Gnome Shell 40 Beta chega ao Fedora Linux

Com lançamento marcado para 24 de Março o Gnome Shell 40 Beta chegou hoje no Fedora Linux, confira as ultimas novidades.




Gnome Shell 40

 

Essa versão na minha opinião é a divisora de águas, alguns como sempre devem ficar insatisfeitos, mas acredito que o numero de pessoas que irão gostar é muito superior.

Muitos que abandonaram o Gnome devem voltar.

 

Sistema muito mais leve e otimizado, inicia consumindo pouco mais de 500 MB de memória Ram e na média de 2% de processador.

 

 

 


Novo layout horizontal que deve agradar e muito quem como eu que abominou a barra lateral.

 

 




Menu do sistema otimizado para não ficar poluido, ao colocar um APP na barra de favoritos ele é removido do menu.

 


 

GTK4 que aparentemente pouco muda, ao meu ver veio para trazer melhor acabamento principalmente nos menus e caixas de dialogo.   

 



 Muitos APPs Gnome na versão 40 Beta.




Atualizado hoje para a versão 40 Beta, notem que roda perfeitamente no meu modesto hardware.




Download


Para testar em Live e se quiser instalar o Fedora 40 faça o download no link abaixo.


Download Fedora-Workstation-Rawhide


Grave a .iso em um pendrive ou DVDrom e se divirta.



Comentários

  1. Eu também tô esperando feliz essa atualização. Agora esses grid com os "nomes...", mesmo com tanto espaço, parece que isso nunca será resolvido.

    ResponderExcluir
  2. eu gosto do gnome por isso, por não se parecer com o windows, pra mim é o ambiente gráfico que mais me agrada..bendito o dia em que eu descobri esse mundo do linux, do debian gnu... a tela azul é tão chata!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entenda, tanto Windows, macOS e KDE só existem porque copiaram o ambiente gráfico da Xerox praticamente juntos. Optaram pelo painel inferior, o macOS mais tarde adicionou o dock, o Gnome nasceu mais tarde e copiou o macOS com o painel superior identico e um inferior sem ser dock pra não ficar feio, mas agora no 40 chutou o pau da barraca e é um macOS pra pobre.

      Excluir
    2. eu não sabia disso, então os principais são cópias da xerox (não sabia que existia, um ambiente gráfico, antes do windows, sempre aprendi, foi o que me disseram que o windows era o primeiro)...tb não sabia que o gnome copio o macOS, quem fez isso acertou em cheio, e na minha opinião se tivesse dinheiro não compraria um macOS não trocaria por um computador com gnome!!! acho o gnome muito mais lindo do que esse macOS..tem matérias de como deixar seu ubuntu com cara de macOS, mas não gostei não consigo me acostumar com aquelas três cores de maximizar, minimizar, fechar, verde, amarela e vernelha, acho estranho e brega!!!!

      Excluir
    3. incrível esse computador xerox alto, o inicio de tudo!!! muito legal..lembra uma mistura de tv, com máquina de escrever, calculadora, e copiadora xerox das antigas e o mouse quadrado com 3 botões pretos, muito loco isso...criar do nada algo que vai ser revolucionário e mudar o mundo, gosto disso.., lembro dos computadores da ibm, isso é década de 90!!!! Xerox Star já é mais moderno o sistema com ícones e algumas pastas na tela lembra o windowns mesmo!!!

      Excluir
    4. O triste é ver winuser ainda acreditando que o uso de janelas ( windows ) foi criação da Microsoft kkkkkkkkk, mais triste ainda são os que idolatram os insanos capitalistas da Apple que sugaram a Xerox até não dar mais, caíram em cima como urubus na carniça.

      Excluir
    5. tem topa a razão!!! quanto a apple, eu não consigo ter o mínimo de simpatia por eles!!são pessoas dominadas pela moda do momento!!acho estranho essa gente!!

      Excluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais