Gimp 2.10.30 é lançado com várias correções e melhorias para Linux, macOS e Windows

O Gimp 2.10.30 recebeu correções e melhorias para vários formatos de arquivos ( AVIF, HEIF, PSD, DDS, RGBE e PBM) além de correções para atender as novas versões de sistemas operacionais, confira.

 

 

Gimp

 

GIMP é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial. Wikipédia

 


 

 

Gimp 2.10.30


O anúncio foi feito em 21 de Dezembro de 2021.


"O GIMP 2.10.30 é mais uma vez uma versão de correção de bugs, com muitas correções e melhorias incrementais, não tanto no lado dos “novos recursos”."

 

 


 


O suporte aos formatos de arquivos AVIF, HEIF, PSD, DDS, RGBE e PBM receberam correções.

 

"O suporte PSD recebeu vários tipos de melhorias, permitindo carregar mais subcasos de PSD: máscaras de camada marcadas com dimensões inválidas, CMYK sem alfa, CMYK sem camadas, imagem mesclada de um RGBA de 16 bits por canal que tinha canal alfa opaco etc. No caso de arquivos CMYK PSD, por enquanto, o GIMP irá converter para sRGB para permitir a visualização do conteúdo de um arquivo em vez de exibir uma mensagem de que o arquivo não é compatível. A exportação de AVIF agora favorece o codificador AOM"

 

Correções para atender a evolução dos sistemas operacionais.

Para macOS

Backport da reimplementação do desenho do esboço da seleção do GIMP 2.99.8 para macOS Big Sur e superior (patch já discutido, ele próprio excepcionalmente backport para o pacote DMG 2.10.28 para que os usuários do macOS desfrutassem das seleções visíveis anteriormente).

Para Windows

No Windows, mudamos de GetICMProfile () para a API WcsGetDefaultColorProfile () porque a primeira está quebrada no Windows 11. Portanto, não estávamos conseguindo obter perfis de monitor.

Para Linux


No Linux e em outros sistemas operacionais que podem usar os portais Freedesktop, implementamos a seleção de cores no display (cores acopláveis) com a API Freedesktop quando disponível, mantendo as implementações antigas como alternativas. O plugin de captura de tela agora também usa prioritariamente a API Freedesktop em vez da API específica do KDE ou GNOME (que estão ficando restritas por razões de segurança desde o KDE Plasma 5.20 e GNOME Shell 41).


Fonte e mais detalhes


Instalação


O Gimp 2.10.30 pode ser instalado por Flatpak, adicione o suporte a esse empacotamento na sua distribuição caso ainda não tenha.


Para Arch Linux e Manjaro

sudo pacman -S flatpak


Para Debian e Ubuntu

sudo apt install flatpak

Para Fedora

sudo dnf install flatpak


Para openSUSE

sudo zypper install flatpak


Adicione o repositório Flathub.

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo


Adicione o repositório Flathub Beta.

flatpak remote-add --user flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo


Instale com o comando.

flatpak install org.gimp.GIMP



 Ai está.

 

br /> 

 

Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais