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terça-feira, 30 de julho de 2019

Blender 2.8 é lançado

O Blender 2.8 chega com melhorias, confira os detalhes nessa matéria.









Blender


Blender, também conhecido como blender3d, é um programa de computador de código aberto, desenvolvido pela Blender Foundation, para modelagem, animação, texturização, composição, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D, tais como jogos, apresentações e outros, através de seu motor de jogo ... Wikipédia







Notas de versão do Blender 2.80



Interface de usuário
O Blender possui uma interface de usuário renovada, para facilitar a descoberta e o uso de seus diversos recursos.

Ferramentas e Gizmos
O viewport 3D e o editor UV possuem novas ferramentas interativas e gizmos, junto com uma nova barra de ferramentas.

Eevee

Eevee é um novo renderizador em tempo real baseado em física. Ele funciona como um renderizador para os quadros finais e como o mecanismo de controle da janela de visualização em tempo real do Blender para a criação de ativos.

Janela de exibição
O visor 3D foi completamente reescrito para otimizá-lo para as placas gráficas modernas e adicionar novos recursos poderosos.

Lápis De pincéis
Um poderoso novo sistema de animação 2D foi adicionado, com um tipo de objeto de lápis de graxa 2D nativo, modificador e efeitos de sombreamento.

Ciclos

Novos sombreadores de volume e cabelo, chanfros e oclusores de ambiente, além de muitas outras melhorias e otimizações.

Coleções

O sistema de camadas limitadas foi substituído por coleções, uma maneira mais poderosa de organizar e vincular objetos.

Modelagem

Múltiplas malhas agora podem ser editadas juntas no modo de edição, juntamente com melhorias para edição normal personalizada, bisel e OpenSubdiv.

Animação e aparelhamento
Muitos novos recursos de restrição, modificadores e ossos flexíveis foram adicionados para manipulação. Há também uma nova visualização de quadros-chave e um editor de NLA melhorado e uma edição de driver mais fácil.

Importação / Exportação
O importador e exportador Khronos glTF 2.0 agora é fornecido com o Blender. Há melhorias no COLLADA, Alambique e importação e exportação de vídeo.

Gráfico de Dependência
O modificador central e o sistema de avaliação de animação foram reescritos para melhorar o desempenho e preparar o caminho para novos recursos.

Mais recursos
Melhoria do sistema de unidades, física de tecidos, imagens de fundo e sistema de cache de edição de vídeo.

Recursos removidos
Vários recursos que não estavam mais em desenvolvimento ativo ou não se encaixavam no novo design foram removidos.

API do Python
O Blender 2.80 é um release de quebra de API. Os complementos e scripts precisarão ser atualizados, tanto para lidar com os novos recursos quanto para se adaptar às mudanças para tornar a API mais consistente e confiável.

Complementos
A maioria dos add-ons para 2,79 estão disponíveis para 2,80 também. Alguns novos foram adicionados e alguns foram removidos.





Instalação


A versão 2.8 ainda ira demorar alguns dias para chegar aos repositórios da sua distribuição GNU/Linux, mas você pode instalar a versão empacotada em Snap e já ir usando.

Caso o seu sistema não tenha suporte a pacotes Snap, confira  a matéria abaixo.




Com o seu sistema tendo suporte a pacotes snap de o comando abaixo no terminal para instalar o Blender 2.8.


sudo snap install blender --classic


Ou busque por ele na sua central de programas e instale por ela.


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