Debian GNU/Linux o sistema universal

Debian é uma distribuição Linux que pode ser usada em computadores antigos 32 bits, em computadores novos com suporte a 64 bits, em ARM e outros e por esse motivo ele é universal, confira nessa matéria a versão ideal para o seu computador.

 

 

Debian o sistema universal


Debian é considerado um sistema operacional universal por dar suporte a varias arquiteturas de processadores.

 

 


 

As arquiteturas suportadas hoje são:

 

amd64 PC de 64 bits (amd64) 

Lançado oficialmente pela primeira vez para o Debian 4.0. Porte para os processadores x86 de 64 bits. O objetivo é oferecer suporte para programas do espaço de usuário em 32 bits e 64 bits nesta arquitetura. Este porte dá suporte para os processadores de 64 bits Opteron, Athlon e Sempron da AMD e processadores da Intel com suporte a Intel 64, incluindo o Pentium D e várias séries Xeon e Core.

arm64 ARM de 64 bits (AArch64) 

 A versão 8 da arquitetura ARM inclui o AArch64, um novo sistema com conjunto de instruções em 64 bits. Desde o Debian 8.0, o porte arm64 foi incluso no sistema a fim de oferecer suporte às novas instruções contidas em processadores como o Applied Micro X-Gene, AMD Seattle e Cavium ThunderX.

armel EABI ARM 

O mais antigo dos portes ARM do Debian atualmente oferece suporte a CPUs ARM little-endian compatíveis com o conjunto de instruções v5te.

armhf Hard Float ABI ARM 

Muitas placas e dispositivos ARM de 32 bits modernos são fornecidos com uma unidade de ponto flutuante (FPU), mas o porte armel do debian não tira muita vantagem dele. O porte armhf foi iniciado para melhorar essa situação e também ter vantagem em outros recursos das CPUs ARM mais recentes. O porte armhf do Debian requer pelo menos uma CPU AMRv7 com suporte às unidades de ponto flutuante Thumb-2 e VFPv3-D16.

i386 PC de 32 bits (i386) 

A primeira arquitetura, e não estritamente um porte. O Linux foi originalmente desenvolvido para processadores Intel 386, por isso o nome abreviado. O Debian oferece suporte a todos os processadores IA-32, fabricados pela Intel (incluindo toda a série Pentium e as máquinas Core Duo recentes em modo 32-bit), AMD (K6 e todas as séries Athlon e séries Athlon64 em modo 32-bit), Cyrix e outros fabricantes.

mipsel MIPS (modo little-endian) 

 Lançado oficialmente pela primeira vez com o Debian 3.0. O Debian está sendo portado para a arquitetura MIPS que é usada em máquinas SGI (debian-mips — big-endian) e Digital DECstations (debian-mipsel — little-endian).

mips64el MIPS (modo little-endian de 64 bits) 

Este porte é little-endian, utiliza a ABI N64, o MIPS64r1 ISA e hardware de ponto flutuante. Parte do lançamento oficial desde o Debian 9.

ppc64el POWER7+, POWER8 

Lançado oficialmente com o Debian 8.0. Porte little-endian de ppc64 que utiliza a nova Open Power ELFv2 ABI.

s390x System z 

Lançado oficialmente com o Debian 7.0. Um espaço de usuário de 64 bits para mainframes IBM System z.


Fonte


Debian 32 e 64 bits


Seguindo o escopo do Blog que é sobre sistema operacional Linux para desktop, irei falar das arquiteturas que nossos leitores tem maior interesse.

Quero deixar um ponto bem claro, se o seu processador tem suporte a sistemas operacionais 64 bits, não desperdice ele com um sistema 32 bits, mesmo se você não tem 4 GB de memória Ram ou mais, use o sistema 64 bits. 

Para descobrir as arquiteturas suportadas por seu processador execute o comando abaixo no terminal.


lscpu


O comando mostra as informações bem legíveis, no meu caso meu processador tem suporte a sistemas 64 bits.


Arquitetura:                                x86_64
Modo(s) operacional da CPU:  32-bit, 64-bit



No meu caso utilizo o sistema 64 bits.

Note também que utilizo o Debian Testing e não o Stable.



Ambientes gráficos


O Debian tem para as arquiteturas 32 bits e 64 bits os seguintes ambientes gráficos com imagens em live para que você possa testar antes de realizar a instalação do sistema.

Os ambientes gráficos em verde são os mais indicados para computadores 32 bits.

 

Cinnamon

Gnome

KDE Plasma

LXDE

LXQt

Mate

XFCE4


Opinião


Na minha opinião o melhor ambiente gráfico para computadores modestos que só suportam sistemas 32 bits e obviamente tem pouca memória Ram, o XFCE4 seria uma boa pedida, leve e altamente customizável.

O LXDE é mais leve que o XFCE4 mas não é tão fácil para customizar. 


Para os computadores que suportam 64 bits e tem mais de 4 GB de fique totalmente a vontade para escolher o ambiente que mais te agradar.


Versões Debian


O Debian tem duas versões que podem ser usadas por iniciantes e veteranos, o Stable e o Testing.

Na realidade o Stable nada mais é que o Testing com as versões dos programas congeladas.

O Testing só recebe os programas com um nível de estabilidade alto, o que torna essa versão mais estável que qualquer outra distribuição Linux, só perdendo para o Debian Stable.

O Debian por filosofia só distribui programas free, mas de forma não oficial é distribuído em seus servidores a versão com drivers non-free, que é ideal para computadores que que precisem de drivers proprietários para placa de rede.

Todos os links são das versões Live com instalador Calamares, seguem os links para download.


Debian Stable


Indicada para quem queira estabilidade e não se importe em usar programas mais antigos.


Download Debian Stable free 32 e 64 bits

 

Download Debian Stable non-free 32 e 64 bits


Debian Testing


Indicada para quem queira estabilidade com programas atuais.


Download Debian Testing free 32 e 64 bits


Download Debian Testing non-free 32 e 64 bits


Todos os links levam para uma pagina com na imagem, amd64 é 64 bits e i386 é 32 bits, basta escolher a arquitetura pretendida.





Comentários

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais