Lançado o Mesa 22.3.0, também chamado Mesa3D e The Mesa 3D Graphics Library, é um driver de dispositivo de código aberto e implementação de software do OpenGL, Vulkan.
Mesa driver 22.3.0
Mesa, também chamado Mesa3D e The Mesa 3D Graphics Library, é um driver de dispositivo de código aberto e implementação de software do OpenGL, Vulkan e de outras especificações.
Wikipédia
O anúncio foi feito em 01 de Dezembro de 2022.
"Tenho o prazer de anunciar um novo lançamento de recurso, 22.3.0."
Novos recursos
- - GL_ARB_shader_clock no llvmpipe
- - VK_KHR_shader_clock no lavapipe
- - Mesa-DB, o novo tipo de cache de arquivo único
- - VK_EXT_attachment_feedback_loop_layout em RADV, lavapipe
- - VK_KHR_global_priority em RADV
- - GL_KHR_blend_equation_advanced_coherent em zinco
- - VK_EXT_load_store_op_none em RADV
- - VK_EXT_mutable_descriptor_type em RADV
- - VK_EXT_shader_atomic_float no lvp
- - VK_EXT_shader_atomic_float2 no lvp
- - GL_NV_shader_atomic_float no llvmpipe
- - VK_EXT_image_robustness em v3dv
- - VK_EXT_extended_dynamic_state3 no lavapipe
- - VK_EXT_extended_dynamic_state3 em RADV & anv
- - VK_EXT_pipeline_robustness em v3dv
- - Mali T620 em panfrost
- - Cache de disco Shader no Panfrost
- - suporte para R8G8B8, B8G8R8, R16G16B16 e formatos de buffer de vértice de 64 bits
- em RADV
- - suporte inicial GFX11/RDNA3 em RADV
- - várias otimizações de rastreamento de raios no RADV
- - ExtendedDynamicState2PatchControlPoints em RADV
- (recurso VK_EXT_extended_dynamic_state2)
- - Integração Radeon Raytracing Analyzer (usando o ambiente RADV_RRA_*
- variáveis)
- - OpenGL 4.5 em freedreno/a6xx (acima de 3.3)
- - VK_EXT_mesh_shader em ANV
Changelog completo.
Alyssa Rosenzweig (2):
pan/mdg: Fix out-of-order execution
panfrost: Revert "Require 64-byte alignment on imports"
Bas Nieuwenhuizen (4):
radv: Use correct init order for ETC2 image views
radv: Fix sampler types in ETC2 decode.
vulkan: Remove asserts that weren't valid for RADV ETC2 emulation.
radv: reserve space for the scissor in vkCmdBeginRendering.
Christian Gmeiner (1):
etnaviv: Hide MSAA support behind debug flag
Connor Abbott (3):
tu: Use right enum for compute active_shader_stages
tu: Fix binding NULL descriptor sets
ir3: Don't save/restore disasm string pointer
Dawn Han (4):
venus: extend lifetime of push descriptor set layout
venus: extend VkPipelineLayout lifetime for batched VkCmdPushConstants()
venus: implement vkCmdPushDescriptorSetWithTemplateKHR
venus: enable VK_KHR_push_descriptor
Eric Engestrom (4):
.pick_status.json: Update to 22be0d09a005b4b955a46b65a919cfd786d6814f
.pick_status.json: Mark 470fbb35efe1935242b346427ec0fa22b40fff2b as denominated
commit_in_branch.py: add support for checking staging branches
VERSION: bump for 22.3.0
Erik Faye-Lund (7):
zink: fix json-errors in profile-file
zink: remove needless requirements
zink: fix incorrect requirements
zink: update textureCompressionBC requirement
docs/zink: add missing required device-feature
mesa: treat unsupported queries as dummies
d3d12: fix max-array-layers
Gert Wollny (2):
virgl: Fix injection of double from const mov instruction
r600/sfn: always use four slots for Cayman trans ops
Jessica Clarke (1):
panfrost/blend: Fix invalid const values leading to NIR validation errors
Karol Herbst (1):
nir/lower_int64: fix shift lowering
Konstantin Seurer (2):
radv/ray_queries: Fix AABB handling
radv/rt: Check space before emitting descriptors
Lucas Stach (4):
etnaviv: always use RS align when GPU has TEXTURE_HALIGN feature
etnaviv: rs: fix blits with insufficient alignment for dual pipe operation
etnaviv: blt: use correct TS offset in clear operations
etnaviv: fix wrong surface TS clear size
Marek Olšák (1):
st/vdpau: fix interop with GL
Martin Roukala (né Peres) (2):
Revert "glx: Fix drawable refcounting for naked Windows"
Revert "glx/dri: Fix DRI drawable release at MakeCurrent time"
Mauro Rossi (1):
AOSP: Add intel_hasvk vulkan library suffix
Rhys Perry (1):
ac/nir: mask shift operands
Roman Stratiienko (1):
meson: Enable system_has_kms_drm for android
Sajeesh Sidharthan (1):
radeonsi/vcn: set current pic index correctly
Samuel Pitoiset (8):
radv: re-emit dynamic depth clamp enable if depth clip enable changed
radv: make sure to mark DCC as compressed on GFX11
radv: introduce RADV_DEBUG=nofmask
radv: set missing SPI_SHADER_PGM_xxx registers on GFX11
radv: set INTERPOLATE_COMP_Z to 0 on GFX11
radv: do not enable DCC for MSAA images without FMASK
radv: do not enable NGG culling on GFX11
radv: disable VRS entirely on GFX11
Sviatoslav Peleshko (1):
driconf/intel: Use fake vendor to WA bad detection in Source engine games
Yiwei Zhang (1):
venus: fix android wsi with global fencing disabled
Yonggang Luo (1):
gallivm: use valid LLVM_VERSION_MAJOR instead of LLVM_VERSION
Fonte
Instalação
Não tenha pressa, aguarde que ele chegue a sua distribuição, basta manter o seu sistema operacional Linux atualizado.
Para Arch e derivados
Para Debian e derivados
sudo apt update ; sudo apt full-upgrade
Para Fedora e derivados
Para openSUSE
sudo zypper update
Verifique a versão do Mesa 3D instalado.
glxinfo | grep "OpenGL version"
Mesmo no Arch ainda não tenho a nova versão.
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