Confira algumas dicas para realizar um upgrade do sistema prevenindo problemas no Linux Mint 20.3 para o 21 e se vale a pena o upgrade ou uma instalação do zero.
Atualizar Linux Mint 20.3 para o 21
Uma atualização de versão de um sistema operacional bem sucedida depende de um sistema integro.
Os sistemas Linux tem o problema das dependências que no caso de instalação de programas de terceiros pode se tornar um problema gravíssimo, muitos empacotadores de programas tem o péssimo habito de criar gambiarras em seus pacotes adicionando dependências a eles e essas substituem as do sistema. Mas grave ainda quando se utiliza repositórios como PPA, nesses o inferno é o limite, portanto se você tem o habito de:
- Instalar .deb
- Usar PPA
- Rodar script sem ter a menor ideia do que fazem
As chances de quebrar o sistema em uma atualização de versão são grandes e a culpa é totalmente sua por viver iludido achando que Linux é a perfeição e você pode tudo nele, pode não e além de comprometer a estabilidade do sistema você cria falhas gravíssimas de segurança, vai nessa modinha que Linux é seguro tendo esses hábitos.
Se você é desse tipo de usuário aconselho fortemente se educar e começar a trocar o uso de pacotes desse tipo por Flatpak, Snap ou appimage que não alteram o sistema operacional e são totalmente inofensivos em um upgrade do sistema.
Atualizar o sistema
Sempre antes de uma atualização de versão do sistema você deve fazer backup dos seus dados pessoais e atualizar o sistema para ter os pacotes em versões mais próximas a da nova versão do sistema.
Atualize a lista de pacotes com o comando.
sudo apt update
Aualize o sistema operacional.
sudo apt full-upgrade
Ou use o gerenciador de atualizações.
Reinicie o computador para garantir que todos os novos pacotes sejam carregados.
sudo reboot
Atualizar versão do sistema
Abra o APP "Gerenciador de atualizações" Editar > Atualizar para "Linux Mint 20.3 Una".
Aguarde o final e reinicie o sistema.
Sistema atualizado para a versão 20.3.
Para realizar a atualização de versão do sistema do Linux Mint 20.3 para o 21 instale o mintupgrade.
sudo apt install mintupgrade
Verifique a atualização disponivel.
sudo mintupgrade
Ai está.
Click em OK e aguarde ...
No caso de desejar fazer um backup do sistema click em "Corrigir", do contrario vá no menu > Preferências e desmarque "Copia recente do Timeshift", retorne e click em "Verificar novamente".
Corrija os problemas com pacotes de terceiros.
Basta clicar em OK.
Aguarde ...
Ao final click em OK e continue aguardando ...
Enquanto aguardamos vamos falar a verdade, dizer que GUI facilita a vida e bla bla bla, todo esse trabalho em um sistema para iniciantes, enquanto isso no pseudo avançado Arch Linux um simples, resolve tudo.
sudo pacman -Syu
Mint deve repensar o seu esquema de atualização do sistema e facilitar a vida dos seus usuários em um upgrade decente, simplificado e principalmente rápido, iniciei por volta da 9:50 e mais de 12:00 e não terminou.
Click em "Corrigir" para remoção dos pacotes desnecessários.
Ao final de quase 3 horas upgrade finalizado.
Tudo OK.
Uma instalação do zero seria bem mais rápida, basta que você tenha a home em uma partição diferente da raiz.
Uso LinuxMint desde 2009... Comecei com LM-9-Gloria... E acho mais rápido, fácil e seguro fazer instalação limpa a partir de um pendrive... Para isso tenho uma partição separada p/ meus arquivos além de backup num hd externo
ResponderExcluir