Sources.list no Debian Stable
Sempre gosto de deixar claro que usar Debian Stable não é para quem gosta de brincar de Ubuntu e Mint instalando tudo o que é programas de fora do repositório.
No mínimo é burrice instalar um sistema operacional que tem a estabilidade baseada em congelamento de versões de pacotes do seu repositório testado exaustivamente por dois anos, para brincar de instalar programas de fora desse repositório.
Mais grave ainda é se for um ... que tenta usar PPA no Debian, pra você o melhor conselho é, volte para o Windows.
Criando ou resetando a sources.list
Temos varias formas de configurar o sources, mas nessa matéria iremos utilizar um APP gráfico para isso.
Abra o seu terminal e execute os comandos.
Log como Root
su -
Instale o Software Properties.
apt install software-properties-gtk
Mova a sources.list para um backup.
mv /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list.old
Abra o Software Properties, note que nenhum espelho está selecionado, isso é por termos movido a sources, agora precisamos gerar uma nova.
Marque a primeira e a ultima para ter apenas programas de código aberto, caso precise de programas proprietários como drivers marque as outras duas contrib e non-free.
Na guia Atualizações marque as duas caixinhas.
Click em Fechar e em seguida em Recarregar.
Ai está a sources.list completa e nova.
Prontinho você tem uma sources.list completa e segura para o seu Debian Stable.
Excelente parabéns. Nao sou novinho em Linux, já uso ha uns 2 anos sem % ele no PC, apesar disso nunca achei muita graça nos outros e sempre tento usar o Debian mas sempre garro em algo, Alguma configuração, algum item que preciso mas não dava muito certo... Gostei o Site aqui é muito bom. Vou ate instalar o Debian de novo. O Manual do Debian é bom mas se não conhecer um pouco se perde pelo menos foi minha situação.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirWindows não usa PPA, mas usa o seu grande problema, os sites de download de programas que são na realidade a mesma merda que PPA. Mas no Windows o user tem a proteção de um antivírus e no Linux a ilusão da proteção que de nada serve para pacotes de terceiros e proprietários. Windows é o melhor pra quem não abandona o vicio de instalar tudo que é porcaria obscura no sistema.
ExcluirWindows é melhor p/ quem precisa e/ou gosta do Windows... Em casa eu só uso Linux... Mas no trabalho só uso W10... Acho que PPA se tornou praticamente "obsoleto" com o surgimento dos Snaps e Flatpacks da vida... Que eu nunca usei... Mas que sei que estão por aí... Enfim o usuário tem opções... Precisa pesar os riscos e beneficios
ExcluirParabéns Lobo!!!
ResponderExcluirSempre facilitando a vida de nós usuários Debian!
Grato.