Ubuntu Studio


Ubuntu Studio é destinada a produção de áudio, vídeo e imagens.

 

Ubuntu Studio


Ubuntu Studio é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu voltada para pessoas ligadas à edição e produção de material multimídia como áudio, vídeo, imagem e editoração. Wikipédia
 
 

Áudio


Gravação, mixagem, masterização, processamento ao vivo ou até mesmo codificação 

Seja seu objetivo gravar, mixar, masterizar, processar ao vivo ou até mesmo codificar, há uma variedade de ferramentas para você. Com um conjunto completo de aplicativos de áudio, o Ubuntu Studio pode apoiá-lo nessas tarefas e muito mais.

JACK

Jack é um servidor de áudio e midi com capacidade de baixa latência, projetado para uso de áudio profissional. Ele permite que todos os aplicativos compatíveis com Jack se conectem uns aos outros.

Ardor

Ardor é uma estação de trabalho de áudio digital (DAW), adequada para gravação, mixagem e masterização.

Carla

Carla é um rack de áudio virtual e Patchbay, também conhecido como host de plug-ins, que pode usar plug-ins de áudio normalmente usados em um DAW como o Ardor como se fosse um rack de hardware de áudio.

Sequenciadores e Sintetizadores

O Ubuntu Studio vem instalado com outros aplicativos notáveis, como:

  • Audacity – Editor de Ondas de Áudio
  • Qtractor – DAW compatível com midi
  • Hidrogênio – Bateria / Sequenciador
  • Yoshimi – Sintetizador de Software

Amplificadores de guitarra virtuais 

Rakarrack (pré-instalado) e Guitarix são dois simuladores de amplificador de guitarra populares.

Programação de áudio

Existem vários ambientes de programação de áudio fáceis de usar disponíveis para o Ubuntu Studio, como o puredata pré-instalado. Outros são instaláveis, como supercollider, csound e chuck.

Design gráfico

Fornece muitos aplicativos de design gráfico e modelagem, são fornecidos junto com plugins como dcraw para ajudar com arquivos de câmera RAW e ferramentas wacom para pessoas com tablets de desenho Wacom.

 

Blender

O Blender é um conjunto completo de criação de conteúdo 3D. Você pode criar modelos 3D e animar cenas. O Blender também possui seu próprio mecanismo de jogo e é amplamente expansível com complementos.

Inkscape

O Inkscape é um excelente editor de gráficos vetoriais, com recursos semelhantes ao Illustrator, CorelDraw ou Xara X, usando o formato de arquivo Scalable Vector Graphics (SVG) padrão do W3C.

GIMP

GIMP significa Gnu Image Manipulation Program e é semelhante ao Photoshop.

PikoPixel

PikoPixel é um aplicativo fácil de usar para desenhar e editar pixel-art.

Darktable

Darktable é um aplicativo de fluxo de trabalho de fotografia e desenvolvedor RAW. Uma mesa de luz e câmara escura virtual para fotógrafos. Ele gerencia seus negativos digitais em um banco de dados, permite visualizá-los através de uma mesa de luz com zoom e permite desenvolver imagens brutas e aprimorá-las.

Shotwell

Você pode usar o Shotwell para organizar sua biblioteca de fotos.

Edição de vídeos


De filmes caseiros a filmes HD completos, o Ubuntu Studio oferece suporte até a renderização final do seu vídeo.



Openshot

Openshot é um editor de vídeo simples para Linux. Adicione vídeos, fotos e músicas para criar DVDs, clipes do youtube e vários outros formatos.

FFMPEG

“O FFmpeg é a estrutura multimídia líder, capaz de decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, transmitir, filtrar e reproduzir praticamente qualquer coisa que humanos e máquinas tenham criado. Ele suporta os formatos antigos mais obscuros até a vanguarda. Não importa se eles foram projetados por algum comitê de padrões, a comunidade ou uma corporação. Ele contém libavcodec, libavutil, libavformat, libavdevice, libswscale e libswresample que podem ser usados ​​por aplicativos. Assim como ffmpeg, ffserver, ffplay e ffprobe, que podem ser usados ​​por usuários finais para transcodificação, streaming e reprodução.”

Opinião


De todos os sabores Ubuntu é o que mais consome recursos de hardware em ocioso


Na minha opinião levando em conta que os APP usados consomem muitos recursos do hardware poderiam ter otimizado o KDE Plasma, mas o tornaram mais pesado com efeitos desnecessários para a finalidade da Distro.


A simples desativação dos efeitos de pirotecnia do Plasma resultou em uma grande economia de memória Ram.



Outro ponto negativo é o uso do Firefox por Snap, se adotaram o Plasma deveriam ter optado pelo navegador Falkon e removido o suporte ao Snap que pode ser prejudicial o uso desses pacotes para os APP relacionados ao escopo da Distro.




Remoção do snapd e desativação de serviços desnecessários alguns MB a menos e o Ubuntu Studio mais próximo do seu antigo ambiente gráfico o XFCE4.




Infelizmente eu não usaria esse sabor do Ubuntu por falta de otimização por default para a finalidade do sistema.


Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais