Pelo visto o GNU está começando perder força oficialmente no Debian diante da "realidade dos hardware atuais".
O suporte a firmware no Debian é péssimo, e precisamos mudar isso
Discordo totalmente dessa afirmação do DD Steve McIntyre, tirando algumas poucas placas de rede o suporte a hardware no Debian é ótimo e o hardware não reconhecido pode ser resolvido facilmente como mostro nessa matéria.
Segundo o DD Steve McIntyre.
O firmware proprietário não se tornou um problema, ele é um problema desde a criação do Debian e vai contra o próprio manifesto, além de ser a primeira quebra de segurança em um sistema operacional GNU/Linux, uma infinidade de códigos maliciosos podem ser escondidos em pacotes proprietários.
Propostas para uma resolução geral para a comunidade decidir os caminhos futuros do Debian.
- Mantenha a configuração existente. É horrível, mas talvez seja o melhor que podemos fazer? (Espero que não!)
- Poderíamos simplesmente parar de fornecer as imagens não oficiais não gratuitas. Essa não é realmente uma rota promissora a seguir - estaríamos tornando ainda mais difícil para os usuários instalarem nosso software. Embora ideologicamente puro, não vai avançar a causa do Software Livre.
- Poderíamos parar de fingir que as imagens não livres não são oficiais e talvez movê-las ao lado das imagens gratuitas normais para que sejam publicadas juntas. Isso os tornaria mais fáceis de encontrar para pessoas que precisam deles, mas provavelmente fará com que os usuários questionem por que ainda fazemos imagens sem firmware se forem idênticas.
- A equipe de imagens tecnicamente poderia simplesmente incluir non-free nas imagens oficiais e adicionar pacotes de firmware às listas de entrada para essas imagens. No entanto, isso ainda nos deixaria com o problema 3 acima (não-livre geralmente ativado na maioria das instalações).
- Poderíamos dividir os pacotes de firmware não-livres em um novo componente de firmware não-livre no arquivo e permitir uma exceção específica apenas para permitir a inclusão desses pacotes em nossa mídia oficial. Nós então geraríamos apenas um conjunto de mídia oficial, incluindo aqueles pacotes de firmware não livres.
Na boa isso é uma proposta ou uma forma bonitinha de enfiarem o proprietário nos usuários ? Debian já tem anos que vem só perdendo, agora corre o risco de perder a sua identidade. A próxima algum lunático deve propor a alteração do nome, talvez para Debuntu.
Uma mudança drástica para beneficiar:
- Broadcom
- Intel
- Realtek
- Atheros
- Nvidia
Debian deve e precisa continuar sendo free e o non-free só uma opção.
Comentários
Postar um comentário
olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!