Menu

domingo, 30 de setembro de 2018

openSUSE Leap

A versão Leap do openSUSE é a sua versão Stable com ciclo de vida de 18 meses. Essa é a versão indicada para produção e para o usuário final iniciante em GNU/Linux.









openSUSE


openSUSE é um sistema operacional baseado no núcleo Linux, desenvolvido pela comunidade openSUSE de forma gratuita.







Após adquirir o SUSE Linux em janeiro de 2004, a Novell, uma empresa norte-americana que na década de 1980 ficou famosa por seu sistema operacional de rede (Netware), após o sucesso lançou o SUSE Linux Professional como um projeto 100% código livre, envolvendo a comunidade no processo de desenvolvimento.

A versão inicial foi uma versão de teste do SUSE Linux 10.0. A sua versão estável corrente é o openSUSE Leap 15.0.

O openSUSE é dirigido pela comunidade openSUSE Project e patrocinada pela Novell, para desenvolver e manter os componentes do SUSE Linux distribuições.

Depois da aquisição do SUSE Linux, a Novell decidiu fazer da comunidade uma importante parte do processo de desenvolvimento.

Além da distribuição, o Projeto openSUSE provê um portal web para o envolvimento da comunidade. A comunidade colabora com o openSUSE em desenvolvimento com representantes da Novell contribuindo com códigos através do openSUSE Build Service, escrevendo documentação, desenhando artes gráficas, criando discussões abertas em mailing lists e canais Internet Relay Chats (irc), assim como aprimorando o openSUSE através de wikis.

Como a maioria das distribuições Linux, o openSUSE inclui ambas Ambiente gráfico (padrão) e um poderoso Interpretador de comandos (opcional). Durante instalação, o usuário pode escolher dentre vários Ambiente gráficos e com focos diferentes: KDE (padrão), GNOME, LXDE e Xfce.

Fonte


openSUSE Leap

O openSUSE Leap é uma nova maneira de construir o openSUSE e é um novo tipo de distribuição Linux híbrida. O Leap usa a fonte do SUSE Linux Enterprise (SLE), que dá ao Leap um nível de estabilidade incomparável com outras distribuições Linux e combina isso com desenvolvimentos da comunidade para oferecer aos usuários, desenvolvedores e administradores a melhor experiência de Linux estável disponível. Esforços de colaboração e de empresas para o Leap estabelecem uma lacuna entre os pacotes amadurecidos e os pacotes mais recentes encontrados na outra distribuição do openSUSE, o Tumbleweed.







A primeira versão do Leap foi em 4 de novembro de 2015, com o lançamento do openSUSE Leap 42.1. A última versão do openSUSE Leap, 15.0, foi lançada em 25 de maio de 2018. Leap terá lançamentos menores e os usuários deverão atualizar para a última versão menor dentro de 6 meses de sua disponibilidade, levando a um ciclo de vida de 18 meses de manutenção e atualizações de segurança por versão menor. Espera-se que a série 15 da Leap atinja uma estimativa de 36 meses de atualizações de manutenção e segurança.

fonte

Download


Para fazer o download da .iso de instalação do openSUSE entre no link abaixo.


Download openSUSE Leap







Instalação


Confira no vídeo abaixo como é simples instalar o openSUSE.





Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!


















2 comentários:

  1. A atualização de versões é "tranquila" como no Fedora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualização de versão está ligada ao uso de repositórios de terceiros, se não usar repositório de terceiros qualquer distribuição atualiza de boa, usou é na sorte e geralmente quebra, portanto a culpa sempre é do user.

      Excluir