Menu

sábado, 1 de setembro de 2018

Backup de dados pessoais e do sistema operacional

O backup é uma das tarefas indispensáveis em se falando de informática,  temos muitas opções de como o fazer, confira nessa matéria algumas delas e umas dicas.










Backup


Em informática, cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

Meios difundidos de cópias de segurança incluem CD-ROM, DVD, disco rígido, disco rígido externo (compatíveis com USB), fitas magnéticas e a cópia de segurança externa (online). Esta transporta os dados por uma rede como a Internet para outro ambiente, geralmente para equipamentos mais sofisticados, de grande porte e alta segurança. Outra forma pouco difundida de cópia de segurança é feita via rede. Na própria rede local de computadores, o administrador ou o responsável pela cópia de segurança grava os dados em um formato de arquivo, processa e distribui as partes constituintes da cópia nos computadores da rede, de forma segura (arquivos são protegidos), criptografada (para não haver extração ou acesso aos dados na forma original) e oculta (na maioria das vezes o arquivo é ocultado).

Cópias de segurança são geralmente confundidas com arquivos e sistemas tolerantes a falhas. Diferem de arquivos pois enquanto arquivos são cópias primárias dos dados, cópias de segurança são cópias secundárias dos dados. Diferem de sistemas tolerantes a falhas pois cópias de segurança assumem que a falha causará a perda dos dados, enquanto sistemas tolerantes a falhas assumem que a falha não causará.

As cópias de segurança devem obedecer vários parâmetros, tais como: o tempo de execução, a periodicidade, a quantidade de exemplares das cópias armazenadas, o tempo que as cópias devem ser mantidas, a capacidade de armazenamento, o método de rotatividade entre os dispositivos, a compressão e criptografia dos dados. Assim, a velocidade de execução da cópia deve ser aumentada tanto quanto possível para que o grau de interferência desse procedimento nos serviços seja mínimo. A periodicidade deve ser analisada em função da quantidade de dados alterados na organização, no entanto se o volume de dados for elevado, as cópias devem ser diárias. Deve-se estabelecer um horário para realização da cópia, conforme a laboração da organização, devendo ser preferencialmente noturno. Para uma fácil localização, a cópia deve ser guardada por data e categoria, em local seguro.

Fonte




Onde salvar o backup

Temos vários locais onde salvar nosso backup, dentre eles temos os seguintes.

Pendrive

SSD

CD/DVD Rom

Disco rígido

Nuvem

O que salvar no backup


Isso é algo que cada um deve saber as prioridades, é difícil ter um padrão, a menos que você faça um backup geral.

Eu particularmente faço conforme abaixo.


Músicas,  Vídeos >> DVD Rom - Gravo uma vez por semana em DVD individual.

Fotos e Videos de família >> Pendrive - Vou salvando até encher e ai arquivo o pendrive.

Textos e documentos >> SSD externo e Nuvem - Diariamente, ssd montado e nuvem sincronizando


Como deu para perceber não preciso de nenhum programa especial para os meus backups, tudo é feito com o que temos disponível em qualquer sistema operacional.

Portanto não tem desculpas para dizer que perdeu seus dados, não faz backup por pura preguiça kkkkkkkkkkkkk

Mas se busca forma automatizadas para os seus backups continue lendo.




Ferramentas para backup

Para essa finalidade temos vários e vários programas, aqui irei mostrar alguns.


Amanda


AMANDA, um avançado sistema de backup em rede  automático é um backup para vários hosts na rede para unidades de fita / trocadores ou discos ou mídia ótica. A Amanda usa utilitários e formatos nativos (por exemplo, dump e / ou GNU tar) e pode fazer backup de um grande número de servidores e estações de trabalho executando várias versões do Linux ou Unix. A Amanda usa um cliente nativo do Windows para fazer backup de desktops e servidores do Microsoft Windows.

Bacula


Bacula é um conjunto de programas para gerenciar backup, recuperação e verificação de dados.

É eficiente e fácil de usar, oferecendo vários recursos avançados de gerenciamento de armazenamento que facilitam a localização e a recuperação de arquivos perdidos ou danificados. Bacula é escalável de pequenos sistemas de computadores para redes de centenas de máquinas.

Backupninja

O Backupninja permite que você elimine arquivos de configuração simples em /etc/backup.d para coordenar os backups do sistema. O Backupninja é um mestre em muitas artes, incluindo backup incremental do sistema de arquivos remoto e backup do MySQL. Ao criar scripts simples de manipulador, o backupninja pode aprender novas habilidades. O backupninja é uma flor silenciada.

Além de fazer o backup de arquivos regulares, o Backupninja tem a ver com o backup: Maildir, MySQL, PostgreSQL, SVN, Trac, informações de hardware e sistema, bem como a saída de scripts de shell personalizados.

Backupninja atualmente suporta utilitários de backup comuns, facilitando sua configuração, atualmente suportados são: rdiff-backup, duplicidade, rsync, borgbackup e CD / DVD.

Kbackup


O Kbackup é um programa que permite fazer o backup de qualquer diretório ou arquivo. Para usar o diretório para selecionar os arquivos em arquivos "profile". Estes são arquivos de texto simples contendo definições para diretórios e arquivos a serem incluídos ou excluídos do processo de backup.

Rsync


Rsync é uma ferramenta rápida e versátil para cópia de arquivos. Pode copiar tanto na própria máquina quanto de/para uma máquina remota. Ele oferece muitas opções para controlar sua utlização e seu protocolo de atualização remota pode minimizar o tráfego de rede ao fazer uma atualização transferindo arquivos entre as máquinas de maneira rápida e eficiente.

Ele é largamente utilizado para cópias de segurança (backups), espelhamento de dados (mirroring) e como um comando de cópia melhorado para uso diariamente.




Backup do sistema operacional


Para essa finalidade temos algumas alternativas, mas irei deixar para vocês o da casa hehehehe

Remaster

O Remaster é um fork do remastersys-GTK,trazendo todas as suas características e varias melhorias.



Com este programa você ira poder criar backup do seu sistema operaciona, Debian, Ubuntu e derivados.



Remaster GTK Ubuntu e derivados


Donate - Contribua para a melhoria do nosso trabalho!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua com a nossa caixinha de natal !!