Distribuição GNU/Linux
As distribuições Linux ( Distro para alguns oportunistas ) fazem o que o nome diz, distribuem pacotes ( Programas ).
Mas não é como os Baixaki da vida que pegam aleatoriamente programas e colocam em seu site ( recheados de pragas ), da mesma forma que 99% do lixo da Distrowatch faz. As chamadas Distros Linux, pegam uma distribuição, instalam, colocam alguns programas, temas e wallpaper, finalizam gerando uma imagem de backup do sistema, arrumam um youtuber engraçadinho e mandam pros inocentes em uma review da vida.
Distro ( remasterizações de final de semana em fundo de quintal ) temos centenas dessas bombas obscuras e entre as usar e usar Windows eu aconselho o segundo, mas distribuições de pacotes ( programas ) temos muito poucas, destaco as seguintes.
- Arch Linux
- Debian
- Fedora
- Gentoo
- openSUSE
- Slackware
Todas as 6 fazem o que uma Distro não faz e nunca ira fazer:
Tem uma comunidade de respeito. Distro é mantida por meia dúzia de indivíduos desconhecidos.
Empacotam uma média de 50000 pacotes ( Programas ). Distro empacota um unico pacote .iso.
Dão suporte e aplicam correções aos seus pacotes. Distro não dão suporte a nada.
Tem sistemas rígidos de controle de qualidade dos pacotes. Distro não tem controle de nada e nem se preocupam com isso.
Distribuem os pacotes em servidores seguros, repositórios. Distro não tem repositório, suga a distribuição vitima.
Pela quantidade de pessoas envolvidas e todos tendo acesso aos 50000 pacotes, é muito difícil algum conter arquivos maliciosos, seria descoberto facilmente. Distro o inferno é o limite, ficam a margem das grandes comunidades de programadores, podem plantar o que quiserem no sistema e nunca ninguém ira descobrir.
A melhor Distro Linux para 2022 é não usar disto nenhuma antes de ter conhecimento em Linux.
E qual a melhor distribuição para 2022 ?
Todas as distribuições distribuem os mesmos 50000 pacotes, a única diferença entre elas é o empacotamento e consequentemente o seu gerenciador de pacotes.
No mais são todas idênticas e para iniciar em qualquer uma você só precisa saber o mínimo sobre GNU/Linux e para isso recomendo a nossa matéria abaixo.
Começar o ano de 2022 aprendendo e dominando o Linux
Parem também com essa frescura de sair do ruindows, usar uma distro como uma obrigação.
Windows na minha opinião só tem um defeito é de código fechado, mas se isso não é um problema para você, aprenda Linux no conforto do Windows que você já está familiarizado, para isso recomendo a nossa matéria abaixo.
Testar distribuições GNU/Linux no Windows
Você ainda tem a opção de usar o WSL do Windows que pode ser uma ótima ferramenta para a sua iniciação no mundo Linux.
Subsistema do Windows para Linux
Plante na sua mente que nada é melhor que ter conhecimento.
fala lobo blz, pq não colocou o ubuntu? você considera ela uma distro de fundo de quintal mesmo sendo mantida por uma empresa no caso a canonical ?
ResponderExcluirNão é questão de ser fundo de quintal e muito menos levo em conta ser corporativa, afinal temos dezenas de remasterizações porcas mantidas por "empresas". O meu foco aqui foi as que tem repositórios próprios, não importam repositórios de ninguém.
ExcluirUso fedora ha cerca de 1 ano .. sem problema ! testei varias ( distros rs ) mas gostei do fedora, gosto de está sempre com o que há de mais novo .. então ele entrega isso .. abc
ResponderExcluir