A distribuição de pacotes Debian GNU/Linux está completando 29 anos de vida.
Debian 29 anos
Debian foi lançado em 16 de agosto de 1993 com a publicação de seu manifesto um contrato social.
O Debian permanecerá 100% livre
Disponibilizamos as definições que usamos para determinar se um software é livre no documento intitulado Definição Debian de Software Livre (DFSG). Prometemos que o sistema Debian e todos seus componentes serão livres de acordo com essas definições. Iremos fornecer suporte às pessoas que desenvolvem ou usam software livre e não livre no Debian. Nunca faremos o sistema depender de um componente não livre.
Iremos retribuir à comunidade software livre
Quando escrevermos novos componentes do sistema Debian, nós o licenciaremos de um modo consistente com a Definição Debian de Software Livre. Iremos fazer o melhor sistema que pudermos, de modo que o software livre seja amplamente distribuído e utilizado. Iremos comunicar aos(às) autores(as) originais (upstream) dos componentes usados em nosso sistema coisas como correções de bugs, aperfeiçoamentos e solicitações de usuários(as).
Não esconderemos problemas
Iremos manter nosso banco de dados de relatório de bugs aberto para a visualização pública todo o tempo. Os relatórios que as pessoas preenchem online ficarão visíveis imediatamente para todos as outras pessoas.
Nossas prioridades são nossos(as) usuários(as) e o software livre
Nos guiaremos pelas necessidades de nossos(as) usuários(as) e da comunidade software livre. Colocaremos seus interesses em primeiro lugar nas nossas prioridades. Iremos fornecer suporte às necessidades de nossos(as) usuários(as) para que o sistema funcione em diversos tipos de ambientes computacionais. Não faremos objeção a softwares não livres destinados a rodar em sistemas Debian, nem tentaremos cobrar taxa alguma às pessoas que criarem ou utilizarem estes softwares. Permitiremos que outras pessoas criem distribuições contendo o sistema Debian e outros softwares, sem cobrar taxa alguma. Para atender a estes objetivos, disponibilizaremos um sistema integrado, com materiais de alta qualidade, e sem restrições legais que possam impedir tais usos do mesmo.
Programas que não atendem nossos padrões de software livre
Reconhecemos que alguns de nossos(as) usuários(as) precisam usar softwares que não atendem à Definição Debian de Software Livre. Criamos as áreas contrib e non-free em nossos repositórios para estes softwares. Os pacotes contidos nessas áreas não são parte do sistema Debian, embora tenham sido configurados para funcionar no Debian. Iincentivamos os fornecedores de CDs a ler as licenças dos pacotes armazenados nessas áreas, a fim de determinar se podem distribuí-los em seus CDs. Portanto, embora softwares não livres não sejam parte do Debian, oferecemos suporte à sua utilização e disponibilizamos infraestrutura para pacotes não livres (como nosso sistema de controle de bugs e listas de discussão).
Afinal de contas, O QUE é o Debian?
O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O sistema operacional que criamos é chamado Debian.
Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.
Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux ou o kernel FreeBSD. O Linux é um software criado inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores(as) espalhados(as) por todo o mundo. O FreeBSD é um sistema operacional que inclui um kernel e outros softwares.
No entanto, existe um esforço para fornecer o Debian para outros kernels, principalmente para o Hurd. O Hurd é um conjunto de servidores que rodam em cima de um microkernel (como o Mach) a fim de implementar diferentes funcionalidades. O Hurd é um software livre produzido pelo projeto GNU.
Uma grande parte das ferramentas básicas que formam o sistema operacional origina-se do projeto GNU; daí os nomes: GNU/Linux, GNU/kFreeBSD e GNU/Hurd. Essas ferramentas também são livres.
Claro, o que as pessoas querem são os aplicativos: programas para ajudá-las a realizar suas tarefas, desde a edição de documentos até a administração de negócios, passando por jogos e desenvolvimento de mais softwares. O Debian vem com mais de 59000 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina), um gerenciador de pacotes (APT) e outros utilitários que tornam possível gerenciar milhares de pacotes em milhares de computadores de maneira tão fácil quanto instalar um único aplicativo. Todos são livres.
Funciona como uma torre: na base está o kernel. Sobre ele estão todas as ferramentas básicas. Acima delas estão todos os outros softwares que você executa em seu computador. No topo da torre está o Debian — cuidadosamente organizando e ajustando o restante de modo que tudo funcione em conjunto.
Fonte
Vários eventos em comemoração aos 29 anos do Debian estão marcados, confira aqui a festa mais próxima de você a faça parte.
Comentários
Postar um comentário
olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!