Entenda o que é purge e autoremove nas distros base Debian e Ubuntu


Aqui temos dois complementos do apt que alguns criaram desinformação do seu uso, purge e autoremove , entenda para não ser aterrorizado por youtubers engraçadinhos sorridentes.

Entenda o que é purge e autoremove nas distros base Debian e Ubuntu

Infelizmente no mundo Linux temos a galeria do tudo por page view, as criaturas adoram meter o terror nos novatos com os "Não faça isso", "Cuidado", e bla bla bla, ma nunca apresentam informações técnicas reais.

Em primeiro lugar saiba que todos os programas Linux tem um manual com todos os detalhes do seu uso, esses manuais você pode ler usando a sintaxe no terminal.

man nomedoprograma

Exemplo o pacote em questão, o apt.

man apt


Agora entenda o que o manual fala sobre os complementos do apt.

Remove

Remover um pacote remove todos os dados empacotados, mas deixa ficar arquivos (modificados) de configuração do utilizador geralmente pequenos, para o caso da remoção ter sido um acidente.

Exemplo remover o Nautilus

Atente sempre a mensagem da saída do terminal, analise e veja se nenhum programa essencial do sistema está nessa lista.

"Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários: gir1.2-gnomeautoar-0.1 libcue2 libgif7 libgsf-1-114 libgsf-1-common libportal-gtk4-1 nautilus data tracker tracker-extract tracker-miner-fs Utilize 'sudo apt autoremove' para os remover."

Aqui fica um alerta, tem uns filhos de rapariga que colocam no comando o maldito -y, ele avisa ao apt que não é para te notificar de nada, é pra fazer a operação e ponto final, esse sim pode destruir seu sistema sem você nem perceber.

Purge

Apenas fazer um pedido de instalação para o pacote removido acidentalmente irá restaurar a sua função como estava anteriormente. Por outro lado você pode ver-se livre desses restos ao chamar purge mesmo em pacotes já removidos. Note que isto não afeta nenhuns dados ou configurações armazenados no seu diretório home pessoal.

Agora a mesma operação de remoção mas com o --purge, note que os mesmos pacotes são removidos,apenas o purge ira remover arquivos de configurações e mais nada.


Autoremove

autoremove é usado para remover pacotes que foram instalados automaticamente para satisfazer dependências de outros pacotes e que já não são necessários porque as dependências alteraram ou porque os pacotes que precisavam delas foram entretanto removidos.

Note que o autoremove apenas remove os programas alertados pelo remove que não são necessários.

Mantendo as dependências ditas desnecessárias.

Para casos que você queira remover um programa, mas manter as dependências faça isso, antes de executar o apt autoremove.

sudo -i
Instale o aptitude.
apt install aptitude
Marque os pacotes que foram marcados como sem utilidade como úteis.
aptitude keep-all

Conseguir informações para tentar reverter estragos

Veja até aqui você sempre esteve no controle e só confirmou a remoção de algo após ler a saída do terminal.

Mas caso tenha caído na de algum filho  de rapariga que mete o -y no comando, você pode conferir o estrago feito em

/var/log/apt/term.log


Sabendo o que foi removido, basta reinstalar.


Comentários

  1. Problema não é colocar -y. Problema é criarem pacotes que se removidos levam junto coisas que vc não quer remover. Quem é leigo não tem "obrigação de saber". Mesmo assim eu evito -y. Vai que...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais