Lançado o editor de texto GNU Nano 6.0 para Linux

O GNU Nano é um dos melhores editores de texto por linha de comando que temos no mundo Linux, chega a sua versão 6.0 com varias melhorias




GNU Nano

 

Nano é um editor de texto para sistemas Unix-like ou ambientes usando command line interface. Ele emula o editor de texto Pico, parte do cliente de email Pine, e também provê funcionalidade adicional. Em contraste com Pico, nano é licenciado sob o GNU General Public License. Wikipédia

 

 





Anunciado em 15 de Dezembro de 2021 o Nano 6.0 conta com as novidades.


  • A opção --zero oculta a barra de título, barra de status e linhas de ajuda, e usa todas as linhas do terminal como área de edição. A barra de título e a barra de status pode ser alternada com M-Z.
  • As cores agora podem ser especificadas também como números hexadecimais de três dígitos, no formato #rgb. Isso escolhe entre as 216 cores do índice (que a maioria terminais sabem) a cor que está mais próxima dos valores dados.
  • Para usuários que não gostam de números, existem quatorze novos nomes de cores: rosado, beterraba, ameixa, mar, céu, ardósia, azul-petróleo, sálvia, marrom, ocre, areia,tawny, tijolo e carmesim.
  • A suspensão é habilitada por padrão, invocável com ^ T ^ Z. As opções -z, --suspendable e 'set suspendable' estão obsoletos e são ignorados. (Caso você queira suspender o nano com um único toque de tecla, você pode colocar 'bind ^ Z suspend main' em seu nanorc.)
  • Quando a quebra automática automática está em vigor, colando apenas algumas palavras (sem quebra de linha) agora irá quebrar a linha quando necessário.
  • Alternar Append ou Prepend limpa o nome do arquivo atual.
  • A contagem de palavras mostrada por M-D agora é afetada pela opção --wordbounds; com ele, nano conta palavras como 'wc' faz; sem ele (o novo padrão), as palavras são contadas de uma forma mais humana: vendo a pontuação como espaço.
  • O arquivo de sintaxe YAML agora está incluído no tarball.


Fonte


Instalação


Presente em todas as distribuições, basta aguardar e manter o sistema atualizado que logo a versão 6.0 estará disponível.


Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais