Programas desnecessários do Debian


O Debian utiliza uns meta pacotes que eu não consegui ainda entender o porque de uma coleção no mínimo curiosa de APPs inúteis para a grande maioria das pessoas, confira o que são e como remover sem destruir o sistema.

Programas desnecessários do Debian

Usei Debian por quase 20 nos e nunca encontrei uma justificativa lógica para o porque de tanto "lixo" no sistema.

Sem embromação, quem já instalou o Debian conhece seu extenso menu de inutilidades, vamos as apresentações das criaturas.

Terminal

No Debian 12 temos 3 e nenhum deles é o padrão do Gnome 43 o Gnome Console.


Dicionário para método de entrada japonês

Me pergunto qual a utilidade disso para 99% dos usuários de distribuições Linux, nenhuma, simples.

"Kasumi é uma ferramenta de gerenciamento de dicionário pessoal para Anthy. Anthy é um método de entrada japonês para converter texto Hiragana em texto misto Kana Kanji."


Método de entrada japonês

"Mozc é um editor de método de entrada japonês (IME) projetado para várias plataformas, como Chromium OS, Windows, Mac e Linux."
 

Games

Na boa, não desmerecendo seus desenvolvedores, mas na real qual o público atualmente para esse tipo de "jogos".


O 2048 ainda tem uma função didática, fica ali mara mostrar ao mundo Linux o quanto o lixo dos Snap são vulneráveis e as brechas do opensource quando se fecha o código para distribuir pragas. Nesse caso além do cara infectar os usuários com minerador de biticon ainda tirou uma onda com a celebre endereço de email para enviar os satoshis kkkkk.

O  Nicolas Tomb tinha esperança de comprar a sua primeira Ferrari com ajuda dos usuários do empacotamento Snap. Detalhes aqui.

Inutilidades


Em primeiro lugar vamos deixar o Gnome com os seus programas atuais, instalando o Gnome Console.
sudo apt install gnome-console
Abra o Gnome Console e vamos fazer a faxina no Debian.
sudo apt remove --purge fcitx* mozc* xiterm+thai* mlterm* xterm* kasumi* gnome-terminal* gnome-games*

Remova as dependências desnecessárias que restaram.

sudo apt autoremove


Note nas imagens acima que a remoção desses programas não compromete o sistema.

Inutilidades extras

Alguns programas que se você não utiliza e duvido que o faça, podem ser removidos facilmente.

Im

IM (Internet Message) fornece uma série de comandos de interface de usuário (imput, imget, imls, ...) e módulos Perl5 de back-end para integrar a interface de usuário de e-mail e NetNews. Eles são projetados para serem usados tanto no Mew versão 1.xe na linha de comando.

goldendict

Programa de pesquisa de dicionário rico em recursos.

Hdate

Fornece os binários hcal e hdate que ajudam a usar datas hebraicas

Uim

Uim é uma biblioteca de módulo de método de entrada que suporta vários scripts e pode agir como uma interface para uma gama de métodos de entrada, incluindo Anthy, Canna, ou SKK (para japonês), Pinyin (para chinês), Byeoru (para coreano) e M17n (para muitas outras línguas). A maioria de suas funções é implementada em Squeme, então é muito simples e flexível.

Faça a faxina com o comando.

sudo apt remove --purge im* goldendict* hdate* uim*


Remova as dependências desnecessárias que restaram.

sudo apt autoremove


Um pouquinho mais

Na minha opinião tanto o Gnome músicas, vídeos como o  Rhythmbox são ótimos programas no passado, atualmente sem sombras de dúvidas o VLC humilha esses 3 APP.

Caso concorde é só resolver.

sudo apt remove --purge rhythmbox gnome-music totem

Remova as dependências

sudo apt autoremove

Instale o VLC

sudo apt install vlc

Prontinho, menu de 3 paginas de inutilidades reduzido a uma pagina


Comentários

  1. Pra variar ótima matéria, eu simplesmente não consigo entender o que se passa na cabeça do pessoal das distros quando eles resolvem colocar na ISO de instalação esses aplicativos que simplesmente ninguém usa, tradutor de japonês? fala sério......

    O pessoal do XFCE ainda coloca o pacote Xfburn, acredite se quiser gravador de cd/dvd em pleno 2023 kkkkk, tudo bem deixar no repositório para quem tiver uma necessidade muito específica instalar, mas colocar pré instalado?

    Aplicativo pré instalado tem que ser aqueles que praticamente todo mundo usa, gerenciador de arquivos, player multimídia, pacote office, bloco de notas, browser, calculadora, loja de aplicativos etc...., qual a dificuldade de entender isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Xfburn é uma dependência tosca mesmo, ao realizar esse processo de limpeza no Debian com Gnome ira notar que o Brasero tá presente, galera tá presa na década de 90 com gravadores de cd hehehehe. O problema do Debian é o pouco caso escancarado com o user Desktop, poderiam deixar as palhaçadas de lado e fazer uma campanha de uso do testing em live para a galera desktop reportar suas vontades, mas ...

      Excluir
  2. Debian Stable é melhor opção p/ quem deseja usar .deb mas sem os Snaps do Ubuntu que deixam o sistema inchado e c/ uma ISO gigante de 5 GB...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais