Kodi 19 Matrix é lançado

Kodi é uma central multimídia multiplataforma com suporte a IPTV e muito mais, confira os detalhes de lançamento e como instalar o Kodi na sua distribuição Linux.




Kodi


O Kodi Entertainment Center, ou simplesmente Kodi é um software multimídia gratuito e de código aberto, criado e mantido pela XBMC Foundation, disponível para várias plataformas, permitindo assistir a filmes, programas, podcast, e outras fontes da internet. Wikipédia



 

Kodi 19 Matrix


O lançamento foi feito hoje 19 de Fevereiro de 2021.


"... sim, está aqui! Após várias iterações de alfa, beta e RC, a equipe Kodi tem o prazer de anunciar que o Kodi 19.0 "Matrix" acaba de ser lançado formalmente em todas as plataformas suportadas. Você se atreve a tomar a pílula vermelha e descobrir a profundidade da toca do coelho?"




O Kodi é mantido por uma comunidade de quase 50 programadores voluntários pelo mundo.


"Mais de 5.500 arquivos alterados, com cerca de 600.000 linhas de código adicionadas, alteradas ou removidas ..."


Destaques



Áudio e vídeo


  • Para os amantes de áudio e música, há melhorias significativas em toda a linha para manipulação de metadados: melhorias de biblioteca, novas tags, novas exibições, melhorias em como Kodi lida com datas de lançamento, durações de álbum, conjuntos de vários discos e muito mais. Há uma nova visualização inspirada na Matrix, há melhorias a serem exibidas ao buscar arquivos de um servidor da web e várias mudanças em como os addons do decodificador de áudio podem passar informações para o player Kodi. 

  • Para vídeo, a maioria das mudanças são mais técnicas e podem depender do seu hardware: decodificação de software AV1, HLG HDR e reprodução de HDR10 estática no Windows 10, HDR10 estático e suporte dinâmico para Dolby Vision HDR no Android e mais escalonadores bicúbicos OpenGL.



Skins / aparência e comportamento



  • Para muitas pessoas, a interface é Kodi - é como você se orienta, é como você interage com o aplicativo e sua mídia. Como tal, está sempre recebendo alguma atenção, e neste lançamento não é diferente: redesenho da tela, especialmente para música; novas exibições de metadados; mudanças nas visualizações da lista de reprodução; uma nova visão "reproduzindo agora"; melhorias na arte e no arquivo de imagem; controles GUI novos e atualizados. Algumas mudanças podem ser sutis, mas todas foram projetadas para melhorar sua experiência. Legendas

  • Um recurso frequentemente esquecido, mas imensamente útil para tantas pessoas, as legendas recebem alguma atenção neste lançamento: as sobreposições de carimbo de data / hora foram corrigidas, além disso, agora você pode selecionar uma cor cinza escuro e definir uma opacidade para as legendas.


 

Addons



  • O Python tem algumas mudanças importantes no Kodi 19. Como o antigo Python 2.7 ficou sem suporte, finalmente fizemos a mudança total para o Python 3 e transferimos nossos complementos. Grande parte da comunidade veio conosco, então, esperançosamente, seus addons favoritos ainda funcionarão, mas estamos à mercê de colaboradores terceirizados para atualizar seu trabalho. 

  • Kodi 19 substitui os antigos scrapers de metadados XML pelo novo Python padrão para filmes e programas de TV; também há novos scrapers Python para música, Generic Album Scraper e Generic Artist Scraper. Complementos binários em geral obtêm melhorias na documentação do sistema, diálogos de configuração limpos e melhor texto de ajuda.




PVR e televisão ao vivo



  • Outra parte significativa do Kodi que recebeu muita atenção neste lançamento. A maioria dos novos recursos aqui giram em torno de usabilidade: lembretes PVR, widgets da tela inicial, aprimoramentos do gerenciador de grupo / canal, navegação e controles de diálogo, menus de contexto, tags New / Live / Finale / Premiere, numeração e classificação de canais, melhorias de desempenho, melhorias de API. 

 

Especificações das plataformas 

 

  • Como um aplicativo de plataforma cruzada, tentamos nosso melhor para manter todos os recursos das plataformas equivalentes o máximo possível. No entanto, existem inevitavelmente diferenças de plataforma e também temos que abrir espaço descartando plataformas antigas conforme a tecnologia avança. 

  • A grande mudança de plataforma com este lançamento é o novo suporte para tvOS, mas isso significa dizer adeus ao iOS de 32 bits. Além disso, existem ajustes específicos, como suporte específico para TopShelf e correções no AppleTV, melhor registro e suprte de notch no iOS e uma mudança para um único binário do Linux para vários sistemas de janelas (X11, Wayland e GBM) em comparação com os três anteriores. Este último fará uma grande diferença tanto para os usuários quanto para os mantenedores do pacote, já que você não precisará mais selecionar um binário diferente com base no ambiente de destino.


 Fonte e mais detalhes




Instalação


Aguarde a nova versão chegar nos repositórios da sua distribuição, mas você pode testar o Kodi 19 beta.




Em primeiro lugar você deve instalar o flatpak, para isso abra o terminal e de o comando abaixo para a sua distribuição Linux.



Para Arch Linux e Manjaro

sudo pacman -S flatpak


Para Debian e Ubuntu

sudo apt install flatpak


Para Fedora

sudo dnf install flatpak


Para openSUSE


sudo zypper install flatpak



Feita a instalação do flatpak, vamos adicionar o repositório do flathub com o comando abaixo.


flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo


Adicione o repositório do Flathub beta.


flatpak remote-add --user flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo


Para instalar execute o comando no terminal.


flatpak install tv.kodi.Kodi


Note que temos duas versões disponiveis, tecle 2 e em seguida Enter para instalar a 19 Beta.




Para executar o Kodi a primeira vez utilize o comando.


flatpak run tv.kodi.Kodi




Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais