Resolver erro de dependência ao tentar instalar .deb no Debian GNU Linux


Um problema bem comum com o iniciante Debian são os erros de dependência, confira nessa matéria como resolver definitivamente esses problemas.





Dependências

 

As dependências são os programas que um determinado programas precisa para funcionar, portanto com o intuito de que o programa funcione as dependências são listadas no arquivo "control" de cada .deb.

Temos a dependências indispensáveis que são listadas como "Depends".

Note que nesse exemplo uma das dependências é exigido que a versão seja maior ou igual a apontada.

libstdc++6 (>= 4.8)

Quando essa exigência de versão é feita você pode ter 3 opções:

 

  • Instalar normalmente o programa assumindo os riscos.
  • Forçar a instalação manualmente da dependência e correr o risco de quebrar o seu sistema.

  • Não instalar a dependência e nem o programa preservando a integridade e segurança do seu sistema operacional.


Depends: x11-common, libasound2, curl | wget, gstreamer1.0-libav, gstreamer1.0-plugins-ugly, libxss1, libatk1.0-0, libgtk-3-0, libcairo2, libgconf-2-4, libstdc++6 (>= 4.8), fonts-dejavu | ttf-dejavu, fonts-opensymbol, fonts-liberation, fonts-crosextra-carlito, xdg-utils


Recommends: ttf-mscorefonts-installer, fonts-takao-gothic



No exemplo da imagem os desenvolvedores do software utilizam dependências facilmente satisfeitas no Debian e suas derivações, portanto o problema nesse caso é apenas o de confiar em seus desenvolvedores.


Desenvolvimento


O desenvolvimento do Debian Stable leva em média dois anos, durante esse período todos os programas e suas dependências são exaustivamente verificadas e testadas de forma automática por robôs e pelos mantenedores dos pacotes, por fim as versões do programas são congeladas para que nada e ninguém introduza alterações no sistema e quebrem a sua estabilidade.

Isso é feito para que no final você tenha um sistema operacional confiável, funcional e estável.

O mesmo se aplica a todas as distribuições, no mundo Linux os sistemas operacionais ( distribuições ) distribuem uma média de 50000 programas em harmonia, todos tem as suas respectivas dependências testadas exaustivamente para o seu conforto. 

  

Erros de dependências

 

Não existe a possibilidade de erros de dependências instalando programas do repositório oficial do Debian, afinal dois anos da maior comunidade de empacotamento de software estão investidos no sistema que você está usando. 

Mas e os erros no meu terminal ?


Esse é bem fácil de identificar, é VOCÊ.

 

Você acha que as coisas devem ser como as vozes da sua cabeça falam.

Você acha que no Linux pode ser feito o que fazia no Windows baixando tudo que é programa e instalando, depois sai feito um abobado teclando "Ruindows".

Você inocente puro e besta acredita em barbudinhos sorridentes que te mandam usar programas de fora do seu repositório, afinal no Linux você é livre, que bonitinho.

Você se nega a aprender o mínimo para usar Linux, estudar o Guia Foca iniciante.

Você acha que Debian e Ubuntu são a mesma coisa, ignorando que Ubuntu altera pacotes Debian e são esses pacotes alterados que causam os erros de dependências de .deb para Ubuntu quando você tenta os enfiar no Debian.

Você culpa o sistema operacional pela sua ignorância.

Você é o problema, se eduque ou elimine o problema.


Não fique triste ou putinho por eu dizer tantas vezes que você é o problema, a solução se chama conhecimento, bons estudos. E você pare de quebrar o Debian.



Não quebre o Debian





Comentários

  1. Ótimos conselhos, Ricardo! É isso aí, quem quebra o Debian é o usuário, digo por experiência própria. O segredo para não quebrar o sistema é usar apenas os softwares que estão disponíveis nos repositórios oficiais. Quando quero usar algum programa mais atualizado ou que não esteja nos repositórios do Debian, instalo via flatpak. Valeu pelas dicas, irmão! :)

    ResponderExcluir
  2. não ajudou em nada, nem a entender o problema nem a resolve-lo. Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente não fazer besteiras no Debian, ele não é para brincar. Para brincar e fazer besteiras tem Mint e Ubuntu, ou fique no Windows.

      Excluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais