Debian Day 2022 - Não quebre o Debian


Respeite o seu Debian e aprenda ler a documentação para não quebrar o seu sistema operacional.

Debian Day 2022 - Não quebre o Debian


Essa matéria é uma tradução de uma documentação Debian, ela é especialmente destinada aos novos usuário Debian Stable iniciantes no mundo GNU/Linux

Em primeiro lugar se você costuma seguir os ditos modinhas ( oportunistas do Ctrl +c > v de sites gringos e fazedores de review de remasterizações e que nunca você os vê ajudando nos fóruns ), apague tudo absolutamente todas as asneiras que eles plantaram na sua mente, caso não consiga, reescreva por cima lendo atentamente essa matéria

Fonte


 

 

O Debian é um sistema robusto e confiável, mas ainda é muito fácil para novos usuários quebrarem os seus sistemas, não fazendo as coisas da maneira Debian. Esta página lista erros comuns cometidos por novos usuários. Algumas das coisas listadas aqui podem ser feitas com segurança, mas somente se você tiver experiência suficiente para saber como consertar seu sistema quando as coisas derem errado.

O tema geral do conselho aqui é que as consequências nem sempre são imediatas e podem impossibilitar futuras atualizações sem uma reinstalação completa. Se a atualização sem uma reinstalação completa for importante para você, tome cuidado para não cometer os erros descritos abaixo.

Uma das principais vantagens do Debian é seu repositório central, com milhares de pacotes de software aberto. Se você está vindo para o Debian a partir de outro sistema operacional, pode estar acostumado a instalar o software encontrado em sites aleatórios. No Debian, instalar software de sites aleatórios é um mau hábito. É sempre melhor usar o software dos repositórios oficiais do Debian, se possível. Sabe-se que os pacotes nos repositórios Debian funcionam bem e são instalados corretamente. Somente o uso de software dos repositórios Debian também é muito mais seguro do que instalar em sites aleatórios, que podem agregar malware e outros riscos à segurança.

Não faça um FrankenDebian

O Debian Stable não deve ser combinado com outros lançamentos. Se você está tentando instalar um software que não está disponível no lançamento atual do Debian Stable, não é uma boa ideia adicionar repositórios para outros lançamentos do Debian. Os problemas podem não ocorrer imediatamente, mas na próxima vez que você instalar atualizações.

A razão pela qual as coisas podem quebrar é porque o software empacotado para uma versão Debian foi desenvolvido para ser compatível com o restante do software dessa versão. Por exemplo, a instalação de pacotes do bullseye em um sistema buster também pode instalar versões mais recentes das bibliotecas principais, incluindo libc6. Isso resulta em um sistema que não está sendo testado ou estável, mas uma mistura quebrada dos dois.

Repositórios que podem criar um FrankenDebian se usado com o Debian Stable:

Versão de teste do Debian (bullseye)

Lançamento instável do Debian (também conhecido como sid)

Ubuntu, Mint ou outros repositórios derivados não são compatíveis com o Debian!

PPAs do Ubuntu


Não use scripts de instalação do fabricante da GPU


O Debian inclui drivers de código aberto gratuitos que suportam a maioria das placas de vídeo. Os drivers Free fornecem a melhor integração com o resto do sistema Debian e funcionam muito bem para a maioria dos usuários.

Se você absolutamente precisar dos drivers proprietários de código fechado, não faça o download diretamente do site do fabricante !. A instalação de drivers dessa maneira funciona apenas para o kernel atual e, após a próxima atualização do kernel, os drivers de vídeo não funcionarão até que sejam reinstalados manualmente novamente.

Felizmente, existe uma maneira Debian de instalar drivers proprietários de placas de vídeo usando pacotes no repositório. A instalação dos drivers da maneira Debian garantirá que os drivers continuem funcionando após as atualizações do kernel.

A AtiHowTo possui instruções sobre o uso de drivers de código aberto gratuitos para placas de vídeo ATI / AMD.

O ATIProprietary tem instruções para instalar os drivers de código fechado ATI / AMD da maneira Debian.

O NvidiaGraphicsDrivers tem instruções para instalar os drivers de código fechado da Nvidia da maneira Debian.

Não sofra da síndrome de pacotes novos


A razão pela qual o Debian Stable é tão confiável é porque o software é extensivamente testado e corrigido antes de ser incluído. Isso significa que a versão mais recente do software geralmente não está disponível nos repositórios Stable. Mas isso não significa que o software seja muito antigo para ser útil!

Antes de tentar instalar a versão mais recente de algum software de algum lugar que não seja o repositório Debian Stable, aqui estão algumas coisas a serem lembradas:


O Debian backports correções de segurança e novos recursos, julgando o software comparando o número da versão do pacote Debian com o número da versão upstream não leva isso em consideração.

A versão mais recente do software que você está tentando usar também pode ter novos bugs.
A instalação de software de locais que não sejam repositórios oficiais do Debian não é coberta pela equipe de segurança do Debian.
 

'make install' pode entrar em conflito com os pacotes


É muito fácil compilar software a partir de tarballs de código-fonte baixados do site do software, mas nem sempre é tão fácil removê-lo mais tarde. Geralmente, as instruções que acompanham o código-fonte incluem instruções para usar comandos como ./configure && make && make install.

Ao instalar o software dessa maneira, você não poderá removê-lo com o apt-get ou o Synaptic. O sistema de empacotamento APT pode remover apenas o software que foi instalado pelo sistema de empacotamento APT. Pior ainda, o software instalado dessa maneira às vezes pode entrar em conflito com o software fornecido para o Debian.

O software instalado dessa maneira também não se beneficia das atualizações de segurança da mesma forma que os pacotes Debian. Se você deseja manter seu sistema atualizado sem precisar compilar e reinstalar manualmente a cada atualização, atenha-se aos pacotes Debian.

O script make install pode fazer suposições inválidas sobre onde o binário compilado e seus arquivos associados devem existir no sistema de arquivos e sob qual conjunto de permissões / propriedade ele deve ser executado. O software instalado dessa maneira também pode substituir softwares importantes, vitais para a manutenção de sistemas e pacotes, dificultando o reparo do sistema usando ferramentas padrão da Debian.

Não siga cegamente os maus conselhos


Infelizmente, existem muitos conselhos ruins na Internet. Os tutoriais encontrados em blogs, fóruns e outros sites geralmente incluem instruções que quebram seu sistema de maneiras sutis. Não siga simplesmente o primeiro conselho que encontrar ou o tutorial que parecer mais fácil. Passe algum tempo lendo a documentação e compare a diferença entre os tutoriais.

É melhor reservar um tempo para descobrir a maneira correta de fazer algo primeiro do que gastar ainda mais tempo corrigindo um sistema quebrado mais tarde. Você não deixaria algum estranho aleatório alimentar seu bebê; não execute comandos sem antes entender o que eles fazem.

As postagens de blog e fórum não expiram. Instruções que poderiam ter sido seguras alguns anos atrás talvez não sejam mais seguras de seguir. Em caso de dúvida, continue pesquisando e leia a documentação da sua versão.

Leia os manuais

Muitas vezes, a leitura de um tutorial é suficiente para ter uma ideia geral de como instalar ou usar um aplicativo. Quase todo o software empacotado para o Debian tem pelo menos alguma documentação disponível. Alguns lugares para procurar:

A página inicial da documentação do Debian: https://www.debian.org/doc/

O Manual do Administrador Debian: https://debian-handbook.info/

O comando apropos o ajudará a encontrar páginas de manual.

O comando man para ler as páginas de manual para comandos que você não entende.

Alguns softwares possuem um pacote <doc nome do pacote> separado, contendo documentação.

Todo pacote Debian instalado no seu sistema possui um diretório em / usr /share /doc que geralmente contém um arquivo README.Debian com informações sobre as diferenças da versão upstream do software, além de documentação adicional.
 

Não remova cegamente o software


Às vezes, quando você remove um pacote, o gerenciador de pacotes também precisa remover outros pacotes. Isso ocorre porque os pacotes adicionais dependem do pacote que você está tentando remover.

Se isso acontecer, o gerenciador de pacotes mostrará uma lista de tudo o que será removido e solicitará sua confirmação. Certifique-se de ler esta lista com cuidado! Se você não souber para que servem alguns pacotes a serem removidos, leia as descrições de cada um. Em caso de dúvida, faça mais pesquisas. Alguns recursos que podem ajudá-lo a pesquisar pacotes:


https://www.debian.org/distrib/packages

Comandos apt-cache:
apt-cache show <nome do pacote> para ver informações sobre um pacote

política do apt-cache <nome do pacote> para ver as informações da versão de um pacote

apt-cache depende <nome do pacote> das dependências de um pacote

comandos aptitude:
aptitude why <nome do pacote> para mostrar um motivo incompleto pelo qual um pacote está instalado

aptitude why-not <nome do pacote> para mostrar os motivos pelos quais um pacote não pode ser instalado

Use a opção --simulate com o apt-get (8) e o aptitude, que, como os outros comandos nesta lista, não precisam ser executados como root:

apt-get --simulate remove <nome do pacote>


Leia as descrições dos pacotes antes de instalar


É recomendável ler as descrições dos pacotes antes de instalá-los. Às vezes, o software terá diferentes pacotes disponíveis no repositório Debian, com cada pacote configurado de maneira diferente. Leia as descrições dos pacotes e procure nomes de pacotes semelhantes para garantir que você obtenha o que deseja.

Este ponto pode ser especialmente importante para pacotes que instalam módulos do kernel.

Faça anotações


É fácil esquecer as etapas que você tomou para fazer algo no seu computador, especialmente vários meses depois, quando você está tentando atualizar. Às vezes, quando você tenta várias maneiras diferentes de resolver um problema, é fácil esquecer qual método teve êxito no dia seguinte!

É uma boa ideia fazer anotações sobre o software que você instalou e as alterações na configuração que você fez. Ao editar arquivos de configuração, também é uma boa idéia incluir comentários no arquivo explicando o motivo das alterações e a data em que foram feitas.

Algumas maneiras mais seguras de instalar software não estão disponíveis no Debian Stable


Às vezes, surge a necessidade de instalar um software que não esteja empacotado para o Debian ou uma versão mais recente que o empacotado para o lançamento estável. Abaixo estão algumas maneiras de reduzir os riscos descritos acima.

Pacotes com backport

Versões mais recentes de pacotes podem ser encontradas no arquivo Debian Backports. Esses pacotes não são testados tão extensivamente quanto os pacotes, inclusive em uma versão estável do Debian e devem ser instalados com moderação.

Aqueles que desejam assumir mais riscos e responsabilidades às vezes podem criar seus próprios backports do mais recente software Debian. Embora não sem riscos, o auto-backporting geralmente é mais seguro do que outras abordagens. Quando o auto-backporting falha, isso indica que a instalação manual do software (com make install ou um script de instalação, por exemplo) pode comprometer seu sistema Debian.


SimpleBackportCreation


Instruções alternativas estão disponíveis como um factóide no bot Debian IRC.

Também no IRC, o judd bot fornece o comando checkbackport para fornecer algumas orientações sobre se o backport é possível consultando o UltimateDebianDatabase.

Construindo a partir da fonte


Se você está construindo um software a partir de fontes obtidas de outra forma que não o Debian, é uma boa idéia compilar e executá-lo como um usuário normal, dentro do diretório inicial desse usuário. Se você mantiver dados confidenciais, valiosos ou não substituíveis em seu diretório pessoal, pode ser uma boa ideia criar outra conta de usuário para esse fim.


A automake e outros sistemas de compilação podem instalar software auto-construído em locais fora do padrão. É uma má idéia ser root ou usar "sudo" para instalar software auto-criado em / usr / bin ou em outros locais padrão em que pacotes regulares colocam arquivos. É quase sempre possível instalar no seu diretório pessoal. (Usando ./configure --prefix = ~ / .local ou similar.) Se você entender como editar Makefiles, poderá alterar o makefile de forma a tornar a instalação útil para o seu sistema ou adicionar um prefixo = ~ opção /.local.


Se você deseja disponibilizar o software para todos os usuários, não permita que ele se instale na hierarquia de diretórios / usr, pois apenas os pacotes Debian destinam-se a criar arquivos lá. A instalação de software no / usr / local o tornará disponível para todos os usuários e não interferirá no gerenciador de pacotes. O pacote stow pode ser útil para gerenciar o software instalado em / usr / local.

Usando chroot, contêineres e máquinas virtuais


Outra estratégia para o uso de software não disponível no Debian stable é executar o software em um sistema Debian virtual contido em seu diretório ou arquivo de imagem. Isso permite que o software seja instalado no sistema Debian virtual sem afetar o sistema Debian primário ou host que executa o seu computador.


O Debian inclui uma variedade de ferramentas que fornecem diferentes graus de isolamento do sistema operacional host. Alguns incluem:


Schroot

LXC

Gnome boxes

libvirt e KVM


pacote systemd-container para os comandos systemd-nspawn e machinectl container


Docker, o padrão de fato para gerenciar contêineres com milhares de imagens e aplicativos pré-criados no hub Docker

Flatpak

 
Alguns aplicativos e jogos também estão disponíveis no novo formato de pacote Flatpak. Flatpaks podem ser instalados localmente por usuários não root e não interferem no sistema de pacotes Debian. Os aplicativos Flatpak também podem ser executados em uma sandbox. Um pacote flatpak está disponível para o Debian desde o início. O gnome-software pode atualizar e instalar aplicativos Flatpak com o pacote gnome-software-plugin-flatpak instalado. Para mais informações, consulte a página wiki do FlatpakHowto.

Snap

Outra alternativa é o sistema Snappy, desenvolvido pela Canonical, empresa que fornece suporte ao Ubuntu. Os snaps são essencialmente semelhantes aos Flatpaks, mas atualmente (26/10/2018) o repositório central do snapcraft tem mais aplicativos empacotados que o Flathub.

Considerações


Quem me conhece dos fóruns sabe que praticamente todos os dias eu falo sobre os temas aqui abordados, sempre tem os seguidores dos modinhas tentando a sorte com os tradicionais " Mas o fulano de tal falou que ..." , " Você é um Hater ... ", isso quando não marcam o modinha kkkkkkkkkk mas esses nunca tentam a sorte por saberem que não tenho vocação alguma para agradar ninguém e vou logo pra cima e f... 

Como podem ver o que eu tento ensinar, faço e respiro no GNU/Linux é pura documentação e principalmente responsabilidade e sempre visando não colocar a sua maquina e os seus dados pessoais em risco.

A documentação que deu origem a essa matéria pode ser lida no original no link abaixo.


Comentários

  1. Aqueles que desejam ou precisam usar sempre os pacotes mais novos deveriam optar pelo Debian Testing.. Na minha opinião

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais