Debian 11 Bullseye Lite uma remasterização para o iniciante Linux


O Debian 11 Bullseye Lite é uma remasterização desenvolvida visando atender o iniciante Linux de desktop que deseja apenas instalar o sistema e usar, sem complicações e ajustes e principalmente não é mais uma Distro, mas um Debian que poderia existir, infelizmente por ideologias não existe oficialmente.

Debian 11 Bullseye Lite uma remasterização para o iniciante Linux

Em primeiro lugar, isso não é e nunca será uma maldita Distro feita com o único objetivo de enganar novatos com mentiras e ilusões.

Nesses anos de suporte em fóruns, grupos e comunidades sobre Linux notei que o iniciante em Linux que deseja usar o Debian se depara com dificuldades. Muitas dessas dificuldades estão diretamente ligadas a filosofia Debian free e um sistema Live altamente poluído com inutilidades que ninguém usa.

A filosofia se pode contornar em partes usando as imagens non-free, mas igualmente poluídas com inutilidades que o usuário final de desktop não usa e as mesmas dificuldades para se ter programas mais atuais no Debian.


O Debian 11 Bullseye Lite você tem um desktop Gnome com o básico sem ser capado de recursos do ambiente gráfico.

  • Não fazem parte da instalação LibreOffice, Firefox-esr, fcitx* , mozc* , xiterm+thai* , mlterm* , xterm* ,kasumi e outros. O Usuário deve ter a liberdade de escolher as suas preferências e pode fazer facilmente pela central de programas.

Apenas o básico está instalado por padrão para que o usuário tem a liberdade de escolher a sua coleção de programas. 

  • Loja de aplicativos Gnome Software com suporte a pacotes Flatpak e programas do repositório oficial. Snap não adicionei por serem nocivos ao boot do computador.

 Os principais navegadores de internet disponíveis para instalação.

  • Gerenciador de pacotes Synaptic com suporte aos pacotes do repositório Backports com programas, drivers Nvidia e kernels atuais e estáveis.


  • Suporte a fonts de texto Microsoft e caracteres especiais.
  • Suporte a varias extensões de compactação incluindo .rar.

  • Suporte pré instalado a todos os drivers de rede e wifi proprietários disponíveis para Linux. ( Intel, Broadcom, Nvidia, Atheros, Realtek e etc ) Suporte a bluetooth que tenha drivers livres e proprietários disponíveis para Linux. Não se aplica a alguns modelos de wifi USB, mas muitos são reconhecidos.

  • Suporte a praticamente todas as impressoras e multifuncionais existentes.

 

Exemplo multifuncionais Epson, note no cursor a barra de rolagem, são centenas de impressoras e multifuncionais suportadas.


  • Sem alterações toscas de wallpaper, temas de janelas e ícones, é um Debian como eu considero que as versões Live deveriam ser com foco no usuário de desktop sem ideologias e tempo para perder.

 
 

Os pacotes que são instalados por padrão estão no quadro abaixo. todos os programas do Debian Lite são do repositório oficial.


sudo bluez-* pulseaudio-module-bluetooth xserver-xorg xserver-xephyr gnome-shell gnome-session nautilus network-manager-gnome gdm3 gnome-control-center gnome-disk-utility gnome-terminal gedit gnome-tweak-tool wget flatpak pavucontrol gnome-software gnome-software-plugin-flatpak gnome-bluetooth adwaita-icon-theme gnome-icon-theme hicolor-icon-theme xdg-user-dirs-gtk zstd network-manager-gnome synaptic xserver-xorg-input-all xserver-xorg-video-all bluez-firmware firmware-amd-graphics firmware-atheros firmware-iwlwifi firmware-linux firmware-linux-free firmware-linux-nonfree firmware-misc-nonfree firmware-realtek dkms firmware-misc-nonfree initramfs-tools os-prober grub-efi linux-image-686-pae linux-headers-686-pae printer-driver-escpr openprinting-ppds hp-ppd printer-driver-gutenprint sane-utils system-config-printer simple-scan ttf-mscorefonts-installer fonts-noto-cjk fonts-noto-color-emoji fonts-noto-core unace zip unzip p7zip-full sharutils uudeview mpack arj rar

Porque Gnome ?

Por ser o ambiente gráfico mais usado, polido e não precisa de ajustes. Poderia ser KDE Plasma mas ele devido a sua parafernália de configurações acaba tornando o ambiente confuso ao iniciante que nunca ira usar tantas ferramentas.

XFCE, LXDE, LXQ, Mate são muito capados e não tem um visual lá muito agradável e necessitam de ajustes.

Instalador

O Instalador é o Calamares com as configurações do Debian, alterei apenas a criação automática de sources.list para adicionar o backports para que o usuário tenha programas atuais no Debian.

Confira no vídeo um pouco do Debian 11 Bullseye Lite e a sua instalação.


Download

O Debian 11 Bullseye Lite está disponível nas arquiteturas amd64 ( 64 bits ) e i386 ( 32 bits ) faça o download nos links abaixo.

amd64 ( 64 bits ) BIOS e UEFI

Download Debian 11 Bullseye Lite 64 bits

i386 ( 32 bits ) BIOS e UEFI

Download Debian 11 Bullseye Lite 32 bits 

 

Contribua

Você pode contribuir com:

  • Feedback de placas de rede que não foram reconhecidas postando modelo e fabricante, apenas internas e PCi, as USB são casos especiais e algumas não se tem drivers no repositório Debinan.
  • Se desejam a inclusão de suporte a pacotes Snap no futuro.
  • Com doação.

 





Comentários

  1. Confesso que qdo li Debian Lite achei que seria Xfce ou Lxde... Baixei aqui p/ testar no meu laptop pré histórico de 2011

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instalação sem problemas... Mas para ter um desktop usável eu tive que instalar VLC , LibreOffice e Chrome... Mas funcionou muito bem.. Parabens

      Excluir
    2. Esse é justamente o objetivo, a liberdade do usuário instalar os APP que gosta e precisa.

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho, ficou muito bom,
    Poderia fazer uma ISO ULTRA LITE com XFCE?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

olá, seja bem vindo ao Linux Dicas e suporte !!

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais