O Endless OS 5.0 foi lançado e resolvi conhecer o sistema e a proposta, confira.
Conhecendo o Endless OS 5.0
A Endless foi fundada em maio de 2012 por Matthew Dalio e Marcelo Sampaio. No inicio a empresa se concentrou em se projetar realizando de pesquisa de campo em comunidades carentes ( Rocinha e na Guatemala ).
Em 2015, a empresa foi lançada para o público em geral por meio de uma campanha na plataforma de crowdfunding Kickstarter.
Em novembro de 2015, a Endless começou a vender computadores, em 2016 lançou o Endless Mini.
Em 1º de abril de 2020, a Endless tornou-se uma organização sem fins lucrativos, a Endless OS Foundation.
"Na Endless OS Foundation, temos a missão de criar acesso igualitário à tecnologia para todos, especialmente para as comunidades que não têm acesso. Para promover esse esforço, desenvolvemos um programa para fechar a lacuna de acessibilidade do PC e apoiar as comunidades mal atendidas nos EUA com um laptop ASUS de aluguel próprio de alta qualidade."
Endless OS 5.0
O Endless OS não é uma distribuição de pacotes, é uma remasterização Debian por usar os repositórios Debian e não importar os pacotes para repositórios próprios para os distribuir.
O sistema e as ferramentas são do repositório Debian, os aplicativos são todos empacotados em Flatpak dos repositórios Endless, Gnome e KDE.
A central de programas Gnome Software é alterada para buscar e instalar apenas pacotes Flatpak.
Possui uma ótima seleção de aplicativos pré instalados ideais para escolas e dispensa totalmente o uso da internet.
Sistema
- Endless OS 5.0
- Base Debian 11.5
- Kernel 5.15
- Gnome 41.2
- Servidor gráfico Wayland
Consumo de hardware
O consumo de memória Ram considero baixo para um Gnome.
O consumo de disco levando em conta a quantidade de aplicativos instalados é baixa também.
Ponto negativo, tudo bem que a pegada deles é que as pessoas mesmo sem internet tenha um sistema operacional e aplicativos funcionais, mas pela pinagem feita no Gnome software as atualizações de segurança são negligenciadas, isso em um sistema operacional em que as únicas seguranças são a senha de Root e as atualizações de segurança.
Tudo bem que um simples comando resolva, mas linha de comando está fora do escopo do sistema Endless.
sudo apt update ; sudo apt full-upgrade
Só que não, tem mais travas.
A central de programas não detecta as atualizações de segurança.
Opinião
Infelizmente eu não recomendo o uso do sistema conectado a rede diante da falha de segurança com pacotes desatualizados, para uso offline é uma ótima alternativa para:
- Uso na educação
- Ótima ferramenta de inclusão ao mundo da informática
- Diversão e pesquisas
- Boa alternativa com Gnome para maquinas modestas
Para quem deseja testar e conhecer melhor o sistema, pode fazer em maquina virtual.
Excelente opinião. Pensando no mesmo.
ResponderExcluirEsse sistema é só para essa empresa. Falaram de mudança, não vi nada de mais. È por isso que o povão ta tirando o linux e botando windows no lugar. Cara o que eu to te falando é o que eu vejo no dia a dia. As pessoas não se trocam por um punhado de linux educativo, enciclopedias que não atualizam e uma central de programa limitada. Não concordo com tudo que dizes, pois to testando esse linux, e continua a mesma porcaria. Eu uso mint e life, mas achei que teria surpresa boa ao testar o Edless. Lembrando não é qualquer computador que roda isso. Agora botaram Wayland, Haland, sabe-se la oque vao usar depois. Brincadeira, o gnome puro é muito melhor que isso. Vergonhoso para o pessoal que trabalha nesse linux, dizer ao usuario que so faz o basico que Endless é facil de usar. Olha que já usei Centos, Almalinux, Rocky linux, no desktop. Nesses que falei troca-se tudo ou melhor, pode se modificar o sistema. Lembrando, falam mal da microsoft, mas são pior que ela. É isso chega de ilusão....
ResponderExcluir