Menu

Sources.list completa para a distribuição Linux Debian 11 Bullseye

A sources.list é a lista de endereços em que são distribuídos os programas da distribuição Debian para você instalar no seu computador, confira como ter a sua lista completa e de forma segura.




Sources.list no Debian Stable


Sempre gosto de deixar claro que usar Debian Stable não é para quem gosta de brincar de Ubuntu e Mint instalando tudo o que é programas de fora do repositório.

No mínimo é burrice instalar um sistema operacional que tem a estabilidade baseada em congelamento de versões de pacotes do seu repositório testado exaustivamente por dois anos, para brincar de instalar programas de fora desse repositório.

Mais grave ainda é se for um ... que tenta usar PPA no Debian, pra você o melhor conselho é, volte para o Windows.

 

Criando ou resetando a sources.list


Temos varias formas de configurar o sources, mas nessa matéria iremos utilizar um APP gráfico para isso.

Abra o seu terminal e execute os comandos.

Log como Root

su -

Instale o Software Properties.

apt install software-properties-gtk

Mova a sources.list para um backup.

mv /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.old

Abra o Software Properties, note que nenhum espelho está selecionado, isso é por termos movido a sources, agora precisamos gerar uma nova.





Marque a primeira e a ultima para ter apenas programas de código aberto, caso precise de programas proprietários como drivers marque as outras duas contrib e non-free.



Na guia Atualizações marque as duas caixinhas.





Click em Fechar e em seguida em Recarregar.


Ai está a sources.list completa e nova.




Prontinho você tem uma sources.list completa e segura para o seu Debian Stable.





4 comentários:

  1. Excelente parabéns. Nao sou novinho em Linux, já uso ha uns 2 anos sem % ele no PC, apesar disso nunca achei muita graça nos outros e sempre tento usar o Debian mas sempre garro em algo, Alguma configuração, algum item que preciso mas não dava muito certo... Gostei o Site aqui é muito bom. Vou ate instalar o Debian de novo. O Manual do Debian é bom mas se não conhecer um pouco se perde pelo menos foi minha situação.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Windows não usa PPA, mas usa o seu grande problema, os sites de download de programas que são na realidade a mesma merda que PPA. Mas no Windows o user tem a proteção de um antivírus e no Linux a ilusão da proteção que de nada serve para pacotes de terceiros e proprietários. Windows é o melhor pra quem não abandona o vicio de instalar tudo que é porcaria obscura no sistema.

      Excluir
    2. Windows é melhor p/ quem precisa e/ou gosta do Windows... Em casa eu só uso Linux... Mas no trabalho só uso W10... Acho que PPA se tornou praticamente "obsoleto" com o surgimento dos Snaps e Flatpacks da vida... Que eu nunca usei... Mas que sei que estão por aí... Enfim o usuário tem opções... Precisa pesar os riscos e beneficios

      Excluir