Mesa driver 22.3.0 com suporte inicial GFX11/RDNA3 em RADV


Lançado o Mesa 22.3.0, também chamado Mesa3D e The Mesa 3D Graphics Library, é um driver de dispositivo de código aberto e implementação de software do OpenGL, Vulkan.


Mesa driver 22.3.0

Mesa, também chamado Mesa3D e The Mesa 3D Graphics Library, é um driver de dispositivo de código aberto e implementação de software do OpenGL, Vulkan e de outras especificações. Wikipédia

 
 
O anúncio foi feito em 01 de Dezembro de 2022.
 
"Tenho o prazer de anunciar um novo lançamento de recurso, 22.3.0."

Novos recursos

  • - GL_ARB_shader_clock no llvmpipe
  • - VK_KHR_shader_clock no lavapipe
  • - Mesa-DB, o novo tipo de cache de arquivo único
  • - VK_EXT_attachment_feedback_loop_layout em RADV, lavapipe
  • - VK_KHR_global_priority em RADV
  • - GL_KHR_blend_equation_advanced_coherent em zinco
  • - VK_EXT_load_store_op_none em RADV
  • - VK_EXT_mutable_descriptor_type em RADV
  • - VK_EXT_shader_atomic_float no lvp
  • - VK_EXT_shader_atomic_float2 no lvp
  • - GL_NV_shader_atomic_float no llvmpipe
  • - VK_EXT_image_robustness em v3dv
  • - VK_EXT_extended_dynamic_state3 no lavapipe
  • - VK_EXT_extended_dynamic_state3 em RADV & anv
  • - VK_EXT_pipeline_robustness em v3dv
  • - Mali T620 em panfrost
  • - Cache de disco Shader no Panfrost
  • - suporte para R8G8B8, B8G8R8, R16G16B16 e formatos de buffer de vértice de 64 bits
  • em RADV
  • - suporte inicial GFX11/RDNA3 em RADV
  • - várias otimizações de rastreamento de raios no RADV
  • - ExtendedDynamicState2PatchControlPoints em RADV
  • (recurso VK_EXT_extended_dynamic_state2)
  • - Integração Radeon Raytracing Analyzer (usando o ambiente RADV_RRA_*
  • variáveis)
  • - OpenGL 4.5 em freedreno/a6xx (acima de 3.3)
  • - VK_EXT_mesh_shader em ANV

Changelog completo.


Alyssa Rosenzweig (2): pan/mdg: Fix out-of-order execution panfrost: Revert "Require 64-byte alignment on imports" Bas Nieuwenhuizen (4): radv: Use correct init order for ETC2 image views radv: Fix sampler types in ETC2 decode. vulkan: Remove asserts that weren't valid for RADV ETC2 emulation. radv: reserve space for the scissor in vkCmdBeginRendering. Christian Gmeiner (1): etnaviv: Hide MSAA support behind debug flag Connor Abbott (3): tu: Use right enum for compute active_shader_stages tu: Fix binding NULL descriptor sets ir3: Don't save/restore disasm string pointer Dawn Han (4): venus: extend lifetime of push descriptor set layout venus: extend VkPipelineLayout lifetime for batched VkCmdPushConstants() venus: implement vkCmdPushDescriptorSetWithTemplateKHR venus: enable VK_KHR_push_descriptor Eric Engestrom (4): .pick_status.json: Update to 22be0d09a005b4b955a46b65a919cfd786d6814f .pick_status.json: Mark 470fbb35efe1935242b346427ec0fa22b40fff2b as denominated commit_in_branch.py: add support for checking staging branches VERSION: bump for 22.3.0 Erik Faye-Lund (7): zink: fix json-errors in profile-file zink: remove needless requirements zink: fix incorrect requirements zink: update textureCompressionBC requirement docs/zink: add missing required device-feature mesa: treat unsupported queries as dummies d3d12: fix max-array-layers Gert Wollny (2): virgl: Fix injection of double from const mov instruction r600/sfn: always use four slots for Cayman trans ops Jessica Clarke (1): panfrost/blend: Fix invalid const values leading to NIR validation errors Karol Herbst (1): nir/lower_int64: fix shift lowering Konstantin Seurer (2): radv/ray_queries: Fix AABB handling radv/rt: Check space before emitting descriptors Lucas Stach (4): etnaviv: always use RS align when GPU has TEXTURE_HALIGN feature etnaviv: rs: fix blits with insufficient alignment for dual pipe operation etnaviv: blt: use correct TS offset in clear operations etnaviv: fix wrong surface TS clear size Marek Olšák (1): st/vdpau: fix interop with GL Martin Roukala (né Peres) (2): Revert "glx: Fix drawable refcounting for naked Windows" Revert "glx/dri: Fix DRI drawable release at MakeCurrent time" Mauro Rossi (1): AOSP: Add intel_hasvk vulkan library suffix Rhys Perry (1): ac/nir: mask shift operands Roman Stratiienko (1): meson: Enable system_has_kms_drm for android Sajeesh Sidharthan (1): radeonsi/vcn: set current pic index correctly Samuel Pitoiset (8): radv: re-emit dynamic depth clamp enable if depth clip enable changed radv: make sure to mark DCC as compressed on GFX11 radv: introduce RADV_DEBUG=nofmask radv: set missing SPI_SHADER_PGM_xxx registers on GFX11 radv: set INTERPOLATE_COMP_Z to 0 on GFX11 radv: do not enable DCC for MSAA images without FMASK radv: do not enable NGG culling on GFX11 radv: disable VRS entirely on GFX11 Sviatoslav Peleshko (1): driconf/intel: Use fake vendor to WA bad detection in Source engine games Yiwei Zhang (1): venus: fix android wsi with global fencing disabled Yonggang Luo (1): gallivm: use valid LLVM_VERSION_MAJOR instead of LLVM_VERSION
 
Fonte 

Instalação

Não tenha pressa, aguarde que ele chegue a sua distribuição, basta manter o seu sistema operacional Linux atualizado.

Para Arch e derivados
sudo pacman -Syu
Para Debian e derivados
sudo apt update ; sudo apt full-upgrade
Para Fedora e derivados
sudo dnf update
Para openSUSE 
sudo zypper update

 Verifique a versão do Mesa 3D instalado.

glxinfo | grep "OpenGL version"

 Mesmo no Arch ainda não tenho a nova versão.


Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais