Menu

domingo, 7 de julho de 2019

Debian 10 Buster não reconheceu sua placa wifi

Se você fez o download do Debian Buster e não conseguiu instalar a placa de rede, confira nessa matéria o porque e como contornar esse problema.








Debian x Proprietário


O Debian tem por politica a distribuição apenas de pacotes free ( mesmo distribuindo blobs no kernel ), essa filosofia inevitavelmente deixa muitos usuários sem poderem usar a sua placa de rede wifi.

Logo na instalação do Debian se você tem uma placa de rede que precise de drivers proprietários ira receber essa mensagem.






Nesse caso vc precisa ter feito o download anteriormente da firmware proprietária para o seu hardware, afinal ninguém imprime dinheiro para trocar de hardware por conta do sistema operacional.

Muitos já conhecem a versão não oficial Debian com firmware non-free, mas alguns não gostam de usar imagens não oficiais, mas tem hardware que pede o firmware não livre e o Debian Official não contem esses firmware.

O mesmo desenvolvedor da imagem non-free do Debian, disponibiliza separadamente todos os firmware non-free que integram a sua iso nos links abaixo.

Firmware non-free Debian Buster

Feito o download, crie uma pasta na sua home com o nome de Firmware e copie o arquivo que fez o download para ela.









De click direito no arquivo e em seguida "Extrair aqui"


Ai estão todos os firmware non-free que você vai precisar para instalar o Debian com acesso a internet caso o seu hardware precise de firmware não livre ( Non-free ).







Como sabemos todos os pacotes precisam de dependências e mesmo você tendo todos os pacotes, algum pode dar problema na instalação.

Mas você tem outra forma de resolver esse problema de falta de firmware de rede, na instalação do Debian, o installer identifica que você tem uma placa de rede sem o devido firmware e pede que você insira o disco com o tal firmware, veja na imagem abaixo.









Nesse exemplo a placa de rede identificada é uma RTL8168e e pede o firmware rtl8168e.fw.

Vá a sua pasta de firmware que fez o download e procure pelo .deb desse firmware que no nosso exemplo é realtek e sua arquitetura.

Só temos um arquivo realtek.

A sua placa sera informada durante a instalação, anote para seguir essa matéria.






Você vai precisar extrair os arquivos do .deb, para isso copie o mesmo para uma outra pasta dentro dessa, para ficar mais organizado.










De click direito no arquivo e extrair aqui.

Entre na pasta criada com o nome do arquivo.







De click direito no arquivo "data" e extrair aqui.








Entre na pasta lib e em seguida da firmware









Procure nas pastas o firmware que foi pedido na instalação, no exemplo é o rtl8168e.fw

Nesse exemplo temo 3 arquivos encontrados, basta você copiar esses 3 arquivos para um pendrive ( não é no pendrive de boot para instalação, use outro pendrive ) e assim que o instalador pedir o firmware, conecte o pendrive ao computador marque a opção SIM e de continuidade na instalação, ele sera encontrado, instalado e vc vai terminar a sua instalação com a rede funcionando.






.iso non-free


Mas se não quiser fazer esse procedimento todo, você pode simplesmente fazer o download do Debian 10 Buster completo e com as firmware non-free e não ter problema nenhuma com o seu hardware.

Faça o download não oficial ( distribuída nos servidores Debian )  do Debian 10 non-free nos links abaixo.


Debian 10 Buster Live


Debian 10 Buster netinst

Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário