um sistema operacional testing mais estável que qualquer outra distribuição GNU/Linux.






Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!


















6 comentários:

  1. flatpaks por meio do gnome-software não estava funcionando aqui no meu o que será???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos matéria especifica para isso, por gentileza use a pesquisa do blog, vai descobrir que a solução para vários problemas podem ser encontradas ali.

      Excluir
  2. eu uso debian stable aqui funciou normalmente com a central de progamas do gnome mas no testing não, fica lá "instalando" mais não sai do 0% estranhamente o ano passado funcionava :( se puder mandar o link da matéria vou agradecer se não vou continuar usando o stable com os repositorio backports msm valeu aí

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Paga ai mano linuxdicasesuporte.blogspot.com/2018/10/debian-desktop-artwork-buster_1.html

      Excluir

Contribua com a nossa caixinha de natal !!