Menu

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Super aquecimento de notebook com Ubuntu

Confira nessa matéria porque o Ubuntu assa seu notebook e consequentemente drena a sua bateria, como para tudo tem uma solução, confira também como salvar seu equipamento dessa fornalha :)









Placa de vídeo híbrida


Geralmente são os notebooks que tem placas híbridas, Intel + Nvidia ou Intel + ATI. Mas no caso dessa matéria irei mostrar a dupla Intel + Nvidia.

Eu considero totalmente desnecessário em um notebook se habilitar a placa Nvidia para um mero ambiente gráfico, o Intel atende perfeitamente a qualquer ambiente gráfico GNU/Linux.

Ao habilitar/ligar a Nvidia você passa a consumir mais energia da bateria, aquecer o note todo, no caso do Ubuntu que já habilita as duas de cara, é bem tenso e até perigoso se você não costuma monitorar a temperatura da sua maquina.


O sistema aquecendo de forma insana e desnecessária






Não é para menos as duas placas de vídeo estão em uso, caso você não saiba o dissipador de calor das duas VGA em notebook são interligados, portanto aqui temos uma somatória de temperatura, desgaste do hardware evidente.

O comando abaixo nos mostra que as duas VGA estão em uso.

lspci -v | less


Intel




Nvidia






Se continuar assim em pouco tempo terei problemas com a minha placa mãe e inevitavelmente terei que trocar ou fazer reballing nos chips devido o super aquecimento.

Temos duas alternativas para esse grave problema, uma para o uso de driver aberto e o segundo para quem utilize driver proprietário.


Opinião pessoal de qual VGA usar



Na minha opinião é totalmente desnecessário o uso da segunda VGA Nvidia para o ambiente gráfico, a Intel é mais que suficiente para essa finalidade, deixe a segunda VGA Nvidia apenas para aplicativos específicos e que de fato precisem dela.

Solução para driver aberto


No caso de uso de driver aberto, precisamos criar um arquivo de configuração para desativar o driver nouveau no boot do sistema.

O terminal de o comando abaixo.

sudo gedit /etc/modprobe.d/disable-nouveau.conf

Cole no arquivo de texto aberto as duas linhas abaixo, salve e feche o arquivo.

blacklist nouveau
options nouveau modeset=0

Atualize a imagem do initramfs para que o nouveau não seja carregado no próximo boot.

sudo update-initramfs -u

Reinicie o notebook e você ira passar a usar apenas a placa de vídeo intel, note a diferença na temperatura.







Solução para driver proprietário


No caso de uso de driver proprietário, precisamos instalar o driver proprietária da nvidia e posteriormente nas configurações da nvidia setar a placa Intel como a que deve ser usado.

No menu busque por "Programas e atualizações" vá na guia "Drivers adicionais".

Marque o Nvidia ... ( Proprietário, testado ) e click em "Aplicar alterações".




Aguarde ...






Ao final da instalação do driver proprietário reinicie o notebook.

Ao carregar o sistema abra o configurador da Nvidia.

Note que a placa em uso é a Nvidia e portanto ainda temos alta temperatura.





Como eu ja disse o uso da Nvidia para o desktop é totalmente desnecessário e compromete drasticamente a vida útil do seu equipamento.

Para utilizar a Intel para o desktop marque a opção "Intel ( Power saving mode)".







Reinicie a sessão para aplicar a alteração.

Com o uso do driver proprietário a queda na temperatura não foi muita, mas preservamos o chip da Nvidia mantendo ele desligado.




Caso precise por algum motivo especifico a aceleração gráfica da sua nvidia, é só setar a Nvidia nas configurações da Nvidia e reiniciar a sessão.

Achou trabalhoso ? Pode acreditar que um reballing de GPU sera bem mais trabalhoso e nada agradável para o seu bolso.

Comparação


Mesmo não curtindo essa papo de comparar distribuições acredito que aqui é bem oportuno.

Infelizmente o Ubuntu impossibilita o uso do Bumblebee em seus últimos lançamentos, note a diferença de temperaturas no mesmo note no Debian Buster 10, equivalente ao Ubuntu 19.04.

Usando só a Intel.






Usando a Nvidia para emular o Android.




É isso ai galera, independente da distribuição que você use, tome cuidado com a segunda placa de vídeo, o seu notebook agradece hehehehe


Eu estou te ajudando? Faça uma doação!!













Um comentário:

  1. -eu desiste de comprar laptop com placas hibridas e esse superaquecimento foi um dos motivos... optei por um laptop 100% intel... e um desktop com nvidia dedicada

    ResponderExcluir