Menu

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Debian diversidade

O projeto Debian não é universal apenas pelo lado técnico de suas arquiteturas, mas também por respeitar gênero e minorias sexuais dentro do projeto. Nessa matéria irei mostrar um pouco do Team Diversity.






Declaração de diversidade


O projeto Debian dá as boas vindas e encoraja a participação de todas as pessoas.

Não importa como você se identifique ou como os outros te percebam: nós te damos as boas vindas. Nós damos as boas vindas às contribuições de todas as pessoas, contanto que elas interajam construtivamente com a nossa comunidade.

Embora grande parte do trabalho para nosso projeto seja de natureza técnica, nós valorizamos e encorajamos contribuições de pessoas com experiência em outras áreas, e lhes damos as boas vindas em nossa comunidade.

Fonte


Team Diversity


O time diversidade tem como foco ter no Debian um ambiente acolhedor para todos, aumentar a visibilidade das questões LGBTIQA dentro da comunidade.

O objetivo não é concorrer com o Debian antiassédio , mas de complementá-la na criação de mudanças e não apenas em incidentes isolados.

A criação do time diversidade se deu após Rhonda D'Vine ser estimulado na DebConf16 para a criação de um grupo LGBTIQA dentro do Debian.

Integrantes:

  • Enrico Zini (IRC nick enrico)
  • Lesley Mitchell (IRC nick dkscully)
  • Rhonda D'Vine (IRC nick Rhonda)

Pacotes mantidos por :

Enrico Zini







Rhonda D'Vine 








Lesley Mitchell 


Sociólogo

"Em 2016, como parte de um mestrado em Sociologia e Métodos de Pesquisa, fiz uma pesquisa qualitativa entrevistando mulheres envolvidas no Debian, com o objetivo de investigar como elas sentiam que seu gênero impactava em suas experiências do projeto no dia a dia. "


EXPLORING THE IMPACT OF GENDER ON ‘ONLINE’ AND ‘IN PERSON’ LIVED EXPERIENCES OF WOMEN IN GEEK COMMUNITIES


Lesley na Debconf17.




Researching Debian: The effects of gender on the lived experiences of develop .. #DebConf #DebConf17







Recomendo a leitura do COC para entender a importância de se defender a diversidade e o respeito entre as pessoas.

Linux COC ( Código de conduta )


Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!






5 comentários:

  1. que legal!!!! não sabia dessa iniciativa, o Debian é demais!!!!

    ResponderExcluir
  2. Perdão, mas não vejo tanta necessidade. Minha opinião é que software livre já incorpora a ideia de diversidade, afinal o código é livre e qualquer um pode colaborar. Fora isso, concordo com o Torvalds, o que vale é a qualidade técnica, seja lá quem for a pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o Torvalds de fato tivesse esse pensamento não seria afastado antes do COC Linux, se não fosse afastado seria banido do próprio projeto.

      Excluir
    2. Lobo, pelo que sei o Torvalds não foi afastado, mas ele próprio resolveu dar uma pausa.

      Excluir
    3. Oficialmente sim, mas ele se afastou dias antes do COC entrar em vigor, muitos ativistas entenderam isso como uma forma de baixar a poeira em torno dele. Foi esperto, depois que a poeira baixou ele volta santo santo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir