Aprenda no vídeo particionar o disco do Windows, criar partições para instalar o Debian com /home separada e dica sobre UEFI.
Dual boot Windows 10 e Debian 11 Bullseye
No vídeo demonstro:
- Criação da partição no Windows para o Debian.
- Na instalação do Debian, particionamento com /home separada da / Raiz e swap.
- A partição EFI não deve ser criada, usamos a que o Windows cria.
Se não tem o Windows 10 faça o download e instale.
Sempre o Windows deve ser instalado antes do Linux, outro detalhe é que o Windows 10 ao ser instalado com UEFI ativo cria uma partição fat 32 para o boot EFI, portanto você não deve criar outra partição para essa finalidade.
O Debian pode ser feito o download no link abaixo, note que se instalou o Windows 32 bits deve fazer o download do Debian 32 bits ( i386 ), se o Windows for o 64 bits baixe o Debian 64 bits ( amd 64 ).
Pra variar ótimo conteúdo! Mas eu tenho uma questão, vc disse que tem que usar a mesma partição de boot/efi que o windows criou quando foi instalado para colocar a inicialização do Debian também, mas e se eu quiser por exemplo formatar o Debian e instalar outra distribuição para fazer dual boot com o windows? Como tirar o inicializador do Debian da partição boot/efi sem interferir no windows para poder instalar outra distro?
ResponderExcluirIndependente da distribuição a partição que EFI que o Windows cria é a única que deve ser usada e a ultima distribuição a ser instalada é a que comanda a partição. Aproveitando, a única e absoluta diferença entre as distribuições é o gerenciador de pacotes e mais nada.
ExcluirAcho que não expressei bem a minha questão, vou usar um exemplo pra ficar mais claro:
ExcluirEu tenho um dual boot entre Windows 10 e Debian, os dois estão usando a mesma partição boot/efi que o Windows criou quando foi instalado, mas ai eu resolvo apagar o Debian e instalar o Ubuntu em dual boot com o Windows 10, eu não posso apagar nada na partição boot/efi onde a inicialização do Debian está porque iria afetar também a inicialização do Windows que está lá também, então quando eu instalasse o Ubuntu não ficaria a inicialização do Windows, Ubuntu e Debian (que não está mais no PC) dentro da partição boot/efi?
Ao instalar o Ubuntu e remover o Debian o Ubuntu ira alterar os dados na partição efi deixando Windows e Ubuntu sem Debian.
ExcluirMais uma questão, e se eu quiser desistir do dual boot e manter só um SO? O que eu faço na partição boot/efi para tirar um SO e manter só um (por exemplo manter apenas o windows 10) sem que o PC inicie no grub "pensando" que ainda existem 2 SOs?
ExcluirObs.: Eu sei que posso resolver isso formatando tudo e instalando apenas um SO, mas isso seria muito menos prático do que apenas tirar um dos dois SOs e manter apenas um.
Basta usar o DVD do Windows pra recuperar o boot, use a documentação da Microsoft para isso.
ExcluirValeu pela resposta, tirou todas as minhas dúvidas.
Excluir