Ubuntu Linux 21.04 ira adotar o Wayland como padrão

A Canonical optou por usar o servidor gráfico Wayland por padrão no seu próximo lançamento, confira os prós e contras dessa decisão.




Ubuntu Linux 21.04 com Wayland


O Wayland evoluiu muito, tanto o Gnome como o KDE Plasma foram bem adaptados a esse novo servidor gráfico.

Para um uso convencional do computador ambos os ambientes gráficos nas suas ultimas versões ( KDE 5.21 e Gnome 40 ) tem desempenho e usabilidade idênticas ao X11 quando se usa o Wayland, no meu caso tanto faz um como o outro, a produtividade é absolutamente a mesma.

Mas temos um grande detalhe que pesa drasticamente contra o uso do Wayland, as placas de vídeo Nvidia, mesmo a Nvidia já ter drivers promissores em testes, esses não estarão prontos para o lançamento do Ubuntu 21.04 e portanto muitos usuários simplesmente devem optar pelo Xorg no login.

Talvez na próxima LTS a 22.04 a Nvidia esteja rodando satisfatoriamente no Wayland, talvez.

 


 


Anúncio


O anúncio foi feito nessa lista de discussão.



"No Ubuntu 17.10, tentamos o wayland como a sessão padrão, mas não estávamos confiantes no momento em que ele ainda estava pronto para um LTS. As coisas melhoraram desde então, alguns dos problemas que encontramos na época foram resolvidos (compartilhamento de área de trabalho), e é aí que o foco do upstream está indo. 

Acreditamos que agora é o momento certo para tentar novamente. Isso deve nos dar tempo suficiente antes do próximo LTS para obter o feedback adequado e resolver os problemas. 

Como decidimos não atualizar nossa versão do GNOME neste lançamento, isso também deve tornar as coisas um pouco mais fáceis. 

Observe que os usuários da nvidia ainda vão usar o xorg como padrão por enquanto, mas espero que essa situação seja resolvida antes do LTS."


Lançamento Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo)

 

Com lançamento marcado para 22 de Abril de 2021 e encerramento de suporte para Janeiro de 2022.




Comentários

Você precisa ver isso

Todos os arquivos do blog

Mostrar mais