Menu

Plugins e codecs free para Debian 11 Bullseye

Confira nessa matéria como ter plugins e codecs de forma livre, sem o uso de nada proprietário na distribuição GNU Linux Debian 11 Bullseye.





Plugins e codecs



Os plugins e codecs são responsáveis para você ouvir musicas, assistir vídeos no pc e na internet, indispensáveis ara edição de áudio, vídeo.

Abaixo segue a lista dos que iremos instalar nessa matéria.




GStreamer é uma infra-estrutura de "streaming" de mídia, baseada em grafos de filtros que operam nos dados da mídia. Aplicações usando esta biblioteca podem fazer qualquer coisa desde processamento de som em tempo real até reprodução de vídeos, e apenas praticamente qualquer outra coisa relacionada a mídia. Sua arquitetura baseada em extensões ("plugin") significa que novos tipos de dados ou capacidades de processamento podem ser adicionadas simplesmente pela instalação de novas extensões ("plug-ins").


FFmpeg é a infraestrutura líder de multimídia, capaz de decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, fazer fluxo, filtrar e reproduzir praticamente tudo que humanos e máquinas criaram. Suporta os formatos antigos mais obscuros até as últimas novidades.


Sox um canivete suíço de processamento de som

Utilitário de linha de comando que converte vários arquivos de som de computador noutros formatos. Também aplica vários efeitos aos arquivos de som durante a conversão. Como bônus, pode tocar e gravar arquivos de som em diversas plataformas estilo unix.

Manipula formatos como Ogg Vorbis, MP3, WAV, AIFF, VOC, SND, AU, GSM e muitos outros. Qualquer formato requer pelo menos libsox-fmt-base. Alguns formatos têm seus próprios pacotes. Por exemplo, libsox-fmt-mp3 suporta a leitura e escrita de MP3.

Suporta as mais comuns arquiteturas de som, como Alsa, Libao, OSS e Pulse (respectivamente fornecidas por libsox-fmt-alsa, libsox-fmt-ao, libsox-fmt-oss e libsox-fmt-pulse). Também suporta extensões LADSPA.



Twolame um codificador MPEG Audio Layer 2 (frontend de linha de comando)

O TwoLAME é um codificador MPEG Audio Layer 2 otimizado. É baseado em tooLAME por Mike Cheng, que por sua vez é baseado no código ISO dist10 e partes do LAME.

Devido a problemas de patentes em torno dos codificadores MPEG Audio Layer 3 (MP3), a capacidade da maioria dos players de áudio MPEG de reproduzir arquivos da camada 2 e a similaridade na sintaxe e na API de linha de comando, o TwoLAME é um bom substituto para o LAME. ou outros codificadores de camada 3.


Vorbis-tools contém oggenc (um codificador), ogg123 (uma ferramenta de reprodução), ogginfo (exibe informações ogg), oggdec (decodifica arquivos ogg), vcut (fragmentador de arquivos ogg) e vorbiscomment (editor de comentários ogg).

O ogg123 pode reproduzir fluxos de dados (streams) de áudio Ogg Vorbis e FLAC.


LAME (acrônimo recursivo para "LAME Ain't MP3 Encoder") é um projeto de pesquisa para aprender e melhorar a tecnologia de codificação de MP3. O LAME inclui uma biblioteca de codificação MP3, um aplicativo frontend simples e outras ferramentas para análise de som, além de ferramentas de conveniência.


FAAD2 é o decodificador de áudio ISO AAC mais rápido disponível. O FAAD2 decodifica corretamente todos os arquivos AAC do tipo MPEG-4 e MPEG-2 MAIN, LOW, LTP, LD e ER.


Mencoder um codificador de filmes do MPlayer

O MPlayer reproduz a maioria dos arquivos MPEG, VOB, AVI, Ogg / OGM, VIVO, ASF / WMA / WMV, QT / MOV / MP4, FLI, RM, NuppelVideo, yuv4mpeg, FILM, RoQ, PVA, suportado por muitos nativos, XAnim, RealPlayer e codecs Win32 DLL. Também pode reproduzir filmes VideoCD, SVCD, DVD, 3ivx, RealMedia e DivX.




Instalação



Para instalar a lista completa dos pacotes de os comandos abaixo no terminal.
 
Log como Root.

su -

Instale

apt install gstreamer1.0-plugins-base gstreamer1.0-plugins-good gstreamer1.0-plugins-ugly gstreamer1.0-plugins-bad ffmpeg sox twolame vorbis-tools lame faad mencoder








Um comentário: