Gnome 3.38 x Gnome 40 com Wayland

Muito se tem falado e chorado com os temas Gnome 40 e Wayland, é um mimimi sem fim, confira nessa pequena matéria um comparativo e tire você as conclusões.




Gnome 3.38 x Gnome 40 


Mesmo odiando esse tipo de disputa, optei por usar esse titulo, assim quem se amarra nessas besteiras aprende algo.

O Gnome 3.38 é o ultimo  da linha 3.xx, assim como foi no final da linha 2.xx está sendo agora, o 40 é uma nova linha independente de gostarem ou não.E e no Gnome, hoje eu praticamente não vejo diferença alguma entre um ou o outros para o meu uso.

O Gnome 40 está em desenvolvimento atualmente na versão alpha, o ciclo de desenvolvimento é o seguinte.


  • GNOME 40.alpha - 09 de Janeiro de 2021
  • GNOME 40.beta - 13 de Fevereiro de 2021
  • GNOME 40.RC - 13 de Março de 2021
  • GNOME 40 - 24 de Março de 2021 lançamento final


Fonte


Comparação


Fiz dois vídeos no servidor gráfico Wayland, um no Fedora com Gnome 40 e outro no openSUSE com Gnome 3.38.

OBS: Não fiz no Ubuntu porque o recurso de gravação de tela do Gnome está quebrado e não resolvem o bug, tenso ...)


Vídeo do openSUSE com Gnome 3.38










Vídeo do Fedora com Gnome 40






Opinião pessoal


Como todos sabem eu não curto o Gnome, mas essa versão 40 me da a impressão de ser outro ambiente gráfico.

Para o meu uso ele flui, não tem lags e muito menos bugs. A mudança para um uso horizontal pra mim foi a grande sacada da Gnome.

O Wayland é outro que nunca acreditei que ficaria usável, mas as versões atuais tem se mostrado super estáveis, além da melhora da compatibilidade do Gnome e KDE Plasma a esse servidor gráfico, hoje só identifico o servidor por linha de comando, no visual e uso não consigo mais identificar em qual estou.  

Mas como disse, opinião pessoal, não é regra de nada.





Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais