GNU Network Object Model Environment
O projeto GNU Network Object Model Environment ( GNOME ) foi criado em 15 de agosto de 1997 pelos mexicanos Miguel de Icaza e Federico Mena Quintero, como uma resposta ao Windows 95. O projeto KDE já estava em andamento, mas para ser usado ou desenvolvido era necessário instalar o Qt, um conjunto de ferramentas que na época não tinha uma licença livre. Miguel de Icaza descartou a ideia de reimplementar a API do Qt usando software livre porque projetos análogos, como o GNUstep, Wine and LessTif, mostravam um progresso muito lento. Antes da criação do GNOME, Miguel e Federico tinham tentado colaborar com o GNUstep, mas desistiram por considerar sua comunidade desorganizada, e seu código cheio de erros. Continue lendo
Gnome Shell 40
O anúncio do novo visual foi feito em 18 de Dezembro de 2020 .
"GNOME Shell UX para GNOME 40
Se você acompanha este blog, sabe que uma equipe está trabalhando em designs atualizados para a Visão geral das atividades. Esta iniciativa tem sido o assunto de atividades significativas nos últimos meses e agora estamos em um ponto onde podemos compartilhar mais detalhes sobre o que temos feito."
Baseados em pesquisas feitas entre os usuários os desenvolvedores definiram os seguintes pontos.
- Melhor visão geral da organização espacial
- Inicialização útil e estados vazios
- Navegação aprimorada no touchpad
- Navegação e lançamento de aplicativos mais envolventes
Fonte blog da Gnome.
O Gnome 40 ainda está em desenvolvimento atualmente na versão RC, o ciclo de desenvolvimento é o seguinte.
- GNOME 40.alpha - 09 de Janeiro de 2021
- GNOME 40.beta - 13 de Fevereiro de 2021
- GNOME 40.RC - 13 de Março de 2021
- GNOME 40 - 24 de Março de 2021 lançamento final
Como podem ver o lançamento sera dia 24 de março de 2021, muitos se perguntam como está o novo Gnome e se ele consome muitos recursos de hardware.
Quanto ao consumo temos dois cenários, com servidores gráficos Xorg e com Wayland.
Com o Xorg o consumo caiu bastante em relação a versão 3.38 que é na média de 900 MB de memória Ram caiu para a média de 600 MB.
A maior diferença é vista com o servidor gráfico Wayland que nos últimos meses melhorou significadamente, atualmente nem se percebe que está no Wayland ou no Xorg, a não ser pelo baixo consumo de hardware do Wayland na média dos 500 MB de memória Ram.
Como podem ver o meu hardware é modesto e o Gnome 40 roda sem problema algum.
O novo tour do sistema.
O novo sistema na horizontal com a nova dock que está se tornando o pesadelo das distribuições que tem foco no antigo sistema na vertical.
As extensões ao meu ver serão a grande fonte de reclamações, seus desenvolvedores já deveriam estar se empenhando em atualizar para o Gnome 40, mas até o momento poucos se preocuparam.
Atualmente só 5 extensões são compatíveis, e não culpem a Gnome por isso, os desenvolvedores de extensões tiveram tempo de sobra para trabalhar e não fizeram.
Opinião
Todos que me conhecem desses mais de 15 anos nos fóruns Linux sabem da minha implicância e ódio pelo Gnome, e que não fico medindo palavras.
Gnome depois de acabarem com o 2.xx e até o 3.38 era sim uma coisa remendada, bugada, uma desgraça de uso nada intuitivo e lagado.
No Gnome 40 vejo outro ambiente gráfico, leve, intuitivo e super fluido, não diria que arrumaram a "coisa", mas que criaram outro Gnome.
Parabéns aos desenvolvedores do Gnome pelo ótimo trabalho.
Comentários
Postar um comentário
olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!