Faxina no Debian 11 Bullseye GNU Linux

A versão live do Debian utiliza uns metapacotes que eu não consegui ainda entender o porque de uma coleção no mínimo curiosa de APP, confira o que são e como remover sem destruir o sistema.

 

 

 

Debian 11 Bullseye


Essa versão tem previsão de lançamento para meados desse ano, para esse lançamento resolvi quebrar o silencio e deixar de fingir que não vejo e falar.

A impressão que eu tenho com a versão Live é que ela não tem um grupo que se entenda, me parece que cada um faz o que bem entende e a coisa ao meu ver é bem esquisita.


Todos sabemos da aversão que alguns iniciantes tem pelo terminal, mas mesmo assim ele é necessário e todos os ambientes gráficos tem o seu emulador de terminal.

Mas no Debian Live os caras abusam um pouquinho, são 4 + o padrão do ambiente gráfico, portanto temos 5 emuladores de terminal, vai curtir a telinha preta assim no inferno :)




Além do amor por emuladores de terminal tem também uma quedinha por salada de "Japanese input method".

 


 

Em mais de 15 anos ajudando nos fóruns BR nunca conheci ninguém que precisasse desses  "Japanese input method" e 5 emuladores de terminal, nenhuma distribuição instala por padrão esses pacotes, só o Debian. 

Resumindo, se vocẽ não precisa desses pacotes e deseja se livrar deles execute o comando no terminal, não se preocupe um unico terminal é mais que suficiente para vocẽ.


sudo apt remove --purge fcitx* mozc* xiterm+thai* mlterm* xterm* kasumi*


Limpe os resíduos.


sudo apt autoremove


Ai está só um emulador de terminal e um configurador do IBUS, é mais que suficiente para a grande maioria.






Comentários

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais