Richard M Stallman retorna a diretoria da Free Software Foundation (FSF)

Richard M Stallman anunciou em vídeo o seu retorno ao conselho de Diretores da Free Software Foundation, confira.




Richard Stallman 



Richard Stallman é um programador e ativista de software livre. Fundador do Movimento de Software Livre.
Lançou o projeto GNU, escreveu a GNU General Public License (GPL), licença usada por todos os programas do universo Linux com as 4 liberdades.


As quatro liberdades essenciais



Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:


  • A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito (liberdade 0).
  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros (liberdade 2).
  • A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito. 

 


 

 

Free Software Foundation e MIT.



Richard Stallman fundou a Free Software Foundation (FSF) em 1985, permanecendo na presidência até 2019.

Ele também foi o presidente fundador da FSF e permaneceu assim até setembro de 2019, quando foi forçado a renunciar primeiro à universidade do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e depois ao conselho da FSF.


A queda de Richard Stallman



Tudo começos por comentários de Stallman em emails, entenda.


Polêmicas envolvendo Jeffrey Epstein


No dia 12 de setembro de 2019, Selam Jie Gano - aluna do MIT - onde Stallman é um influente pesquisador, publicou um email criticando a postura do ativista, em particular centrando-se em um email enviado para a lista do Laboratório de Ciência Computacional e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL, na sigla original em inglês), no qual Stallman critica o uso do termo agressão ao referir-se ao caso de Marvin Minsky, acusado de ter tido sexo com uma das garotas traficadas por Jeffrey Epstein.

Nesse email, é arguido que o termo "agressão sexual" é demasiadamente "vago", "absolutamente errado" e tende a "facilitar a inflamação da acusação", tendo sido considerada por ele a possibilidade de que Minsky não tivesse, naquele momento, conhecimento do caráter coercitivo da situação.

Nesse mesmo texto, publicado originalmente no Medium e também referenciado pela revista Vice em uma notícia sobre o assunto, foram, a posteriori, divulgados diversos emails e ocasiões onde o proeminente fundador do GNU se manifestou de maneira ordeiramente misógina.

Em meio ao post, é destacada uma nota de Stallman que data de 2006, onde diz:

"Sou cético quanto à afirmação de que pedofilia voluntária agride as crianças. Os argumentos que afirmam que isso causa algum prejuízo parecem estar baseados nos casos onde isso não é voluntário, sendo levados a cabo por pais horrificados pela ideia de que seu pequeno bebê está crescendo"


Fonte


Richard M Stallman retorna a Free Software Foundation (FSF)


O anúncio do retorno foi feito pelo próprio  Richard Stallman em um evento que pode ser assistido aqui.


"Tenho um anúncio a fazer. Agora estou no Conselho de Diretores da Free Software Foundation mais uma vez. Estávamos trabalhando em um vídeo para anunciar isso, mas acabou sendo difícil, não não tenho experiência em fazer esse tipo de coisa, então não foi concluído, mas aqui está o anúncio. Alguns de vocês ficarão felizes com isso, e alguns podem ficar desapontados, mas quem sabe? Em qualquer caso, é assim, e não estou planejando renunciar uma segunda vez. "


https://www.fsf.org/about/staff-and-board/


 

Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais