Reparar hd com bad block


Confira nessa matéria como contornar problemas e reparar hd com bad block no Linux.


Reparar hd com bad block

Um bad sector é um setor de um disco rígido de computador que não pode ser utilizado devido a um dano permanente ou a um atraso no acesso à informação contida no mesmo, quando este atraso é superior a 1000ms o setor é considerado um badblock, tal como um dano físico nas partículas do disco. Setores com acesso entre 1ms~150ms são considerados saudáveis, setores com atraso de acesso superior a 300ms são considerados delayed blocks, a formatação de baixo nível, ou low-level format, formata fisicamente bloco a bloco incluindo a trilha 0, o fato de remarcar o bloco com a mesma informação ou com "NULL" (vazio) pode ressuscitar o bloco, e ele voltar a funcionar normalmente ou apresentar o mesmo problema futuramente.
Ele é usualmente detectado através do uso de software denominado de utilitários tais como CHKDSK em sistema da Microsoft, ou o software badblocks em sistema do tipo Unix-like.
Quando detectado estes programas marcam os setores defeituosos correspondentes chamados cluster, e os sistemas operacionais não mais os utilizam.
Ou setor defeituoso é o nome dado a uma área danificada do disco rígido ou Hard Disk (HD). Esse é um problema físico, isto é, a mídia magnética do disco rígido está com problemas. Os discos Rígidos estão divididos em setores. Os setores defeituosos não são removíveis, mas apenas marcados em uma tabela de setores defeituosos.
Setores ruins, são comumente causados por quedas bruscas de energia, como em computadores pessoais quando a queda de energia ocorre enquanto grandes massas de dados estão sendo escritas, ou quando há variações de tensão em horas igualmente pesadas aos discos rígidos. Pode também acontecer quando massas de dados específicas são escritos em setores ruins.
Bad blocks no setor de boot são bastante perigosos, pois eles podem corromper a partição do HD que contém o sistema operacional. Causando assim a tela azul da morte UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME, que aparece mesmo iniciando o PC em modo de segurança.

Fonte

Corrigir Bad blocks

Para essa tarefa iremos usar o APP Badblocks.

Badblocks é usado para procurar blocos defeituosos em um dispositivo (geralmente uma partição de disco). device é o arquivo especial correspondente ao dispositivo (por exemplo, / dev / hdc1). last_block é o último

bloco a ser verificado; se não for especificado, o último bloco no dispositivo será usado como padrão. first_block é um parâmetro opcional que especifica o número do bloco inicial para o

test, que permite que o teste seja iniciado no meio do disco. Se não for especificado, o primeiro bloco no disco será usado como padrão.
Fonte: man badblocks

Instalação

Para ter o badblocks instale o mtools com o comando para a sua distribuição.

Para Arch Linux e Manjaro
sudo pacman -S mtools
Para Debian e Ubuntu
sudo apt install mtools
Para Fedora
sudo dnf install mtools
Para openSUSE
sudo zypper install mtools

Utilização

Vamos identificar o disco, no terminal de os comandos.

Log como Root.
sudo -i
Vamos identificar os discos e partições.
fdisk -l

OBS: Lembre sempre de alterar o /dev/sdb para o seu dispositivo.

Método de apenas leitura do disco ( read-only test ).
badblocks -sv -c 1024 /dev/sdb
Aguarde ...


Ao final é exibido o resultado, nesse caso nada de errado foi encontrado, coloque seu disco em uso e verifique se o problema foi sanado.

Pass completed, 0 bad blocks found. (0/0/0 errors)

Mas no caso de ser detectado algum badblock, você deve tentar o método de leitura e escrita que ira tentar remarcar os badblocks sem destruir os dados contidos no HD.
badblocks -nsv -c 1024 /dev/sdb
Aguarde ... esse método pode demorar bastante dependendo do tamanho do disco.


Teste encerrado e sem erros, coloque seu disco em uso e verifique se o problema foi sanado.

Agora se depois de todas as tentativas anteriores seu disco ainda continua apresentando erro, te resta a derradeira, depois dessa se não surtir resultados positivos, descarte o disco.

Esse método vai apagar seu disco inteiro e tentar remarcar todos os setores, todos os dados do disco serão destruídos.
badblocks -wsv -c 1024 /dev/sdb
Aguarde e tenha muita paciência, isso pode demorar bastante para remarcar os bad.


O seguinte, se depois disso tudo o disco se recusa a colaborar, acabou, fim de vida pra ele, substitua e pare de perder tempo.

Comentários

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais