Mantendo o GNU Linux openSUSE Tumbleweed atualizado

O openSUSE Tumbleweed é a versão rolling release do openSUSE, manter esse tipo de sistema operacional atualizado é a parte mais importante do seu uso, confira como atualizar e não ter problemas.



openSUSE Tumbleweed



A distribuição Tumbleweed é uma versão pura de atualização contínua ("rolling release") do openSUSE, contendo as últimas versões estáveis de todos os programas ao invés de contar com os ciclos rígidos de laçamentos periódicos. O projeto assim o faz em vista dos usuários que desejam os programas estáveis mais recentes. 




O Tumbleweed é baseado no Factory, o código base de desenvolvimento principal do openSUSE. Ele é atualizado sempre que os programas de ponta do Factory tiverem sido integrados, estabilizados e testados. O Tumbleweed contém os aplicativos estáveis mais recentes e vem pronto para um uso diário confiável. A ideia tem sido debatida em listas de discussão por um bom tempo e foi posta em ação por Greg Kroah-Hartman, originalmente como um conjunto adicional de atualizações contínuas que podia ser posto em uma versão regular openSUSE. Em 4 de novembro de 2014 o Tumbleweed de lançamento contínuo e o Factory de lançamento contínuo fundiram-se, restando somente o, atualizado continuamente, Tumbleweed que temos hoje.
 
 
 
 

 Atualizando o sistema


Ao optar por usar um sistema rolling release você deve estar consciente que um sistema que recebe constantemente novas versões de programas em seus repositórios, sera necessário que você execute verificações e instalação de atualizações periodicamente. 

No caso de você não gostar dessa ideia, não use sistema rolling release.

Em primeiro lugar você deve atualizar a lista de pacotes, para isso execute o comando abaixo no terminal.


sudo zypper refresh





Ao executar o comando abaixo o sistema pode atualizar ou pedir medidas diferentes.


sudo zypper update





Nesse exemplo a atualização deve ser feita pelo dup que é similar ao dist-upgrade dos base Debian.
 
 
 sudo zypper dup

Tecle s e Enter




 Aguarde ...





 Ao final reinicie a sessão para que os programas sejam carregados em suas novas versões.
 
 
loginctl kill-user $USER

 
 Tudo atualizado




 
 

Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais