Debian Testing sem congelamento


O Debian Testing passa por congelamento a cada dois anos, confira como evitar que seu Testing se torne Stable ao final do congelamento de versões dos programas Debian e se ele pode ser usado por iniciantes.

Debian para iniciantes

Devido as propagandas enganosas que Ubuntu, suas remasterizações e grande parte dos oportunistas sorridentes de YouTube e sites sensacionalistas e noobs se passando por experts em Linux fazem sobre o Debian, o leigo cai na velha mentira descarada de que.

  • Debian é difícil.
  • Debian só tem programas velhos.  
  • Debian é só para especialistas Linux.
  • Mais uma gama de imbecilidades ditas para ganhar view.

A mais Ubuntu instala drivers certificados de forma fácil e bla bla bla.

Os únicos drivers que Ubuntu instala de forma um pouquinho mais fácil são os da Nvidia, mesmo assim em muitos casos de notebooks antigos que devem usar drivers legacy, o instalador força o uso de drivers atuais fazendo a GPU trabalhar forçada causando aquecimento absurdo e consequentemente acaba danificando a placa mãe, duvida ? monitore a temperatura do seu notebook antigo com Nvidia usando Ubuntu, aqui tem o que Ubuntu faz.

"Ainn" mas Ubuntu instala a minha wifi de primeira, claro né malandro ele suga os drivers proprietários dos repositórios Debian non-free. Mas a festinha de usar isso como diferencial e a presepadinha que Debian precisa de ajustes que Ubuntu tão bonzinho faz pro iniciante acabou. Debian a partir da versão 12 passa a distribuir o grande diferencial do Ubuntu de 3000 drivers em suas .iso.


Chega de falar dessas "coisas" e vamos falar de Debian.

Debian diferente do que os entendidos de coisa nenhuma pregam tem 4 versões.

Experimental - Repositório onde tudo tem inicio, contem os programas novos e as novas versões dos programas que já fazem parte do Debian em versões altamente instáveis, até mesmo usuários experientes não devem usar essa versão, mas essa é a base do Ubuntu. Entende agora o porque de tantos problemas do Ubuntu ?

Unstable - Recebe os programas do experimental quando esses atingem um nível considerado aceitável, mas podem retornar ao experimental se não conseguirem se manter ou evoluir, Apenas usuários experientes devem usar essa versão. Também é base do Ubuntu.

Testing - Recebe os programas do Unstable quando esses atingem um nível considerado ótimo, mas podem ser removidos se não mantiverem o mesmo nível de estabilidade. Usuários iniciantes, experientes e que gostam de programas em versões atuais podem usar sem problema algum.

Stable - É formado pelos programas do Testing que se mantém estáveis até o congelamento de versões e para correção dos bugs finais e posterior lançamento oficial do Debian stable.

Notou que temos uma linha de produção ? 

Experimental ( Matéria prima ) >> Unstable ( Usinagem e montagem) >> Testing ( Testes, controle de qualidade e embalagem ) >> Stable ( Controle de qualidade e embalagem )

Todas as versões tem o ambiente gráfico que Ubuntu usa o Gnome que é o grande responsável por:

  • Inovação
  • Facilidades

Painel de controle

Loja de aplicativos que não te força usar as aberrações Snap.


E graças ao ótimo trabalho que a Ubports vem fazendo no Debian com o Unity 8 temos os temas Ubuntu hehehehe

sudo apt install yaru*

Debian Testing sem congelamento

A pergunta "Posso usar o Debian Testing ?" Sou iniciante e uso Ubuntu.

Se Usa Ubuntu (Debian instável Experimental ) já está acostumado com a base Ubuntu e no Testing já deu para entender que tudo será infinitamente mais tranquilo e você pode sim usar.

O Debian testing por padrão, assume como release o próximo lançamento Stable.

Atualmente o Debian Testing recebeu o nome de release Bookworm, para que você tenha o sistema sempre Testing deve alterar a sources.list a release que atualmente é Bookworm para Testing, veja uma sources.list padrão.


No caso de você desejar continuar com o Debian Testing, altere bookworm para testing na sources.list.

sudo nano /etc/apt/sources.list


 Salve teclando Ctrl + x tecle s e tecle Enter para fechar o Nano.

Atualize a lista de pacotes.

sudo apt update

É isso ai, agora você usa o testing quase como uma rolling release recebendo as novidades do Mundo Linux bem antes do Ubuntu e suas refisefuquis..

OBS: Mesmo os pilantras dos mantenedores do APT enfiando suporte a PPA no Debian, você nunca deve usar esses repositórios no Debian, alias nem no Ubuntu.

Comentários

  1. Andei dando uma olhada na documentação do Debian e lá diz que a forma mais segura de instalar o Debian Testing é instalar o Debian Stable mínimo (no caso hoje Bullseye) e depois fazer a alteração no sources.list e "transformá-lo" com atualizações do APT em Debian Testing (hoje Bookworm), vc vê alguma diferença em relação a instalar direto uma imagem Debian Testing?

    Outra questão é: A partir de qual imagem/data o Debian começou a colocar os drivers proprietários na ISO? No site diz que se for baixar a ISO Debian Testing é melhor baixar a imagem Alpha 2 de 19 de fevereiro, essa imagem será que já está com os drivers proprietários incluídos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar a imagem netinst do stable para depois atualizar para o testing é uma recomendação que eles morrem mas não assumem nunca, as imagens testing podem apresentar erro na instalação e não encontrar o kernel (erro mai comum), mas é raro, o correto seria eles explicarem e dizerem que é bom ter uma imagem stable para caso de problema. Eu só usava a testing (weekly-builds) e nunca tive problemas, já tive problemas em uma alpha kkkkkk Os drivers proprietários são de março, se quer eles use a weekly-builds

      Excluir
  2. Instalei nesta ultima semana a live-iso do testing-gnome no desktop e do testing-mate no laptop sem problemas... Nunca tive problemas com live-iso do Debian

    ResponderExcluir
  3. Estou querendo instalar o Debian aqui, mas a dúvida que eu tenho é com relação ao driver da placa de vídeo NVidia. Como faço pra instalar o driver para o modelo NVIDIA GeForce 7025 / NVIDIA nForce 630a?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu te explicar, Nvidia usa drivers proprietários e portanto de código fechado, o suporte ao driver é de total e única responsabilidade da Nvidia. Essa sua placa na visão da Nvidia é sucata e o ultimo driver feito é o 304 de 2012, compre uma placa atual ou não use nenhuma distribuição Linux atual. Absolutamente nada pode ser feito com hardware obsoleto.

      Excluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais