Menu

terça-feira, 2 de julho de 2019

Instalação do Debian 10 Buster em dual boot com o Windows 10

Confira nessa matéria um guia completo de preparação do windows e instalação do Debian 10 Buster. O dual boot dos 10 :)








Debian 10 Buster em dual boot com o Windows 10


Para que você faça uma instalação do Debian 10 em dual boot com o Windows 10 e tenha resultados positivos, com ótimo desempenho para ambos os sistema operacionais e não tenha problemas futuros, devemos seguir alguns passos.


Atualização do Windows 10.

Desfragmentação do disco rígido pelo Windows.

Particionamento do disco rígido.

Desativar a inicialização rápida do Windows 10.

Gravação da imagem .iso do Debian 10 em um pendrive.

Configurar o bios para dar boot pelo pendrive.

Instalação do Debian 10 Buster.

Solução de possíveis problemas.




Duas Grandes novidades do Debian 10 Buster


O Debian 10 Buster é a primeira versão Debian a ter suporte completo a UEFI, ele estreia o suporte ao Secure Boot.

Devido a essa inovação você não precisa se preocupar mais em desativar nada no bios relacionado a UEFI ou Secure Boot.

Outra ótima novidade é a adoção do instalador Calamares para as .iso Live, o que torna a instalação do Debian por iniciantes super confortável e fácil.


Debian


O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O sistema operacional que criamos é chamado Debian.

Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.

Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux ou o kernel FreeBSD. O Linux é uma peça de software criada inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo. O FreeBSD é um sistema operacional incluindo um kernel e outros softwares.







Windows 10


Windows 10 é um sistema operacional da Microsoft, e atualmente a principal versão do Windows. Sua primeira versão de testes foi lançada a 1 de outubro de 2014 e apresentou uma série de mudanças em relação ao seu predecessor, o Windows 8.1. Entre elas, estão a volta do menu Iniciar, múltiplos ambientes de trabalho, novo navegador (Microsoft Edge), aplicativos renovados (Foto, Vídeo, Música, Loja, Outlook, Office Mobile e até o prompt de comando) e da união das múltiplas plataformas (inclusive o App Xbox). Além das mudanças, a Microsoft anunciou que disponibilizará a nova versão do Windows tanto para quem utiliza o original tanto para quem utiliza o pirata. Porém, os utilizadores com o sistema pirata não terão direito a suporte da marca. Este sistema operacional é o NT 10.0, saltando do 6.3 do Windows 8.1.

O Windows 10 recebeu, em grande parte, análises positivas, desde sua data original de lançamento em 29 de julho de 2015; os críticos elogiaram a posição da Microsoft diante das críticas (especialmente dos usuários comuns) e sua decisão de eliminar algumas das mecânicas introduzidas no Windows 8, bem como a adição de um ambiente mais direcionado ao uso em computadores desktop, muito igualmente as versões anteriores do Windows, não obstante que a interface de touch do Windows 10 foi criticada por possuir diversas regressões em comparação à interface touch do Windows 8. Os críticos também elogiaram os melhoramentos do software integrado com o Windows 10 em comparação ao 8.1, a adição da integração com o Xbox Live, bem como as funcionalidades e capacidades do assistente pessoal do Cortana, e a substituição do Internet Explorer pelo Edge - apesar de que o navegador foi também criticado por ser incluso ainda em desenvolvimento.

Continue lendo ...




Preparação do Windows 10

Atualização do sistema


É aconselhável para a sua segurança no Windows que sempre o mantenha atualizado, nesse caso especifico também aconselho atualizar o seu sistema antes de prosseguir.


Desfragmentação


A desfragmentação eu considero a parte mais importante em um dual boot de sucesso e que não cause danos ao seu Windows 10.
A primeira providencia é fazer uma desfragmentação do seu disco rígido no Windows 10, para isso no menu busque por desfragmentar e abra a desfragmentação.






Selecione o disco C: e click em Analisar.





Mantenha o disco C: selecionado e click em Otimizar.

Aguarde ...




Seja paciente e não interrompa, o processo pode ser bem demorado mas é de suma importância para manter a integridade do seu Windows 10.




Pronto o disco c: está agora com 0% de fragmentação e está pronto para ser particionado.






Particionamento


Aconselho fortemente a fazer o particionamento no próprio Windows, é mais rápido e você já está familiarizado com o sistema operacional

Na pesquisa busque por Gerenciamento do computador e abra.

Click em Gerenciamento de disco.




De click direito na unidade C: e em seguida click em Diminuir volume.




Para que você não tenha problemas no seu Debian 10, eu recomendo uma partição minima de 30 GB ou 30000 MB.

Em Digite o espaço a diminuir coloque 30000 ou mais, isso depende do seu espaço disponível em disco.

Feito isso click em Diminuir e aguarde o processo.





Partição para a instalação do Debian criada em alguns segundos.




Você pode ou não criar um sistema de arquivos para essa partição, eu prefiro apenas criar a partição e posteriormente no GNU/Linux criamos o sistema de arquivos.


Inicialização rápida do Windows 10



Caso você queira acessar os arquivos do Windows 10 sera obrigatório desativar a inicialização rápida, do contrario o Debian 10 só sera capaz de ver os seus dados guardados pelo Windows 10 e não ira poder fazer alterações.

Para desativar confira a matéria abaixo.





Download do Debian 10 Buster Live



Após o dia 06 de julho de 2019 você deve acessar um dos endereços abaixo para fazer o download do seu Debian 10.

O Debian por filosofia só distribui pacotes livres ( Código aberto ), o problema é que o seu computador pode depender de driver proprietários para placas de rede ( Código fechado ) e nesse caso você pode não ter internet no seu Debian 10.

Isso não é um grande problema, você pode posteriormente a instalação do Debian 10 seguir os passos abaixo para fazer o download do driver proprietário e instalar no seu sistema.



Caso não queira ter essa trabalheira toda, você pode fazer o download do Debian 10 Buster não oficial mas distribuído nos servidores do Debian e instalar o sistema tranquilamente.


OBS: No uso de drivers non-free você não tem liberdade alguma nesses pacotes, ficando por sua conta e risco confiar no fabricante do seu hardware. Uma observação idiota mas tem que ser feita para te conscientizar e calar o fanatismo free, sim fanatismo, não conheço um maluco que ande com uma carteirinha de "Não salve a minha vida ou de meus filhos se o hardware e o software do hospital não forem 100 % Free" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.


Sabendo das suas necessidades e preferencias click no link de download da versão do Debian 10 que deseja fazer o download, Free ou Non-free.






As imagens só estarão disponíveis no dia 06 de julho de 2019 a partir das 10 horas da manha ou mais tarde, vá conferindo.

Não quero esperar até sábado ...


Mas caso não ache necessário esperar o lançamento oficial e não é necessário pois o sistema já está pronto, você pode baixar dos servidores testing e instalar agora mesmo, só não faça isso apos o dia 06 de julho de 2019 que estara baixando a .iso do Debian 11 ;)






Gravação da .iso do Debian Buster no pendrive de boot



Para essa tarefa temos dezenas de programas, mas nessa matéria irei utilizar o Etcher, você pode realizar o download gratuito no link abaixo.









Feito o download instale o Etcher no seu Windows 10.

Feita a instalação conecte o seu pendrive no computador e abra o Etcher, click em Select Image.




Navegue até a pasta que fez o download do Debian 10 Buster e a selecione, click em Abrir.




Click em Flash!




Aguarde ...






Debian 10 gravado no pendrive.




Dar boot pelo pendrive


Essa é a parte em que temos inúmeras opções o que torna impossível um tutorial especifico, mas irei dar algumas dicas que devem resolver esse problema.

Em primeiro lugar o Debian 10 é compatível com boot UEFI e Secure Boot, portanto nessa parte você não precisa fazer nenhuma alteração.

Você deve reiniciar o computador com o pendrive gravado o Debian 10 conectado ao computador e entrar no bios.

Para entrar no bios, quando o computador começar a carregar vá teclando DEL ou F1 ou F2 depende da sua placa mãe, teste as teclas indicadas.

Tendo entrado no bios procure por configuração de boot, nela vc deve selecionar para o primeiro boot o pendrive com o Debian 10.

Caso não funcione você pode tentar dar o boot pelo pop up de boot, nesse caso sem entrar no bios ao ligar o computador vá teclando F4 ou F10 ou F11 ou F12, mais uma vez não tem um padrão e depende da sua placa mãe. Um bom exemplo são os notebooks Sansung que vc deve usar a tecla F8 e ou F9 para conseguir dar o boot.


Teste e instalação do Debian 10



Tendo conseguido dar o boot pelo pendrive, selecione com as setas do teclado a opção Debian Live with Localisation Support e tecle Enter.




Selecione o idioma e tecle Enter.




Aconselho que faça alguns testes no modo Live.





Usabilidade e aparência do ambiente gráfico.

Verifique se a internet está funcionando corretamente.





Navegue na internet e veja o desempenho.






Confira se a parte de vídeo e som estão OK.




Faça os testes que quiser, em live você tem exatamente o sistema que sera instalado no seu disco rígido.

Se está seguro que deseja instalar, vá ao menu e busque por calamares, click em Install Debian.




O idioma está o que você selecionou no boot, caso queira você pode alterar, click em Próximo.




Selecione a sua localização e click em Próximo.




Em 99,99% dos casos o teclado é identificado sem maiores problemas, basta clica em Próximo.






Selecione particionamento manual e click em Próximo.




Selecione a partição que criamos no Windows 10 e click em Criar.




Deixe exatamente como abaixo e click em OK.




Selecione a partição destinada a instalação do Debian 10 e click em Próximo.





Preencha com seus dados e senha e click em Próximo.




Confira se está tudo ok e click em Instalar.






Aguarde a instalação do Debian 10 ...




OBS: Nesse meio tempo que você está aguardando caso o sistema feche a sessão, reabra usando a senha live que a instalação ainda estará em progresso.


Com a instalação completa, click em Concluído para reiniciar o computador.




Na tela de boot do Grub escolha o sistema operacional que deseja usar.





Possível problema



O único problema que você pode vir a ter, é o de o Windows 10 considerar o boot quebrado, isso é raro acontecer mas pode ocorrer.

Nesse caso siga os passos abaixo.

O seu windows 10 ao ser iniciado pode vir a apresentar o erro abaixo.




O Windows 10 ira reparar a inicialização e ocultar a tela de boot do Grub, click em "Reiniciar" e deixe carregar o Windows 10.




Na pesquisa do windows digite prompt, de click direito em Prompt de comando e em seguida click em "Executar como administrador".




No prompt deA o comando abaixo.


bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\debian\grubx64.efi




Ao teclar enter aguarde a mensagem de confirmação "A operação foi concluída com êxito".




Reinicie o computador e seu grub estará de volta ;)



Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!


















11 comentários:

  1. Olá. Qual a versão do Kernel do Debian ? Thanks.

    ResponderExcluir
  2. Excelente conteúdo... Já havia instalado essa versão... Mas para quem não conhece muito é um ótimo tutorial....
    Só no aguardo da versão final...

    ResponderExcluir
  3. Muito show, mano! Essas ilustrações ajudam a deixar o tutorial mais intuitivo para os iniciantes. O conteúdo compartilhado em seu blog está sendo fundamental para meu dia a dia. Trabalho primoroso (como sempre). Parabéns e obrigado, Ricardo! Forte abraço :)

    ResponderExcluir
  4. Muito top esse tutorial!
    Parabéns pelos conteúdos do site!
    Abraço

    ResponderExcluir