Lançado o ambiente gráfico GNOME 47, “Denver”

 Este lançamento, apelidado de “Denver”, homenageia os incríveis esforços dos organizadores do GUADEC 2024. E conta com varias melhorias em aplicativos e desempenho.

Lançado o ambiente gráfico GNOME 47, “Denver”

 


O lançamento foi feito em  18 de Setembro de 2024.

"O projeto GNOME está entusiasmado em revelar o GNOME 47, o mais novo lançamento que reflete seis meses de esforço dedicado de nossa comunidade. Um grande obrigado a todos os colaboradores que tornaram isso possível!
Este lançamento, apelidado de “Denver”, homenageia os incríveis esforços dos organizadores do GUADEC 2024. Junte-se a nós enquanto nos aprofundamos nas novas e empolgantes características do GNOME 47."


Accent Colors

Esta nova opção permite a personalização da cor de destaque azul existente que é usada em todas as interfaces do GNOME, com uma variedade de cores de acento alternativo  para escolher. 


Melhorias do sistema


O GNOME 47 vem com um conjunto de melhorias significativas no sistema.


  • Suporte de tela pequeno aprimorado
  • Encodificação de hardware de Screencast
  • Renderização mais rápida e precisa
  • Sessões de área de trabalho remotas persistentes
  • Novo estilo das Janelas de diálogo
  • Configurações do sistema

Outras mudanças


O GNOME 47 também vem com muitas outras melhorias menores.

O analisador de uso de disco tem uma interface atualizada para o GNOME 47. O visual atualizado inclui uma lista de arquivos modernizado, ícones atualizados e uma nova barra de localização.
Os cursores de espera foram atualizados para se ajustar ao novo widgetry do spinner na plataforma.
Mapas usam blocos vetoriais por padrão agora.
As recomendações de aplicativos foram atualizadas em Software, facilitando a descoberta dos melhores e mais recentes aplicativos para instalar
O Maps também apresenta roteamento de transporte público em locais selecionados. Em vez de depender de serviços comerciais, o Maps aproveita um serviço de roteamento de transporte administrado pela comunidade.

Esta versão também inclui uma série de mudanças técnicas que são experimentais ou serão a base de outros trabalhos no futuro:

  • O GNOME 47 inclui um recurso de dimensionamento de tela fracionária aprimorado, que oferece melhor suporte para aplicativos X11 legados. Esta característica ainda é considerada experimental e deve ser usada apenas para testes. Para ativá-lo, você pode executar o seguinte a partir da linha de comando: gsettings set org.gnome.mutter experimental-features '["scale-monitor-framebuffer", "xwayland-native-scaling"]'
  • A versão mais recente do GNOME apresenta a capacidade de jogar jogos que usam fones de ouvido de Realidade Virtual (VR), enquanto usa sessões de desktop Wayland.
  • As bases para o compartilhamento de tela acelerado confiável e de hardware necessário para o driver NVIDIA proprietário foram adicionadas no GNOME 47, abrindo a porta para aplicativos para melhorar o compartilhamento de tela e o desempenho da gravação da tela no futuro.

Fonte

Como tem ocorrido nos últimos lançamentos do Gnome, só tenho me surpreendido com a qualidade, polidez e performance do ambiente gráfico , na boa, só não passo a usar Gnome porque amo o XFCE :)


Nautilus recebeu aprimoramentos e polimentos se tornando bem agradável a utilização.


A loja de aplicativos na minha opinião está alcançando a perfeição, super leve, funcional e agradável de mais a interface.

Diálogos de busca imagens notei que está mais rápido a busca e abertura das miniaturas.


Download

Aconselho fortemente que não utilizem métodos fora do repositório oficial da sua Distro para instalar o Gnome 47, aguarde a chegada nos repositórios oficiais.

Mas você pode testar em live ou instalar em uma maquina virtual o Fedora 41 Beta fazendo o download aqui.

Eu particularmente gosto de testar no Virtual Box.


Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais