Calibre 6.0 é lançado


Calibre é uma suíte de ferramentas para manipulação de livros eletrônicos, open source e multiplataforma. Confira as novidades da versão 6.0

 


Calibre 6.0 é lançado

 

Calibre é um pacote de ferramentas para manipulação de livros eletrônicos, livre e multiplataforma. Ele faz o gerenciamento dos livros em bibliotecas virtuais, permitindo a exibição, edição, criação e conversão dos arquivos, bem como a sincronização com uma grande variedade de leitores de livros digitais. Wikipédia

 

 

 

O anúncio foi feito em 11de Julho de 2022


"Bem-vindos de volta, usuários do calibre. Já faz um ano e meio desde o calibre 5.0. O recurso de título é a pesquisa de texto completo, o calibre agora pode indexar opcionalmente todos os livros em sua biblioteca para que você possa pesquisar uma palavra ou frase em toda a biblioteca."

Novidades e melhorias

Pesquisa de texto completo


O calibre pode opcionalmente indexar o texto completo dos livros na biblioteca para permitir a busca instantânea de palavras dentro de qualquer livro. Para usar esta funcionalidade, clique no botão FT na borda esquerda da barra de pesquisa.

Em seguida, habilite a indexação para a biblioteca atual. Quando a indexação estiver concluída, você poderá pesquisar todo o texto na biblioteca completa. Quando você adiciona novos livros à biblioteca, eles serão indexados automaticamente em segundo plano. Essa pesquisa permite que você encontre rapidamente todos os livros que contenham uma palavra ou combinação de palavras. Você pode até pesquisar palavras que ocorrem perto de outras palavras, conforme mostrado nos exemplos na janela pop-up de pesquisa.

Novas arquiteturas de CPU

O calibre ganhou suporte para a arquitetura Apple Silicon CPU no macOS e a arquitetura ARM CPU no Linux. Além disso, ele descartou o suporte para CPUs de 32 bits porque o Qt (uma de suas dependências) descartou CPUs de 32 bits. Em particular, no Windows, o instalador do calibre agora desinstalará automaticamente o calibre de 32 bits e o substituirá pelo calibre de 64 bits. Isso pode exigir que associações de arquivos ou atalhos da área de trabalho precisem ser atualizados manualmente.

Leia em voz alta no visualizador de e-books

Clique no botão "Ler em voz alta" nos controles do visualizador para começar a ler o texto do livro em voz alta na página atual. Isso funciona por meio dos mecanismos de conversão de texto em fala dos sistemas operacionais.

O esquema de URL calibre://

Clicar nos URLs do calibre:// pode ser usado para que o calibre execute várias ações. Isso pode ser usado para criar links para livros individuais e até mesmo locais dentro de livros que podem ser acessados ​​de outros programas. Para detalhes, consulte: o manual.

Incompatibilidades anteriores

Existem algumas pequenas incompatibilidades com versões anteriores a serem observadas no calibre 6

  • Como o calibre mudou para o Qt 6, alguns plugins de terceiros não funcionarão mais, até que também sejam portados para o Qt 6. Felizmente, os desenvolvedores de plugins tiveram mais de meio ano para portar seus plugins, então a maioria já foi portada.
  • Se você usar o calibre 5 e o calibre 6 na mesma biblioteca, todos os livros adicionados usando o calibre 5 não serão indexados automaticamente para pesquisa de texto completo, portanto, você terá que reconstruir periodicamente o índice.
  • O suporte para o Windows 8 foi descartado, pois nem o Qt 6 nem a Microsoft o suportam.


Fonte

 

Instalação

O Calibre 6.0 é distribuído empacotado em Flatpak, adicione o suporte a sua distro caso ainda não tenha.

Para Arch Linux e Manjaro

sudo pacman -S flatpak 

Para Debian e Ubuntu

sudo apt install flatpak 

Para Fedora

sudo dnf install flatpak 

Para openSUSE

sudo zypper install flatpak
Adicione o repositório Flathub.
flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Adicione o repositório Flathub Beta.

flatpak remote-add --user flathub-beta https://flathub.org/beta-repo/flathub-beta.flatpakrepo

Instale com o comando no terminal.

flatpak install calibre

 


 

Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais