Menu

quarta-feira, 3 de julho de 2019

Debian 10 Buster Stable está chegando, você conhece os outros sabores Debian ?

Muitos acreditam que Debian se consiste apenas da sua versão stable com programas congelados, mas esse é só o produto final de uma linha de produção complexa. Debian é muito mais que a sua versão Stable.








Distribuição de pacotes


Entendendo que uma distribuição é o seu repositório e de forma alguma se deve limitar isso a uma .iso, vamos falar um pouco da linha de produção Debian até chegar ao produto final, a sua versão Stable.







Experimental - Repositório onde tudo tem inicio, contem os programas novos e as novas versões dos programas que já fazem parte do Debian.

Unstable - Recebe os programas do experimental quando esses atingem um nível considerado aceitável, mas podem retornar ao experimental se não conseguirem se manter ou evoluir.

Testing - Recebe os programas do unstable quando esses atingem um nível considerado aceitável, mas podem retornar ao experimental se não conseguirem se manter evoluir e alcançar estabilidade.

Stable - É formado pelos programas do testing que se mantem estáveis até o congelamento para correção dos bugs finais e posterior lançamento oficial do Debian stable.


Dos 4 estágios do Debian só o experimental é incompleto, os demais podem ser usados individualmente ou de forma unificada.

Mas qual é o sabor Debian melhor pra mim ?

Essa pergunta é você quem deve responder e mais ninguém, o que eu posso fazer é dar uma dicas para te ajudar na escolha.

Sabores Debian



Aqui temos os 3 sabores completos do Debian.

Debian Stable é destinado para quem busca estabilidade, uso em produção sem surpresas que posam atrapalhar seus trabalhos, para quem deseja apenas instalar o sistema operacional e usar.

Apenas faça o download e utilize.

Download











Debian Testing é destinado aos entusiastas e que buscam um bom nível de estabilidade para produção, mas pode exigir um pouco mais de conhecimento e pode não ser só instalar o sistema operacional e usar, pode exigir alguns ajustes.
Apenas faça o download e utilize.

Download





Debian Unstable é destinado a entusiastas e programadores, afinal é nele que de fato as coisas acontecem para você se manter atualizado e consequentemente os seus softwares que você desenvolve. Ele também leva o nome de SID o menino malvado do Toy story, portanto todo respeito com ele é bom :)

Faça o download da versão testing e altere a sources de testin para unstable.

Download







A união dos 4 sabores da a luz a uma nova versão, a híbrida.

Debian Híbrido é destinado aos usuários que se identificam com o Debian Testing e querem ter a sua disposição versões mais atuais dos programas para testes e aprimoramento de conhecimento mantendo o testing como a versão principal.




Faça o download do testing, instale e o torne híbrido non-free ou híbrido free.

Download


Agora já da para você responder a sua pergunta e fazer a sua escolha, basta ser sincero na sua escolha, de forma alguma tente se enganar.

Opinião pessoal


Eu em particular não me adapto a versão Stable, gosto de acompanhar o desenvolvimento em um albente com uma estabilidade boa sem precisar me trancar em uma bolha congelada.

O Testing Híbrido atende bem a isso, uso já tem uns 10 anos e nunca tive problemas graves, só uma vez que dei um vacilo e detonei o sistema, virou até matéria kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O cliente chegou bem na hora da remoção de uns pacotes, não li a saída e meti um y Enter, foi uma festa hehehhehehe



Recuperar sistema com um live cd, para Debian e Ubuntu



Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!















6 comentários:

  1. Lobo, eu sempre gosto das suas publicações, pois são muito úteis e bem explicadas.
    Só quero dar pitaco, mas se eu estiver enganado, corrija-me, por favor.
    Eu tinha em mente, que o Experimental fosse um repositório paralelo para o Unstable assim como é o Backports é para o Stable.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está errado. O experimental é aporta de entrada para o Debian, se vc tem um programa e quer ver ele no Debian, arrume um mentor, o desenvolvedor que ira te apadrinhar nisso, vc manda o pacote pra ele, ele upa no experimental e o pacote é verificado, se passar vai pro experimental, verificado novamente, se passar vai para o testing e fica levando chumbo até o congelamento, se aguentar, parabens vc conseguiu hehehehehe

      Excluir
  2. Habemus Debian 10.

    Link: https://cdimage.debian.org/debian-cd/current/amd64/bt-dvd/debian-10.0.0-amd64-DVD-1.iso.torrent

    ResponderExcluir
  3. Caramba, é vivendo e aprendendo. Obrigado, irmão :)

    ResponderExcluir