Firefox 100


Lançada a versão 100 do navegador de internet Mozilla Firefox, confira as correções e novidades.



Firefox

Mozilla Firefox é um navegador livre e multiplataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Wikipédia




O anúncio da versão 100 foi feito em 03 de Maio de 2022.

"Versão 100.0, oferecida pela primeira vez aos usuários do canal de lançamento em 3 de maio de 2022 Olá, estamos animados para lançar a 100ª versão do Firefox! Obrigado a todos que nos trouxeram até aqui: a todos os funcionários do passado e do presente que desempenharam um papel na entrega do Firefox - obrigado por sua garra e trabalho duro. A todos os contribuidores que defenderam o código aberto, obrigado por transformar um navegador em um movimento!"


Novidades:

  • Agora, suportamos a exibição de legendas/legendas no YouTube, Prime Video e vídeos da Netflix que você assiste no Picture-in-Picture. Basta ativar as legendas no player de vídeo na página e elas aparecerão no PiP.
  • O Picture-in-Picture agora também suporta legendas de vídeo em sites que usam o formato WebVTT (Web Video Text Track), como Coursera.org, Canadian Broadcasting Corporation e muitos outros.
  • Na primeira execução após a instalação, o Firefox detecta quando seu idioma não corresponde ao idioma do sistema operacional e oferece ao usuário uma escolha entre os dois idiomas.
  • A verificação ortográfica do Firefox agora verifica a ortografia em vários idiomas. Para habilitar idiomas adicionais, selecione-os no menu de contexto do campo de texto.
  • O vídeo HDR agora é compatível com Firefox no Mac—começando com o YouTube! Os usuários do Firefox no macOS 11+ (com telas compatíveis com HDR) podem desfrutar de conteúdo de vídeo de alta fidelidade. Não há necessidade de inverter manualmente as preferências para ativar o suporte de vídeo HDR - apenas certifique-se de que as preferências de bateria NÃO estejam definidas para "otimizar o streaming de vídeo enquanto estiver com a bateria".
  • A decodificação de vídeo AV1 acelerada por hardware é habilitada no Windows com GPUs compatíveis (Intel Gen 11+, AMD RDNA 2 Excluindo Navi 24, GeForce 30). A instalação da extensão de vídeo AV1 da Microsoft Store também pode ser necessária.
  • A sobreposição de vídeo está habilitada no Windows para GPUs Intel, reduzindo o uso de energia durante a reprodução de vídeo.
  • Melhoria da justiça entre pintar e lidar com outros eventos. Isso melhora notavelmente o desempenho do controle deslizante de volume no Twitch.
  • As barras de rolagem no Linux e no Windows 11 não ocupam espaço por padrão. No Linux, os usuários podem alterar isso em Configurações. No Windows, o Firefox segue a configuração do sistema (Configurações do sistema > Acessibilidade > Efeitos visuais > Sempre mostrar barras de rolagem).
  • O Firefox agora suporta o preenchimento automático e captura de cartão de crédito no Reino Unido.
  • O Firefox agora ignora políticas de referência menos restritas – incluindo unsafe-url, no-referrer-when-downgrade e origin-when-cross-origin

Correções:

  • Os usuários agora podem escolher esquemas de cores preferidos para sites. Os autores de temas agora podem tomar melhores decisões sobre qual esquema de cores o Firefox usa para menus. A aparência do conteúdo da Web agora pode ser alterada em Configurações.
  • A partir desta versão, o instalador do Firefox para Windows é assinado com um resumo SHA-256, em vez de SHA-1. A atualização KB4474419 é necessária para uma instalação bem-sucedida em um computador executando o Microsoft Windows 7. Para obter mais detalhes sobre essa atualização, visite o site de suporte técnico da Microsoft.
  • No macOS 11+, agora apenas rasterizamos as fontes uma vez por janela. Isso significa que abrir uma nova guia é rápido e alternar as guias na mesma janela também é rápido. (Ainda há trabalho a fazer para compartilhar fontes entre janelas ou reduzir o tempo necessário para inicializar essas fontes.)
  • O desempenho da exibição profundamente aninhada: os elementos da grade são bastante aprimorados.
  • Foi adicionado suporte para criação de perfil de vários segmentos java.
  • O recarregamento suave de uma página da Web não causará mais a revalidação de todos os recursos.
  • As tarefas não-vsync recebem mais tempo para serem executadas, o que melhora o comportamento nos documentos do Google e no Twitch.
  • APIs Geckoview foram adicionadas para controlar a hora de início/parada da captura de um perfil.


Fonte


Atualização

Para ter o Firefox 100 basta atualizar o seu sistema, execute o comando para a sua distribuição.

Para Arch Linux
sudo pacman -Suy
Para Debian e derivados.
sudo apt update ; sudo apt full-upgrade
Para Fedora e derivados.
sudo dnf update
Para openSUSE
sudo zypper update




Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais