Drivers e codecs open source no Ubuntu Linux

Ter drivers atualizados e uma boa lista de codecs no seu sistema operacional Ubuntu é fundamental para melhorar o desempenho e compatibilidade aos mais atuais formatos de áudio e vídeo.


Drivers e multimídia

Nessa matéria iremos complementar o suporte aos driver Mesa e aos codecs de áudio e vídeo com pacotes open source.

O pacote ubuntu-restricted-extras não é open source por conter pacotes de código fechado e totalmente desnecessários ao sistema.

Mesa


O projeto Mesa começou como uma implementação de código aberto da especificação OpenGL. APIs, incluindo OpenGL ES (versões 1, 2, 3), OpenCL, OpenMAX, VDPAU, API VA, XvMC e Vulkan.

Uma variedade de drivers de dispositivos permite que o Mesa seja usado em diversos ambientes, desde a aceleração de software até hardware para GPUs modernas.

O Mesa se une a vários outros projetos de código aberto: o Direct Rendering Infrastructure e o X.org para fornecer suporte ao OpenGL no Linux, FreeBSD e outros sistemas operacionais.

Fonte



Multimídia


Plugins e codecs 


Os plugins e codecs são responsáveis para você ouvir musicas, assistir vídeos no pc e na internet, indispensáveis ara edição de áudio, vídeo.

Abaixo segue a lista dos que iremos instalar nessa matéria.

gstreamer1.0-plugins-base, gstreamer1.0-plugins-good, gstreamer1.0-plugins-ugly, gstreamer1.0-plugins-bad.


GStreamer é uma infra-estrutura de "streaming" de mídia, baseada em grafos de filtros que operam nos dados da mídia. Aplicações usando esta biblioteca podem fazer qualquer coisa desde processamento de som em tempo real até reprodução de vídeos, e apenas praticamente qualquer outra coisa relacionada a mídia. Sua arquitetura baseada em extensões ("plugin") significa que novos tipos de dados ou capacidades de processamento podem ser adicionadas simplesmente pela instalação de novas extensões ("plug-ins").

ffmpeg

FFmpeg é a infraestrutura líder de multimídia, capaz de decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, fazer fluxo, filtrar e reproduzir praticamente tudo que humanos e máquinas criaram. Suporta os formatos antigos mais obscuros até as últimas novidades.

sox

Canivete suíço de processamento de som

Utilitário de linha de comando que converte vários arquivos de som de computador noutros formatos. Também aplica vários efeitos aos arquivos de som durante a conversão. Como bônus, pode tocar e gravar arquivos de som em diversas plataformas estilo unix.
Manipula formatos como Ogg Vorbis, MP3, WAV, AIFF, VOC, SND, AU, GSM e muitos outros. Qualquer formato requer pelo menos libsox-fmt-base. Alguns formatos têm seus próprios pacotes. Por exemplo, libsox-fmt-mp3 suporta a leitura e escrita de MP3.
Suporta as mais comuns arquiteturas de som, como Alsa, Libao, OSS e Pulse (respectivamente fornecidas por libsox-fmt-alsa, libsox-fmt-ao, libsox-fmt-oss e libsox-fmt-pulse). Também suporta extensões LADSPA.

twolame


Codificador MPEG Audio Layer 2 (frontend de linha de comando)

O TwoLAME é um codificador MPEG Audio Layer 2 otimizado. É baseado em tooLAME por Mike Cheng, que por sua vez é baseado no código ISO dist10 e partes do LAME.

Devido a problemas de patentes em torno dos codificadores MPEG Audio Layer 3 (MP3), a capacidade da maioria dos players de áudio MPEG de reproduzir arquivos da camada 2 e a similaridade na sintaxe e na API de linha de comando, o TwoLAME é um bom substituto para o LAME. ou outros codificadores de camada 3.

vorbis-tools


O vorbis-tools contém oggenc (um codificador), ogg123 (uma ferramenta de reprodução), ogginfo (exibe informações ogg), oggdec (decodifica arquivos ogg), vcut (fragmentador de arquivos ogg) e vorbiscomment (editor de comentários ogg).
O ogg123 pode reproduzir fluxos de dados (streams) de áudio Ogg Vorbis e FLAC.

lame


Biblioteca de codificação de MP3 (frontend)

LAME (acrônimo recursivo para "LAME Ain't MP3 Encoder") é um projeto de pesquisa para aprender e melhorar a tecnologia de codificação de MP3. O LAME inclui uma biblioteca de codificação MP3, um aplicativo frontend simples e outras ferramentas para análise de som, além de ferramentas de conveniência.

faad


FAAD2 é o decodificador de áudio ISO AAC mais rápido disponível. O FAAD2 decodifica corretamente todos os arquivos AAC do tipo MPEG-4 e MPEG-2 MAIN, LOW, LTP, LD e ER.

mencoder

Codificador de filmes do MPlayer

O MPlayer reproduz a maioria dos arquivos MPEG, VOB, AVI, Ogg / OGM, VIVO, ASF / WMA / WMV, QT / MOV / MP4, FLI, RM, NuppelVideo, yuv4mpeg, FILM, RoQ, PVA, suportado por muitos nativos, XAnim, RealPlayer e codecs Win32 DLL. Também pode reproduzir filmes VideoCD, SVCD, DVD, 3ivx, RealMedia e DivX.

Instalação

Para instalar o driver e os codecs execute os comandos abaixo no terminal.

Adicione suporte a arquitetura i386 ( 32 bits ) ao seu sistema amd64 ( 64 bits ).

sudo dpkg --add-architecture i386

Atualize a lista de pacotes.

sudo apt update

Instale.

sudo apt install libegl1-mesa libgl1-mesa-dri libgl1-mesa-dri:i386 libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-glx:i386 libglapi-mesa libglapi-mesa:i386 libgles2-mesa mesa-vulkan-drivers mesa-utils inxi gstreamer1.0-plugins-base gstreamer1.0-plugins-good gstreamer1.0-plugins-ugly gstreamer1.0-plugins-bad ffmpeg sox twolame vorbis-tools lame faad mencoder




Comentários

  1. Há quem fique brincando de instalar "sistemas linux", mas é tão fácil configurar uma distribuição GNU/Linux para usá-la no dia a dia somente acompanhando esse blog que até assusta. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais