Canonical a cada dia se mostra mais obcecada em padronizar a família Ubuntu ao uso de pacotes Snap, dessa vez ela chega com um bloqueio ao uso de programas empacotados em Flatpak em seus sabores oficiais.
Canonical proíbe o uso de APP Flatpak em seus flavours
Para se entender melhor essa decisão que está bem camuflada em desculpas esfarrapadas.
A Canonical é uma empresa que produz um produto chamado Snap que por sua vez tem falhas e deficiências, assim como todo produto existe a concorrência que é feita pela empresa Red Hat com o produto Flatpak de qualidade muito superior aos Snap.
Quem só vive de memes em redes sociais desconhece os problemas dos pacotes Snap que são apresentados por usuários Ubuntu nos fóruns, os mais recorrentes são:
- Consumo alto de disco de armazenamento, HDs e SSDs.
- Iniciação do sistema se tornando extremamente demorada em casos de numero elevado de programas instalados pelo usuário (Snap cria uma partição loop iniciadas com o sistema para cada APP ).
- Bugs gerados pela alteração dos diretórios tradicionais dos programas.
Os mesmos problemas são menores ou em muitos casos inexistentes no produto da concorrência, e claro os consumidores já perceberam e quando isso ocorre dão preferência aos Flatpaks.
Percebendo que o seu produto está perdendo mercado a Canonical resolve proibir que os desenvolvedores dos seus sabores oficiais distribuam pacotes Flatpak e até mesmo instalem por padrão o suporte a eles nas .iso.
- Ubuntu
- Kubuntu
- Lubuntu
- Ubuntu Budgie
- Ubuntu Kylin
- Ubuntu MATE
- Ubuntu Studio
- Ubuntu Unity
- Xubuntu
O comunicado da decisão foi feita por Philipp Kewisch que explicou os pontos de vista da Canonical.
"Para manter esse foco e, ao mesmo tempo, oferecer opções de escolha ao usuário, o Ubuntu e suas versões consideram debs e snaps a experiência padrão. Os usuários têm a liberdade de escolha para obter seu software de outras fontes, incluindo Flatpak. Uma forma de instalar essas alternativas está, e continuará a estar, disponível para instalação a partir do arquivo Ubuntu com um simples comando."
Encerrando com a decisão final contra a distribuição de pacotes Flatpak por seus sabores.
"Como parte de nossos esforços combinados, os sabores do Ubuntu tomaram uma decisão conjunta para ajustar alguns dos pacotes padrão no Ubuntu: No futuro, o pacote Flatpak, bem como os pacotes para integrar o Flatpak no respectivo centro de software, não serão mais instalados por padrão no próximo lançamento previsto para abril de 2023, Lunar Lobster. Os usuários que usaram o Flatpak não serão afetados na atualização, pois os sabores incluem uma migração especial que leva isso em consideração. Aqueles que não interagiram com o Flatpak receberão software dos repositórios do Ubuntu e da Snap Store."
Ao menos até o momento o uso de Flatpak por parte do usuário final Ubuntu não está proibida e o suporte ao empacotamento pode ser adicionado facilmente.
Basta o comando.
sudo apt install flatpak
Adicione o repositório Flathub.
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepoAdicione o repositório Flathub Beta.
flatpak remote-add --user flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo
Instalação de programas é bem simples.
flatpak install nomedoprograma
Exemplo o Firefox.
flatpak install firefox
Como desenvolvedora/criadora/mantenedora do Ubuntu , a Canonical tem todo direito de exigir que Flatpak não venha instalado/ativado por padrão em seus flavours. Mas que fique claro que não bloqueou que isso seja feito pelo usuário. Essa atitude pode não agradar alguns. Mas não é direito da empresa. E isso ninguém pode negar.
ResponderExcluirDigitei errado.. É um direito da empresa bloquear instalação por padrão nos seus produtos... Mas devemos nos lembrar de que “não instalado por padrão” não é o mesmo que “não está disponível para instalação”.
ResponderExcluir