O Vulkan 1.3.210 é lançado com novidades importantes para as placas de vídeo Nvidia, confira.
Vulkan
Vulkan é uma API de computação e gráficos 3D multiplataforma e de baixo overhead anunciada inicialmente na GDC 2015 pela Khronos Group. A Vulkan API foi inicialmente referida como a "iniciativa OpenGL da nova geração" pela Khronos, mas o uso desses nomes foi descontinuado quando o nome Vulkan foi anunciado.
Wikipédia
Vulkan 1.3.210
Lançado em 29 de Março de 2022 com duas importantes melhorias de extensão do dispositivo.
VK_EXT_graphics_pipeline_library
Essa extensão permite a compilação separada de quatro partes distintas de pipelines gráficos, com a intenção de permitir um carregamento de pipeline mais rápido para aplicativos que reutilizam os mesmos shaders ou estado em vários pipelines. Cada parte pode ser compilada independentemente em uma biblioteca de pipeline gráfico, com uma etapa final de link necessária para criar um pipeline executável que pode ser vinculado a um buffer de comando.
VK_EXT_primitives_generated_query
Esta extensão adiciona suporte para um novo tipo de consulta para corresponder ao GL_PRIMITIVES_GENERATED do OpenGL para oferecer suporte a camadas.
Suporte
A NVIDIA fornece suporte e funcionalidade completos ao Vulkan 1.3 na placa de vídeo NVIDIA GeForce e Quadro com uma das seguintes GPUs baseadas em Ampere, Turing, Volta, Pascal e Maxwell (primeira e segunda geração):
Ampere GPU Architecture
GeForce RTX: GeForce RTX 3090, GeForce RTX 3080 Ti, GeForce RTX 3080, GeForce RTX 3070 Ti, GeForce RTX 3070, GeForce RTX 3060 Ti, GeForce RTX 3060
NVIDIA RTX: NVIDIA RTX A6000, NVIDIA RTX A5000, NVIDIA RTX A4000, NVIDIA RTX A2000
Turing GPU Architecture
GPUs starting with the Turing family expose several Vulkan extensions giving developers access to advanced features like ray tracing, mesh shaders, variable rate shading and texture-space shading.
TITAN: NVIDIA TITAN RTX
GeForce RTX: GeForce RTX 2080 Ti, GeForce RTX 2080 SUPER, GeForce RTX 2080, GeForce RTX 2070 SUPER, GeForce RTX 2070, GeForce RTX 2060 SUPER, GeForce RTX 2060
GeForce GTX: GeForce GTX 1660 Ti, GeForce GTX 1660 SUPER, GeForce GTX 1660, GeForce GTX 1650 SUPER, GeForce GTX 1650 Ti, GeForce GTX 1650, GeForce MX250, GeForce MX230
Quadro: Quadro RTX 8000, Quadro RTX 6000, Quadro RTX 5000, Quadro RTX 4000, Quadro RTX 3000, Quadro T2000, Quadro T1000
Volta GPU Architecture
TITAN: NVIDIA TITAN V
Quadro: Quadro GV100
Pascal GPU Architecture
TITAN: NVIDIA TITAN Xp, NVIDIA TITAN X (Pascal)
GeForce: GeForce GTX 1080 Ti, GeForce GTX 1080, GeForce GTX 1070 Ti, GeForce GTX 1070, GeForce GTX 1060, GeForce GTX 1050 Ti, GeForce GTX 1050, GeForce GT 1030, GeForce MX150,
Quadro: Quadro GP100, Quadro P6000, Quadro P5200, Quadro P5000, Quadro P4200, Quadro P4000, Quadro P3200, Quadro P3000, Quadro P2200, Quadro P2000, Quadro P1000, Quadro P620, Quadro P600, Quadro P520, Quadro P500, Quadro P400
Maxwell 2 GPU Architecture
TITAN: GeForce GTX TITAN X
GeForce: GeForce GTX 980 Ti, GeForce GTX 980, GeForce GTX 980M, GeForce GTX 970, GeForce GTX 970M, GeForce GTX 965M, GeForce GTX 960, GeForce GTX 950,
Quadro: Quadro M6000 24GB, Quadro M6000, Quadro M5500, Quadro M5000, Quadro M5000M, Quadro M4000, Quadro M4000M, Quadro M3000M, Quadro M2200, Quadro M2000
Maxwell 1 GPU Architecture
GeForce: GeForce GTX 960M, GeForce GTX 950M, GeForce 945M, GeForce 940MX, GeForce 930MX, GeForce 920MX, GeForce 940M, GeForce 930M, GeForce GTX 860M, GeForce GTX 850M, GeForce 845M, GeForce 840M, GeForce 830M, GeForce GTX 750 Ti, GeForce GTX 750, GeForce GTX 745, GeForce MX130
Quadro: Quadro M2000M, Quadro M1000M, Quadro M600M, Quadro M500M, Quadro M1200, Quadro M620, Quadro M520, Quadro K2200M, Quadro K620M
Fonte
Comentários
Postar um comentário
olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!