Suíte de escritório LibreOffice com client-side decoration

O membro da comunidade LibreOffice "Christian (toxicdragon)" apresentou uma ideia para o uso do CSD (client-side decoration) no LibreOffice, confira.




Client-side decoration


Decoração do lado do cliente é o conceito de permitir que um software de aplicativo gráfico seja responsável por desenhar suas próprias decorações de janelas, historicamente a responsabilidade do gerenciador de janelas. Wikipedia

No mundo Linux o ambiente gráfico Gnome é o pioneiro na adoção do CSD.




OS desenvolvedores do XFCE4 também estão aderindo ao CSD.


Em 14 de Janeiro de 2020 o desenvolvedor XFCE    anuncia que o ambiente gráfico ira passar a adotar o CSD por padrão.


"Uma das principais alterações na interface que anunciamos para o ciclo 4.16 é a mudança para o GtkHeaderBars ou as chamadas decorações do lado do cliente (CSD). O primeiro grande passo nessa direção aconteceu agora na libxfce4ui, nossa principal biblioteca de interfaces com o usuário. Com a alteração, quase todas as caixas de diálogo serão convertidas para usar o CSD por padrão, sem nenhuma alteração de código nos projetos existentes."

Fonte




LibreOffice com client-side decoration


O "toxicdragon" levantou a questão pessoal do uso do CSD no LibreOffice.

"Oi, então, eu só queria começar a brincar com o código do libreoffice de uma perspectiva de design (para meu próprio propósito). A configuração está correta, pode compilar para gtk4 e também depurar as compilações. Leia também os slides introdutórios sobre a estrutura do código etc. No entanto estou um pouco perdido.

O que eu basicamente quero fazer é trocar o "quadro principal" de, por exemplo, writer para usar um quadro GTK4 (com arquivo .ui). Não sei se isso é facilmente possível; Eu vi o arquivo “menubar.xml” e os arquivos .ui de outros elementos mais “folhosos” na estrutura (por exemplo, diálogo Sobre); mas eu realmente não fui capaz de descobrir como o “quadro principal” é instanciado e, portanto, não sei se tal quadro seria facilmente trocado por uma variante GTK4. No entanto, reconheci /desktop/source/app/app.cxx. Você poderia me dar uma dica sobre esse começo ou me indicar a direção certa? 

Atenciosamente,

Christian"



O resultado da sua força de vontade em fazer o novo resultou na imagem abaixo.



Com intuito de obter apoio dos desenvolvedores do LibreOffice o "toxicdragon" postou aqui o método para reproduzirem o CSD na suíte.

Passos para reproduzir:


1. Compile o libreoffice com --enable-gtk4
2. Inicie o libreoffice
3. Atualmente: Nenhum CSD GTK4 nos quadros de aplicativos principais do libreoffice; após a implementação do recurso: faz uso de CSD em GTK4 nos quadros de aplicativos principais



Opinião


Considero super valida a ideia e gostei bastante, mas sabem quando os desenvolvedores do LibreOffice vão se quer olhar para isso ? Talvez daqui uns 20 anos, ou nunca.

O desenvolvimento do LibreOffice tem foco obsessivo em uma interface estilo Windows 95.




Entendo todos os argumentos contra a implementação do CSD na suíte, mas os mesmos argumentos foram usados por anos para o não uso do estilo abas e agora ele é uma opção para o usuário.

 


 

Parabéns ao Christian (toxicdragon) pela iniciativa.



Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais